Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Bleiser Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9318728040013345por
dc.contributor.advisor1Anecleto, Úrsula Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781613113942036por
dc.date.accessioned2023-12-01T20:51:05Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationLIMA, Bleiser Santos de. Práticas de leitura e ensino de língua inglesa: o trabalho com gêneros discursivos verbovisuais no PROEJA. 2022. 178 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1572-
dc.description.resumoEsta pesquisa discute sobre o ensino de práticas de leitura em Língua Inglesa (LI), a partir do trabalho do professor com gêneros discursivos verbovisuais charge e cartaz de protesto, em uma perspectiva intercultural de língua, para alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (Proeja). A base do questionamento da pesquisa partiu da seguinte indagação: como o ensino de Língua Inglesa, a partir de atividades de leitura de gêneros verbovisuais, contribui para a ampliação da percepção intercultural dessa língua estrangeira pelos alunos do curso de Administração do Proeja? Tem-se como objetivo geral compreender como o ensino de LI, a partir de textos verbovisuais contextualizados às realidadessocioculturais, contribuem para o desenvolvimento de práticas de leitura interculturais de alunos do Proeja, do Centro Estadual de Educação Profissional. Teoricamente, baseia-se nos estudos sobre práticas de leitura, ensino de LI, gêneros discursivos verbovisuais. Como horizonte metodológico, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e método netnográfico, tendo como dispositivos para a construção e a análise de informações questionário e entrevista on-line, plataforma virtual Google Meet e Sequência Didática. Os participantes da pesquisa são onze estudantes do curso de Administração, do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano (CEEPSCB), no município de Feira de Santana. Os resultados da pesquisa apontam para a importância do desenvolvimento de práticas leitoras, por uma perspectiva intercultural, nas atividades pedagógicas do componente disciplinar LI, no sentido de contribuir para a problematização de objetivos de leitura de textos verbovisuais, tendo como enfoque uma abordagem crítico-reflexiva do estudante sobre questões políticas e sociais.por
dc.description.abstractThis research is about the practical English Language (EL) teaching reading from teacher’s work using discussive genre in the verb-visual cartoon and protest poster, through intercultural language perspective to the student under the Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (Proeja - Professional Technical Education). The basis of the research question starts on: how does the EL teaching, from text reading activities in the verb-visual genre, contribute to the expansion of the intercultural perception of this foreign language by students of Proeja Administration school? The general objective is understanding how EL teaching, from contextualized discussive verb-visual genre based on sociocultural real events which provide to the development of the intercultural reading practice of the Proeja students from CEEPSCB school. Theoretically, the basis of the studies of reading practices, EL teaching, verb-visual discussive genre. As a methodological horizon, it was decided to use the survey founded through netnography qualitative approach, using the mechanism of building and the information analysis and online interview in the Google Meet virtual platform and Didactic Sequence of methodologyof application. The participants of the research are eleven students form Administration school course at the Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano (CEEPSCB), in Feira de Santana, Bahia, Brazil. The research result point out the the importance of reading practice development through intercultural perspective focused on an English school subject pedagogical application to furnish to the problematization of the English verb-visual reading objective spotlighted the student critical and reflexive approach about political and social issues.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luis Ricardo Andrade da Silva (lrasilva@uefs.br) on 2023-12-01T20:51:05Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_BLEISER.pdf: 27380513 bytes, checksum: 5cb147ffebbfc1ef516e588355a829d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-01T20:51:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_BLEISER.pdf: 27380513 bytes, checksum: 5cb147ffebbfc1ef516e588355a829d9 (MD5) Previous issue date: 2022-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas de leiturapor
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapor
dc.subjectGêneros discursivospor
dc.subjectVerbovisuaispor
dc.subjectProejapor
dc.subjectReading practiceeng
dc.subjectEnglish Language teachingeng
dc.subjectVerb-visualeng
dc.subjectDiscussive genreeng
dc.subjectProejaeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titlePráticas de leitura e ensino de língua inglesa: o trabalho com gêneros discursivos verbovisuais no PROEJApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_BLEISER.pdfDissertacao_LIMABS_PPGEL_202226,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.