???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1572
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Práticas de leitura e ensino de língua inglesa: o trabalho com gêneros discursivos verbovisuais no PROEJA
???metadata.dc.creator???: Lima, Bleiser Santos de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Anecleto, Úrsula Cunha
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa discute sobre o ensino de práticas de leitura em Língua Inglesa (LI), a partir do trabalho do professor com gêneros discursivos verbovisuais charge e cartaz de protesto, em uma perspectiva intercultural de língua, para alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (Proeja). A base do questionamento da pesquisa partiu da seguinte indagação: como o ensino de Língua Inglesa, a partir de atividades de leitura de gêneros verbovisuais, contribui para a ampliação da percepção intercultural dessa língua estrangeira pelos alunos do curso de Administração do Proeja? Tem-se como objetivo geral compreender como o ensino de LI, a partir de textos verbovisuais contextualizados às realidadessocioculturais, contribuem para o desenvolvimento de práticas de leitura interculturais de alunos do Proeja, do Centro Estadual de Educação Profissional. Teoricamente, baseia-se nos estudos sobre práticas de leitura, ensino de LI, gêneros discursivos verbovisuais. Como horizonte metodológico, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e método netnográfico, tendo como dispositivos para a construção e a análise de informações questionário e entrevista on-line, plataforma virtual Google Meet e Sequência Didática. Os participantes da pesquisa são onze estudantes do curso de Administração, do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano (CEEPSCB), no município de Feira de Santana. Os resultados da pesquisa apontam para a importância do desenvolvimento de práticas leitoras, por uma perspectiva intercultural, nas atividades pedagógicas do componente disciplinar LI, no sentido de contribuir para a problematização de objetivos de leitura de textos verbovisuais, tendo como enfoque uma abordagem crítico-reflexiva do estudante sobre questões políticas e sociais.
Abstract: This research is about the practical English Language (EL) teaching reading from teacher’s work using discussive genre in the verb-visual cartoon and protest poster, through intercultural language perspective to the student under the Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (Proeja - Professional Technical Education). The basis of the research question starts on: how does the EL teaching, from text reading activities in the verb-visual genre, contribute to the expansion of the intercultural perception of this foreign language by students of Proeja Administration school? The general objective is understanding how EL teaching, from contextualized discussive verb-visual genre based on sociocultural real events which provide to the development of the intercultural reading practice of the Proeja students from CEEPSCB school. Theoretically, the basis of the studies of reading practices, EL teaching, verb-visual discussive genre. As a methodological horizon, it was decided to use the survey founded through netnography qualitative approach, using the mechanism of building and the information analysis and online interview in the Google Meet virtual platform and Didactic Sequence of methodologyof application. The participants of the research are eleven students form Administration school course at the Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano (CEEPSCB), in Feira de Santana, Bahia, Brazil. The research result point out the the importance of reading practice development through intercultural perspective focused on an English school subject pedagogical application to furnish to the problematization of the English verb-visual reading objective spotlighted the student critical and reflexive approach about political and social issues.
Keywords: Práticas de leitura
Ensino de Língua Inglesa
Gêneros discursivos
Verbovisuais
Proeja
Reading practice
English Language teaching
Verb-visual
Discussive genre
Proeja
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Citation: LIMA, Bleiser Santos de. Práticas de leitura e ensino de língua inglesa: o trabalho com gêneros discursivos verbovisuais no PROEJA. 2022. 178 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1572
Issue Date: 23-Feb-2022
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_BLEISER.pdfDissertacao_LIMABS_PPGEL_202226.74 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.