???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1596
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagens experienciais da docência: narrativas de professores/as alfabetizadores/as
???metadata.dc.creator???: Nascimento, Edna Gama do 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Fabrício Oliveira da
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa tem como objeto as aprendizagens experienciaisdas práticas alfabetizadoras, a partir das trajetórias formativas de professoras que alfabetizam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa objetiva analisar as aprendizagens experienciais que professores/as alfabetizadores/as constroem no processo de formação permanente e para tanto são elencados os contextos em que são produzidas as experiências docentes. Por isso, os objetivos específicos desta pesquisa se delimitam a: analisar a formação inicial e continuada de professores/as alfabetizadores/as; identificar as práticas educativas desenvolvidas no processo de alfabetização e mapear saberes que os/as professores/as produzem na prática profissional. O desenho metodológico está embasado na pesquisa qualitativa, ancorada nas tessituras das narrativas de vida-formação. Os procedimentos de produção de informações são divididos em duas etapas: roda de conversa e entrevistas narrativas com professores/as alfabetizadores/as. Estes dispositivos possibilitam a compreensão, tanto individual, como coletiva do movimento de aprendizagem que o sujeito constrói sobre suas práticas educativas, bem como sobre seus processos de formação. Dentre as bases teóricas que contribuíram para o desenvolvimento do estudo destacam-se Gatti (2010; 2019) Ferreiro (2004; 2011), Kleiman (1995), Freire (1991; 1996) Spala, Machado e Lopes (2018), Silva e Rios (2018), Silva (2017), Larrosa (2002), Creswell (2010); Souza (2007) e Saviani (2011). Espera-se revelar modos singulares em que a docência é tecida no contexto das práticas alfabetizadoras que os/as professores/as desenvolvem no cotidiano escolar. Dentre alguns achados da pesquisa, destacam-se a necessidade de problematizar e discutir a formação inicial de professores quanto à relação teoria e prática, os desafios presentes e as vivências do cotidiano escolar enquanto impulsionadores para autoformação e a importância das narrativas de experiências alfabetizadoras como parte do processo formativo docente.
Abstract: This research has as its object the experiential learning of literacy practices, from the formative trajectories of teachers who teach literacy in the early years of Elementary School. The research aims to analyze the experiential learning that literacy teachers build in the process of permanent education and, for that, the contexts in which the teaching experiences are produced are listed. Therefore, the specific objectives of this research are limited to: analyzing the initial and continuing education of literacy teachers; identify the educational practices developed in the literacy process and map the knowledge that teachers produce in their professional practice. The methodological design is based on qualitative research, anchored in the fabric of life-formation narratives. The information production procedures are divided into two stages: conversation circle and narrative interviews with literacy teachers. These devices make it possible to understand, both individually and collectively, the learning movement that the subject builds on their educational practices, as well as on their training processes. Among the theoretical bases that contributed to the development of the study stand out Gatti (2010; 2019) Ferreiro (2004; 2011), Kleiman (1995), Freire (1991; 1996) Spala, Machado and Lopes (2018), Silva and Rios (2018), Silva (2017), Larrosa (2002), Creswell (2010); Souza (2007) and Saviani (2011). It is expected to reveal unique ways in which teaching is woven in the context of literacy practices that teachers develop in everyday school life. Among some of the research findings, we highlight the need to problematize and discuss the initial training of teachers regarding the relationship between theory and practice, the present challenges and the experiences of everyday school life as drivers for self-training and the importance of narratives of literacy experiences as part of of the teacher training process.
Keywords: Formação permanente
Alfabetização
Aprendizagem experiencial
Permanent formation
Lliteracy
Experiential learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: NASCIMENTO, Edna Gama do. Aprendizagens experienciais da docência: narrativas de professores/as alfabetizadores/as, 2021, 102 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1596
Issue Date: 21-Dec-2021
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nascimento, Edna Gama - Dissertação.pdfNascimento, Edna Gama do - Dissertação1.34 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.