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dc.creatorEspedito, Fabrício Luís de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7326018244121898por
dc.contributor.advisor1Freitas, Dagoberto da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0912018927389647por
dc.date.accessioned2023-09-14T20:14:50Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationESPEDITO. Fabrício Luís de Carvalho. A gamificação no ensino de astronomia nos anos finais e na EJA do Ensino Fundamental: uma estratégia para a aprendizagem significativa. 2021. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1544-
dc.description.resumoO ensino de Astronomia em Geografia nos Anos Finais juntamente com a Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental apresenta obstáculos que dificultam o aprendizado significativo. A busca pela construção de recursos que promovam a aprendizagem contextualizada e embasada na ciência norteia este trabalho. A Gamificação como uma metodologia ativa visa contribuir através da mecânica de jogos com o aprendizado significativo, associando os conhecimentos em Astronomia com o desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade colaborando com o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes através da motivação e do engajamento. A integração dos conhecimentos em Astronomia nos componentes curriculares está preconizada na BNCC que confere status de ciência interdisciplinar com relevante interação com diversas áreas do conhecimento, essa gama de possibilidades tem na Gamificação um recurso de grande valor para auxiliar nos conhecimentos dos estudantes. O mosaico de realidades e idades dos estudantes que participaram do trabalho, variando do 6º ano a Educação de Jovens e Adultos proporcionou compreender como a Gamificação interfere de forma positiva no aprendizado mesmo com a enorme variação de faixas etárias, dessa forma aponta para a relevância desse recurso incluído nas metodologias ativas como um suporte para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes em seu aprendizado. O desenvolvimento do produto educacional Dominó Astronômico foi embasado no pensamento de colaborar efetivamente com o desenvolvimento do aprendizado significativo dos estudantes associando Astronomia e Geografia, colaborando na compreensão de fenômenos e aspectos relacionados com astros do Sistema Solar.por
dc.description.abstractThe teaching of Astronomy in Geography in the Final Years of Elementary School presents obstacles that hinder meaningful learning. The search for the construction of resources that promote contextualized and science-based learning guides this work. Gamification as an active methodology aims to contribute through game mechanics to meaningful learning, associating the knowledge of astronomy with the scientific and technological development of mankind, collaborating with the development of student learning through motivation and engagement. The integration of knowledge in astronomy in curriculum components is recommended in the BNCC that gives status of interdisciplinary science with relevant interaction with various areas of knowledge, this range of possibilities has in Gamification a resource of great value to assist in the knowledge of students. The mosaic of realities and ages of students who participated in the work, ranging from 6th grade to Youth and Adult Education provided understanding of how Gamification interferes positively in learning even with the huge variation of age groups, thus points to the relevance of this resource included in active methodologies as a support for the development of student protagonism in their learning. The development of the educational product Astronomical Dominoes was based on the thought of collaborating effectively with the development of meaningful learning of students associating Astronomy and Geography, collaborating in the understanding of phenomena and aspects related to the stars of the Solar System.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2023-09-14T20:14:50Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Fabricio Luís de Carvalho Espedito.pdf: 3635063 bytes, checksum: 620624cc6f9362033883a593087ebca8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-14T20:14:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Fabricio Luís de Carvalho Espedito.pdf: 3635063 bytes, checksum: 620624cc6f9362033883a593087ebca8 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectDominó astronômicopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectAstronomyeng
dc.subjectAstronomical dominoeseng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.subject.cnpqASTROFISICA DO SISTEMA SOLAR::FISICA SOLARpor
dc.titleA gamificação no ensino de astronomia nos anos finais e na EJA do Ensino Fundamental: uma estratégia para a aprendizagem significativapor
dc.typeDissertaçãopor
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