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dc.creatorSilva, Fagner Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8973976210082392por
dc.contributor.advisor1Silva, Lucas Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4295437582484487por
dc.date.accessioned2023-11-28T18:49:55Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationSILVA, Fagner Carvalho. Uma análise dialógica da argumentação na tentação de Jesus em Mateus 4:1-11, 2023, 158f., Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos), Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1568-
dc.description.resumoA tentação de Jesus é um texto milenar que interpela o imaginário de muitos cristãos. A tentação pertenceu, originalmente, a um material conhecido como Fonte Q. Há evidências de que o Evangelho de Lucas é a obra que manteve a forma mais próxima do original. Este estudo adotou como corpus a tentação de Jesus materializada no Evangelho de Mateus (capítulo 4:1-11). Primeiramente, porque a tentação de Jesus em Mateus é pouco discutida, mesmo existindo elementos de acabamento que a tornam diferente da materialização em Lucas. Não menos importante, a tentação em Mateus revela uma polêmica velada que é percebida quando os discursos veiculados pelas personagens Jesus e Diabo são submetidos à análise dialógica da argumentação. À luz desse método analítico desenvolvido por Nascimento (2018), este estudo tem o objetivo de demonstrar como se constituem os posicionamentos das personagens no evento polêmico literário da tentação em Mateus 4:1-11. Assim, procura-se compreender o funcionamento da polêmica, seja ela aberta ou velada. A análise dialógica da argumentação é o encontro epistemológico entre a filosofia bakhtiniana e a Nova Retórica de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. Quatro hipóteses surgiram desse encontro. A principal hipótese é que a polêmica é um desacordo profundo que se manifesta argumentativamente pela polarização, cujas características particulares se delineiam no processo argumentativo concreto. A segunda hipótese é a de que o evento polêmico é o encontro de posicionamentos, fundantes de dois campos discursivos antagônicos, responsáveis por atualizar entidades de outras polêmicas em um dado cronotopo. A terceira hipótese é a de que os atos polêmicos são as estratégias argumentativas, os posicionamentos e argumentos, através dos quais é possível observar certa memória se atualizar. A quarta e última hipótese é a noção de microato polêmico. Considerando essas hipóteses, em especial a noção de evento polêmico, propomos a noção de evento polêmico literário que pode ser entendido como a simulação de uma polêmica em que discursos são veiculados por personagens representantes de posicionamentos antagônicos em um dado cronotopo. A partir disso, discutimos a possibilidade de uma análise dialógica e argumentativa da tentação como gênero discursivo; buscamos identificar os elementos que evidenciam o funcionamento da memória discursiva (polêmica) na construção de sentido e nas retomadas dessa memória; investigamos como se constituem os posicionamentos nos discursos antagônicos, bem como o cronotopo na tentação. Os resultados apontam para a construção de uma polêmica aberta entre as personagens, mas, principalmente, uma polêmica velada, um embate velado, entre a comunidade de Mateus, cujo discurso é veiculado pela personagem Jesus, e o judaísmo formativo, cujo discurso é veiculado pela personagem Diabo.por
dc.description.abstractThe temptation of Jesus is a millennial text that challenges the imagination of many Christians. The temptation originally belonged to a material known as Source Q.So the Gospel of Luke is the work that kept the closest form to the original. This study adopted as corpus the temptation of Jesus materialized in the Gospel of Matthew (chapter 4:1-11). First, because the temptation of Jesus in Matthew is little discussed, even though there are finishing elements that make it different from the materialization in Luke. Not least, the temptation in Matthew reveals a veiled controversy that is when the discourses conveyed by the characters Jesus and The Devil are submitted to the dialogical analysis of the argumentation. In the light of this analytical method developed by Nascimento (2018), this study aims to demonstrate the positions of the characters in the polemical literary event of temptation in Matthew 4:1-11. Thus, we seek to understand the functioning of the controversy, whether it is open or veiled. The dialogical analysis of argumentation is the epistemological encounter between Bakhtinian philosophy and the New Rhetoric of Chaïm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca. Four hypotheses arise from this meeting. The first hypothesis is that polemic is a veiled hatred of the other’s beloved values, manifesting itself argumentatively by the polarization, whose particular characteristics are delineated in the concrete argumentative process. The second hypothesis is that the polemical event is the meeting of positions, founding snares of two antagonistic discursive fields, responsible for updating entities of other controversies in a given chronotope. The third hypothesis is that polemical acts are argumentative strategies, positions and arguments, through which it is possible to observe a certain memory update. The fourth and last hypothesis is the notion of a controversial micro act. Considering these hypotheses, in particular the notion of a polemical event, we propose the notion of a polemical literary event that can be understood as the simulation of a controversy in which discourses are conveyed by characters representing antagonistic positions in a given chronotope. From we discuss the possibility of a dialogical and argumentative analysis of temptation as discursive genre; we seek to identify the elements that evidence the functioning of the discursive memory (polemic) in the construction of meaning and in the resumption of this memory; we investigate how the positions in the antagonistic discourses are constituted, as well as the chronotope in temptation. The results point to the construction of an open polemic between the characters, but, above all, a veiled controversy, a veiled clash, between the community of Matthew, whose discourse is conveyed by the character Jesus, and Judaism whose discourse is conveyed by the character Devil.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2023-11-28T18:49:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Fagner Carvalho Silva.pdf: 1943924 bytes, checksum: 5417b3dbc487f8f036c62536f765ca92 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-28T18:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Fagner Carvalho Silva.pdf: 1943924 bytes, checksum: 5417b3dbc487f8f036c62536f765ca92 (MD5) Previous issue date: 2023-02-06eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise dialógica da argumentaçãopor
dc.subjectEvangelho de Mateuspor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectTentaçãopor
dc.subjectDialogical analysis of argumentationeng
dc.subjectGospel of Mattheweng
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectTemptationeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleUma análise dialógica da argumentação na tentação de Jesus em Mateus 4:1-11por
dc.typeDissertaçãopor
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