???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1592
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Robótica educacional: atitudes, habilidades do século XXI e motivação
???metadata.dc.creator???: Moraes, João Pedro de Almeida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bittencourt, Roberto Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil, os debates em torno do uso da tecnologia da informação em sala de aula tiveram início na década de 1970 e atualmente estão cada vez mais pujantes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a cultura digital na sua estrutura curricular, que, por sua vez, estimula o uso de equipamentos eletrônicos em sala de aula. Dentre tantas possibilidades, a robótica educacional emerge como uma alternativa que pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem do estudante. De todo modo, ´e preciso avaliar o impacto desta tecnologia nos cenários educacionais. Neste sentido, a comunidade acadêmica tem produzido instrumentos para mensurar o desenvolvimento de atitudes em relação à robótica, bem como o desenvolvimento de habilidades do século XXI e motivação. Neste contexto, este trabalho objetiva avaliar a percepção que os estudantes desenvolvem sobre as habilidades do século XXI, as suas atitudes em relação `a robótica e as suas motivações quando imersos em atividades de robótica. Para facilitar a avaliação, foi desenvolvido um curso de robótica educacional voltado a estudantes do ensino médio. A avaliação utilizou uma metodologia quantitativa e em duas etapas: primeiro, através de um estudo de caso exploratório; em seguida, uma intervenção a partir das lições aprendidas no estudo exploratório. No estudo de caso e na intervenção posterior, esperava-se que a população em estudo do curso de robótica educacional melhorasse suas atitudes positivas em relação a robótica, desenvolvesse habilidades mínimas necessárias para progredir nas tarefas propostas durante o curso, sua motivação permanecesse alta e conseguisse ter uma melhor percepção sobre suas próprias habilidades do século XXI. Embora os resultados tenham sido bons, não houve mudanças significativas nas atitudes em relação à robótica, nas habilidades do século XXI e na motivação. Por outro lado, as intervenções deixaram importantes lições para auxiliar no desenvolvimento de atividades, não apenas no ensino médio, mas em todos os níveis da educação básica.
Abstract: In Brazil, debates around the use of information technology in class began in the 1970s, and are currently increasingly vigorous. The National Common Curricular Base (BNCC) addresses digital culture in its curriculum structure, which, in turn, encourages the use of electronic equipment in class. Among so many possibilities, educational robotics emerges as an alternative that may help in the development of student learning. Nonetheless, one needs to evaluate the impact of this technology in educational scenarios. In this sense, the academic community has produced instruments to measure the development of attitudes towards robotics, as well as the development of 21st Century skills and motivation. In this context, this work aims to evaluate the perception that students develop about 21st Century skills, their attitudes towards robotics and their motivation when immersed in robotics activities. To facilitate the evaluation, an educational robotics course aimed at high school students was developed. The evaluation uses a quantitative approach with two stages: first, through an exploratory case study; then, an intervention based on the lessons learned in the exploratory study. In both cases, it was expected that the population under study of the educational robotics course should improve their positive attitudes towards robotics, develop the minimum skills necessary to progress in the proposed tasks during the course, keep high levels of motivation, and have a better insight into their own 21st Century skills. Even though the results were good, there were no significant changes in attitudes towards robotics, 21st Century skills or motivation. On the other hand, the interventions left important lessons to help in the development of activities, not only in high school, but for different grades as well.
Keywords: Robótica educacional
Habilidades do século XXI
Atitudes em relação á robótica
Educational robotics
21st Century skills
Attitudes towards robotics
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: MORAES, João Pedro de Almeida. Robótica educacional: atitudes, habilidades do século XXI e motivação, 2023, 119f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1592
Issue Date: 28-Aug-2023
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao_Pedro_Moraes_Dissertacao_Mestrado.pdfDissertação - João Pedro de Almeida Moraes14.56 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.