???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/159
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação continuada em serviço e o Programa Gestar: um estudo sobre a prática de professores de língua portuguesa
???metadata.dc.creator???: Nascimento, Tânia Maria Nunes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Besnosik, Maria Helena da Rocha
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa propõe investigar a prática docente assumida por professores com formação em Língua Portuguesa voltando sua atenção para o desenvolvimento de atividades em sala de aula, com interesse mais específico em conhecer de que modo esses professores com formação no Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar) se apropriam do conhecimento adquirido para realizar a Transposição Didática. A pesquisa se desenvolve a partir de três questionamentos: a) Em que princípios epistemológicos professores que participam da formação do Gestar alicerçam sua prática? b) Qual a concepção de linguagem que permeia as atividades de ensino de língua portuguesa dos professores que participam do Gestar? c) De que modo o professor com formação no Programa Gestar se apropria do conhecimento e realiza a Transposição Didática? A investigação se enquadra nos princípios da pesquisa qualitativa e com base nessa fundamentação foram analisados conteúdos das entrevistas individuais e dados coletados durante as observações das aulas de Língua Portuguesa de quatro professoras. A pesquisa se alinha com os aportes teóricos da Linguística Aplicada e recorre a teoria da concepção de língua de Bakhtin (2012), especificamente a relação entre sujeito e linguagem como um fenômeno social, histórico e dinâmico e recorre, ainda à teoria da Transposição Didática seguindo os pressupostos de Chevallard (1991) e as discussões de Rafael (2001), além de outros teóricos pertinentes às demais discussões. Em decorrência de nossa análise constatamos que a formação do Gestar imprimi baixo alcance na mudança das práticas de sala de aula no ensino de Língua Portuguesa, embora exerça alta influência na formação do professor e na compreensão a respeito das concepções de linguagem e de ensino que devem orientar o exercício profissional. Os resultados nos levam a refletir a necessidade de fortalecimento e aprofundamento das discussões a respeito da transposição do saber acadêmico em saber escolar.
Abstract: This research aims to investigate the teaching practice undertaken by teachers with training in Portuguese, turning their attention to the development of activities in the classroom, with more specific interest in knowing how these teachers with training in Learning Management Program - Gestar make use of their knowledge to perform the Didactic Transposition. The research develops from three questions: a) Do the teachers who participate in Gestar formation program have their practice founded on the epistemological guiding principles of the course? b) What is the conception of language that permeates the Portuguese language these teachers' teaching activities? c) How do the teachers with training in Gestar Program appropriate the knowledge and performs the Didactic Transposition? The research fits the principles of qualitative research and based on that foundation the individual interviews content and data collected during the observations of the Portuguese classes from four teachers were analyzed. The research aligns with the theoretical contributions of Applied Linguistics and uses the concept from Bakhtin’s Theory on Language (2012), specifically the interactions between subject and language as a social, historical and dynamic phenomenon, and refers also to the Didactic Transposition Theory following Chevallard’s assumption (1991) and Rafael’s discussions (2001), and other relevant theorists to the discussion. As a result of our analysis we found that the Gestar formation imprints a low range in changing on the Portuguese teaching classroom practices, although it exert high influence in teacher’s education and understanding of the language and education concepts that should guide professional practice. The results lead us to reflect the need for strengthening and deepening the discussions about the transposition of academic knowledge into school knowledge.
Keywords: Formação Continuada
GESTAR
Linguagem
Transposição didática
Continuous Education
Gestar program
Language
Didactic transposition
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: NASCIMENTO, Tânia Maria Nunes. Formação continuada em serviço e o Programa Gestar: um estudo sobre a prática de professores de língua portuguesa. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/159
Issue Date: 19-Mar-2015
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO TÂNIA.pdfArquivo em texto completo1.14 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.