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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Caminhos do desenvolvimento sustentável: proposta para a reflexão sobre a cultura do consumo
???metadata.dc.creator???: Lima, Victória Benício 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Carlos Eduardo Veiga de
First advisor-co: Fontana, Felipe
???metadata.dc.description.resumo???: O Desenvolvimento Sustentável tem sido amplamente divulgado nos diversos espaços de discussão frente a necessidade de ações que reduzam os impactos socioambientais gerados pelo modelo de sociedade consumista que a humanidade gerou na busca pelo crescimento econômico e se sustenta até hoje. A definição mais aceita hoje é de um desenvolvimento que permita a humanidade suprir as necessidades da geração atual e das futuras, possibilitando a todos uma vida de qualidade e a manutenção do ambiente que é fornecedor dos meios de sobrevivência, ser conservado para continuar provendo o capital natural de que precisamos, partindo do princípio que não podemos esgotar os recursos ecossistêmicos em favor da vida. Esse trabalho teve por objetivo desenvolver um produto educacional que servisse de guia reflexivo sobre a cultura do consumo e seu panorama atual, com estudantes do Ensino Médio, buscando despertar a importância desses sujeitos no espaço social e agregar valor às discussões ambientais que promovem a Sustentabilidade construindo as noções de Desenvolvimento e Consumo Sustentável enquanto categoria teórica por meio das vivências dos estudantes com meios de suporte para as discussões no tocante a conservação ambiental e a mudança de hábitos consumistas. Foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa, na tentativa de inferir no sujeito um olhar transformador sobre o tema que incorporasse significado às suas vivências, por meio da pesquisa-ação-participativa como alternativa às formas tradicionais de produção de conhecimento dando espaço para a ação e a participação. A referida pesquisa foi aplicada no Colégio Estadual Imaculada Conceição – Cafarnaum/Bahia, com turmas do Ensino Médio. Foram desenvolvidas atividades interdisciplinares que envolvesse os estudantes nas suas próprias vivências e relações sociais no tocante à Sociedade do Consumo. Um questionário que possibilitasse enxergar o conhecimento preliminar dos estudantes acerca do tema, uma oficina que serviu de espaço para a construção do conhecimento, as discussões necessárias e a reflexão das estruturas de consumo em que a sociedade atual se vê inserida com a produção de materiais que não só, possibilitassem o processo de ensino e de aprendizagem bem como afirmasse a importância da criticidade e da ação sustentável frente aos hábitos consumistas e por fim um Podcast com agentes externos que se valem dos seus espaços de fala para dialogar sobre o Desenvolvimento Sustentável e seus vários caminhos. Os resultados evidenciaram a importância de abordar o tema da pesquisa desde a sua construção conceitual até as possibilidades de enfrentamento que desse vasão às relações econômicas, políticas, históricas, socioculturais e sobretudo ambientais. Os estudantes produziram materiais durante o processo que expressaram a construção do conhecimento realizado no processo, o que permitiu acompanhar o processo de aprendizado, entendendo de que forma a próxima etapa poderia ser abordada sem que fosse criadas lacunas que impossibilitasse a construção argumentativa das discussões oferecidas no percurso. Entre os produtos educacionais produzidos no percurso da pesquisa, a oficina serviu de indicativo para a discussão da sociedade de consumo, trouxe entre outras estratégias, a Pegada Ecológica como recurso de reflexão e a análise SWOT como ferramenta de planejamento para replicar a oficina em outros espaços e o Podcast “Consumindo Ideias” que abordou variados com a perspectiva do consumo sustentável fortalecendo o diálogo entre diversos atores da região apresentando uma relação direta com as experiências dos estudantes. Esse último representou uma aproximação da escola com a comunidade e permitiu aproximar o diálogo de quem mais precisa lutar a favor da sustentabilidade e das condições sociais de direito.
Abstract: Sustainable Development has been widely publicized in the various spaces of discussion in view of the need for actions that reduce the socio-environmental impacts generated by the model of consumerist society that humanity generated in the search for economic growth and is sustained until today. The most accepted definition today is a development that allows humanity to meet the needs of the current and future generations, enabling everyone to have a quality life and the maintenance of the environment that provides the means of survival, to be conserved to continue providing capital. natural resource we need, assuming that we cannot deplete ecosystem resources in favor of life. This work aimed to develop an educational product that could serve as a reflective guide on consumer culture and its current scenario, with high school students, seeking to awaken the importance of these subjects in the social space and add value to environmental discussions that promote sustainability by building the notions of Development and Sustainable Consumption as a theoretical category through the experiences of students with means of support for discussions regarding environmental conservation and changing consumer habits. A qualitative methodological approach was used, in an attempt to infer in the subject a transformative look at the subject that would incorporate meaning to their experiences, through participatory action research as an alternative to traditional forms of knowledge production, giving space for action and participation. This research was applied at Colégio Estadual Imaculada Conceição – Cafarnaum/Bahia, with high school classes. Interdisciplinary activities were developed that involved students in their own experiences and social relationships regarding the Consumer Society. A questionnaire that made it possible to see the students' preliminary knowledge on the subject, a workshop that served as a space for the construction of knowledge, the necessary discussions and the reflection of the consumption structures in which today's society sees itself inserted with the production of materials that not only, enable the teaching and learning process as well as affirm the importance of criticality and sustainable action in the face of consumerist habits and finally a Podcast with external agents who use their speech spaces to dialogue about Sustainable Development and its multiple paths. The results showed the importance of approaching the research topic from its conceptual construction to the possibilities of confrontation that would give rise to economic, political, historical, sociocultural and above all environmental relationships. The students produced materials during the process that expressed the construction of the knowledge carried out in the process, which allowed them to follow the learning process, understanding how the next step could be approached without creating gaps that would make it impossible to construct the arguments offered in the course. route. Among the educational products produced in the course of the research, the workshop “Building Ideas” served as an indicative for the discussion of the consumer society, brought, among other strategies, the Ecological Footprint as a resource for reflection and the SWOT analysis as a planning tool to replicate the workshop in other spaces and the “Consuming Ideias” Podcast that addressed various topics from the perspective of sustainable consumption, strengthening the dialogue between different actors in the region, presenting a direct relationship with the students' experiences. The latter represented an approximation between the school and the community and allowed the dialogue to be brought closer to those who most need to fight in favor of sustainability and the right social conditions.
Keywords: Consumo sustentável
Hábitos de consumo
Diálogo
Oficina
Podcast
Sustainable consumption
Consumption habits
Dialogue
Workshop
Podcast
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
Citation: LIMA, Victória Benício. Caminhos do desenvolvimento sustentável: proposta para a reflexão sobre a cultura do consumo, 2022, 85 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1597
Issue Date: 17-Aug-2022
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