???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmorim, Edna Ribeiro Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0490968739042083por
dc.contributor.advisor1Borges, Carla Luzia Carneiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5010628942117284por
dc.date.accessioned2023-11-27T18:52:18Z-
dc.date.issued2022-11-17-
dc.identifier.citationAMORIM, Edna Ribeiro. Discurso, literatura e resistência: uma análise foucaultiana de escritas de si da poeta negra baiana Júlia Suzarte, 2022, 230f., Tese (Doutorado em Estudo Linguísticos) , Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1562-
dc.description.resumoEste trabalho analisa os poemas da escritora negra Júlia Suzarte, por meio de suas postagens no Facebook, no Instagram e nos escritos no livro No meu quintal, como prática discursiva de resistência, a partir da qual se pode fazer o diagnóstico do presente. Esta investigação tem, como objetivo geral, analisar o discurso da poeta negra e seus modos de subjetivação ao produzir literatura, atravessado pelo universo midiático, centralizando a discussão nos textos postados no em suas redes sociais, de 2015 a 2020, e também aqueles publicados no livro No meu quintal, em 2019. Temos, ainda, como objetivos específicos, descrever o acervo literário da poeta, seu modo de enunciar a si, caracterizando o processo de constituição da escrita de si e suas condições de emergência; identificando os enunciados, descrevendo seu funcionamento e as regularidades discursivas presentes nas produções literárias da mulher negra poeta. Questionamos qual o espaço ocupado pela poética dessa escritora, pensando a literatura como lugar de constituição dos sujeitos e levando em conta as experiências estéticas da mulher negra nordestina hoje, mobilizando o método arqueogenealógico, o qual aponta para uma complementaridade da arqueologia com a genealogia, conforme definidos por Foucault (2016, 2018b). A análise do corpus aconteceu em três momentos: 1) descrição de sete poemas retirados do livro publicado pela escritora, com atenção aos enunciados produzidos e às regularidades encontradas; 2) discussão de cinco postagens com fotos do Facebook e cinco do Instagram (além de outras quatorze postagens analisadas ao longo do texto), que foram selecionadas pelos temas mais frequentes e por elementos discursivos, com atenção aos corpos que aparecem, observando o cabelo, o modo de apresentar-se, as expressões do rosto, os espaços, as cores; 3) análise de dois vídeos publicados no Facebook, um de 2018, com forte abordagem política, e outro de 2020, com reflexões sobre aprendizagens oportunizadas pelo isolamento social, provocadas pela pandemia do coronavírus. Neles, além das regularidades discursivas, observamos as diferenças existentes, os espaços, a temática, a apresentação dos corpos. Como resultados, identificamos, nesse estudo, que o discurso dessa escritora ocupa um lugar de resistência a práticas disciplinares - o que permite a sua autoinserção no mundo, que tenta colocá-la em um lugar de invisibilidade, como sujeita subalterna que não pode falar. Outra questão a que chegamos é que a literatura aqui tratada é uma prática histórico-discursiva de constituição dessa sujeita, possibilitando fazer o diagnóstico da realidade (FOUCAULT, 2014b), a partir da escrita de si (FOUCAULT, 2017) e da escrevivência (EVARISTO, 2020a).por
dc.description.abstractThis paper analyzes the poems of the black writer Júlia Suzarte, through her posts on Facebook, Instagram and writings in the book No meu quintal, as a discursive practice of resistance, from which we can make the diagnosis of the present. This research has, as a general objective, to analyze the discourse of the black poet and her modes of subjectivation when producing literature, crossed by the media universe, focusing the discussion on the texts posted on her social networks, from 2015 to 2020, and also those published in the book No meu quintal, in 2019. We also have, as specific objectives, to describe the literary collection of the poet, her way of self-writing, characterizing the process of constitution of the self-writing and its conditions of emergence; identifying the utterances, describing their functioning and the discursive regularities present in the literary productions of the black woman poet. We have inquired what is the place occupied by the poetics of this writer, thinking literature as a place of constitution of subjects and taking into account the aesthetic experiences of the northeastern black woman today, deploying the archaeogenealogical method, which points to a complementarity of archaeology with genealogy, as defined by Foucault (2016, 2018b). The analysis of the corpus took place in three moments: 1) description of seven poems drawn from the book published by the writer, with attention to the utterances produced and the regularities found; 2) discussion of five posts with photos from Facebook and five from Instagram (in addition to other fourteen posts analysed throughout the text), which were selected by the most frequent themes and discursive elements, with attention to the bodies that appear, observing the hair, the way of presenting oneself, the expressions of the face, the spaces, the colours; 3) analysis of two videos published on Facebook, one from 2018, with a strong political approach, and another from 2020, with reflections on learning opportunized by social isolation, caused by the coronavirus pandemic. Besides the discursive regularities, we observed the existing differences, the spaces, the theme, the presentation of the bodies. As results, we identify, in this study, that the discourse of this writer occupies a place of resistance to disciplinary practices - which allows her self-insertion in the world that tries to put her in a place of invisibility, as a subordinating subject who cannot speak. The literature treated here is a historical-discursive practice of constitution of this subject, making possible the diagnosis of the present (FOUCAULT, 2014b), from the self-writing (FOUCAULT, 2017) and from escrevivência (EVARISTO, 2020a).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2023-11-27T18:52:18Z No. of bitstreams: 1 TESE - Edna Ribeiro Marques Amorim.pdf: 3645563 bytes, checksum: 15c322ffd4a9c3bc9cf84506e69fada3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T18:52:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - Edna Ribeiro Marques Amorim.pdf: 3645563 bytes, checksum: 15c322ffd4a9c3bc9cf84506e69fada3 (MD5) Previous issue date: 2022-11-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura negrapor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectEscrita de sipor
dc.subjectEscrevivênciapor
dc.subjectDiagnóstico do presentepor
dc.subjectBlack Literatureeng
dc.subjectResistanceeng
dc.subjectSelf-writingeng
dc.subjectEscrevivênciaeng
dc.subjectDiagnosis of the presenteng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEMpor
dc.titleDiscurso, literatura e resistência: uma análise foucaultiana de escritas de si da poeta negra baiana Júlia Suzartepor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE - Edna Ribeiro Marques Amorim.pdfTese - Edna Ribeiro Marques Amorim3.56 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.