Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Piterson Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269190842988521por
dc.contributor.advisor1Araujo, Maria de Lourdes Haywanon Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2656783072132516por
dc.date.accessioned2023-12-01T19:45:35Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationSOUZA, Piterson Ferreira de. Educação do campo e educação matemática crítica: processo formativo dos professores que ensinam matemática nas escolas do campo do município de Feira de Santana – Bahia, 2023, 148f., Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1569-
dc.description.resumoA presente dissertação teve como objetivo geral compreender, sob a ótica da Educação Matemática Crítica, o processo formativo dos professores que ensinam matemática nas escolas do campo localizadas nos distritos do município de Feira de Santana – Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo e exploratório. A pesquisa alcançou 48% dos docentes que atuam nas escolas do campo (rede municipal e estadual) dos distritos do município de Feira de Santana (todos esses licenciados), e através da análise de documentos oficiais e aplicação de questionário, constatamos que a rede pública escolar é responsável pela maior empregabilidade dos profissionais da Educação, tendo ainda que 90% dos professores que ensinam matemática nas escolas do campo localizadas nos distritos de Feira de Santana obtêm o grau de licenciado na Universidade Estadual de Feira de Santana. Além disso, percebemos a ausência do debate da Educação do Campo e Educação Matemática Crítica na formação inicial, e isto mostra a existência de uma falha nesta formação, e o quanto isso impacta a percepção dos professores das escolas do campo quanto a essa modalidade de ensino, uma vez que encontramos docentes que não irão perceber nenhuma diferença entre a escola do campo e a escola urbana, aqueles que procuram se adaptar as escolas do campo, os que tendem a contextualizar os conteúdos matemáticos ao contexto do campo, e por fim aqueles que buscarão mecanismos para serem inseridos no processo de ensino de matemática tendo em vista a possibilidade de garantir uma formação cidadã na perspectiva crítica na promoção de sujeitos autônomos e emancipados. Para tanto, concluímos a necessidade da presença do debate da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo na formação inicial seja qual for a Instituição de Ensino Superior, e apresentamos a Educação Matemática Crítica como possibilidade teórica e uma alternativa para a formação inicial do professor de Matemática, que possibilita uma percepção crítica que garanta a atuação dele nas escolas, levando em consideração as especificidades da Educação do Campo.por
dc.description.abstractThe present dissertation had as its general objective to understand, from the perspective of Critical Mathematics Education, the formative process of teachers who teach mathematics in rural schools located in the districts of the municipality of Feira de Santana - Bahia. This is a qualitative, descriptive and exploratory research. The search achieved 48% of the teachers who work in rural schools (municipal and state network) in the districts of the municipality of Feira de Santana (all of them licensed), and through the analysis of official documents and application of interaction, we found that the network public school is responsible for the greater employability of education professionals, with 90% of the teachers who teach mathematics in rural schools located in the districts of Feira de Santana obtaining a degree from the State University of Feira de Santana. In addition, we noticed an absence of the debate on Rural Education and Critical Mathematics Education in initial training and it shows the existence of a flaw in this training, and how much this impacts the perception of teachers from rural schools about this teaching modality, once we found professors who will not realize any difference between the rural school and the urban school, those who seek to adapt to the rural schools, those who tend to contextualize the mathematical contents to the rural context, and finally those who will look for mechanisms to be inserted in the mathematics teaching process in view of the possibility of guaranteeing a citizenship formation in the critical perspective in the promotion of autonomous and emancipated subjects. Therefore, we conclude the need for the presence of the debate of Critical Mathematics Education and Rural Education in initial training, whatever the Higher Education Institution, and we present the Critical Mathematics Education as a theoretical possibility and an alternative for the initial training of the teacher of Mathematics, which enables a critical perception that guarantees his performance in schools, taking into account the specificities of Rural Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2023-12-01T19:45:35Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Piterson Ferreira de Sousa.pdf: 3634582 bytes, checksum: 364a1c6696b77bafdbcc56a9a2b09b4c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-01T19:45:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Piterson Ferreira de Sousa.pdf: 3634582 bytes, checksum: 364a1c6696b77bafdbcc56a9a2b09b4c (MD5) Previous issue date: 2023-06-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectEducação Matemática Críticapor
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapor
dc.subjectField Educationeng
dc.subjectCritical Mathematics Educationeng
dc.subjectDegree in Mathematicseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleEducação do campo e educação matemática crítica: processo formativo dos professores que ensinam matemática nas escolas do campo do município de Feira de Santana – Bahiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Piterson Ferreira de Sousa.pdfDissertação - Piterson Ferreira de Souza3,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.