Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1583
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenho de rede de transporte público para Feira de Santana – BA: uma aplicação do método RESET
Autor: Sodré, Bruno Fernandes Araújo 
Primeiro orientador: Santo, Sandra Medeiros
Resumo: As cidades oferecem diversas atividades espalhadas pelo seu território e, por isso, a mobilidade urbana é imprescindível para seu funcionamento. O assunto do transporte sempre esteve no centro das discussões da política local e é alvo frequente de reclamação dos habitantes.Este trabalho apresenta um Ensaio Ilustrativo (EI) para um novo desenho da Rede de Transporte Público do Sistema Integrado de Transporte (SIT), no município de Feira de Santana – Bahia. Para isso, foi aplicado o Método RESET, que consiste em identificar as centralidades urbanas (ou Polos de Desenvolvimento) que devem ser interligadas diretamente por linhas novas estruturaisdo SIT para promover a potencialização de atividades urbanas e descentralizar as linhas atuais de transporte coletivo. O resultado identificou que há 10PD Consolidados e cinco em surgimento na cidade de Feira de Santana, o que evidencia a necessidade de redesenhar o SIT para interligar diretamente os PD, afim de melhor atender às necessidades de deslocamento da população feirense.
Abstract: The cities offer several activities spread over their territory and for this reason, the urban mobility is essential for their functioning. The issue of transportation has always been at the center of discussions on local politics and is a frequent target of complaints from residents. This work presents an Illustrative Essay (EI, EnsaioIlustrativo in Portuguese) for a new design of the Public Transport Network of the Integrated Transport System (SIT, or Sistema Integrado de Transporte) in the municipality of Feira de Santana – Bahia, using the RESET Method. This method consists of identifying the urban centralities (or Development Poles, in portuguesePolos de Desenvolvimento) that must be directly interconnected by new structural lines of the SIT to promote the enhancement of urban activities and to decentralize the current public transport lines. The result identified that there are ten (10) Consolidated DPs and five (5) emerging in the city of Feira de Santana, which shows the need to redesign the SIT to directly interconnect the DPs in order to better meet the displacement needs of the population of the fair.
Palavras-chave: Mobilidade urbana
Planejamento urbano
Uso e ordenamento do solo
Centralidades urbanas
Transporte urbano
Urban mobility
Urban planning
Land use and management
Urban centralities
Urban transport
Área(s) do CNPq: PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
Programa: Mestrado Profissional em Planejamento Territorial
Citação: SODRÉ, Bruno Fernandes Araújo. Desenho de rede de transporte público para Feira de Santana – BA: uma aplicação do método RESET, 2020, 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Planejamento Territorial) - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1583
Data de defesa: 28-Set-2020
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Bruno Fernandes Araujo Sodre.pdfSodré, Bruno Fernandes Araújo - Dissertação 15,51 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.