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dc.creatorCunha, Hundira Souza da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2103467387529829por
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961548959919008por
dc.date.accessioned2023-11-20T19:56:27Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.citationCUNHA, Hundira Souza. O chão onde as margaridas teimam em brotar: a experiência educativa de uma escola comunitária na Região Cacaueira da Bahia (1996-2012). 2017. 128 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1559-
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe estudar a experiência educativa da Escola Agrícola Comunitária Margarida Alves (EACMA), no município de Ilhéus-Bahia, entre os anos de 1996 e 2012, quando funcionou como uma instituição com oferta dos últimos anos do Ensino Fundamental baseada na Pedagogia da Alternância. Nesse período a escola era, prioritariamente, voltada para filhos e filhas de camponeses da região cacaueira baiana. Com o objetivo de analisar a experiência da EACMA através da avaliação dos sujeitos envolvidos sobre o seu percurso institucional, o estudo investigou os marcos da questão agrária e da educação do campo na região cacaueira baiana; o conceito de “comunidade” construído pelos camponeses durante o processo de formação da escola; e os sentidos elaborados pelos sujeitos, movimentos e instituições envolvidos com a instituição acerca do seu papel na luta por Educação do Campo na região cacaueira. Para tanto, esbocei a questão chave: “Como os sujeitos envolvidos com a EACMA avaliam a importância do seu percurso institucional frente ao cenário político da Educação do Campo na Região Cacaueira?” Foram utilizadas as categorias “Comunitário”, “Educação do Campo”, “Experiência” e“Formação Humana” como referências de análise estabelecendo um diálogo com o campo empírico e, mediante o estudo de caso, buscou-se uma reaproximação, com o campo de pesquisa. A pesquisa utilizou-se de instrumentos como entrevistas semi-estruturadas e análise do projeto político pedagógico. As pessoas ouvidas neste estudo , (mulheres e jovens, fundadoras, estudantes, professoras e militantes da educação do campo na região) evidenciaram “um modo de fazer próprio” e “uma vivência coletiva” como o cerne da experiência educacional da EACMA, assinalando a importância da instituição para outras atuações nas suas trajetórias de vida.por
dc.description.abstractThis research proposes to study the educational experience of the Margarida Alves Community Agricultural School (EACMA), in the municipality of Ilhéus-Bahia, between 1996 and 2012, when it functioned as an institution offering the last years of Elementary Education based on Alternance Pedagogy. During this period, the school was primarily aimed at the sons and daughters of peasants from the Bahian cacao region. With the objective of analyzing the experience of EACMA through the evaluation of the subjects involved on its institutional course, the study investigated the land issues and the education of the field in the cacao region of Bahia; The concept of "community" constructed by the peasants during the formation process of the school; And the senses elaborated by the subjects, movements and institutions involved with the institution about their role in the struggle for Field Education in the cacao region. To do so, I outlined the key question: "How do the subjects involved with EACMA evaluate the importance of their institutional course in the field of education in the Cocoa Region?" The categories "Community", "Field Education" Experience "and" Human Formation "as analysis references, establishing a dialogue with the empirical field and, through the case study, a search was made for a rapprochement with the field of research. The research used instruments such as semi-structured interviews and analysis of the political pedagogical project. The people heard in this study (women and youth, founders, students, teachers and field education activists in the region) highlighted "a way of making one's own" and "a collective experience" as the core of EACMA's educational experience, Importance of the institution for other actions in its life trajectories.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2023-11-20T19:56:27Z No. of bitstreams: 1 TESE - Hundira Souza da Cunha.pdf: 2052201 bytes, checksum: 607734c930ae069a724b406b546f9733 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-20T19:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - Hundira Souza da Cunha.pdf: 2052201 bytes, checksum: 607734c930ae069a724b406b546f9733 (MD5) Previous issue date: 2017-08-29eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunitáriopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectCommunityeng
dc.subjectField educationeng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectPopular educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpor
dc.titleO chão onde as margaridas teimam em brotar: a experiência educativa de uma escola comunitária na Região Cacaueira da Bahia (1996-2012)por
dc.typeTesepor
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