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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Avaliação didática dos livros do sexto e sétimo anos da série Computação Fundamental
???metadata.dc.creator???: Mascarenhas, Emanuele Alexandre de França 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bittencourt, Roberto Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: Há décadas, a educação em computação para criança se jovens teve seus primeiros passos. Desde então, varias iniciativas propõem introduzir o ensino de computação nas escolas, e muitas escolas no Brasil e no mundo têm incluído a computação na educação básica. Um desafio de implementação e a escassez de currículos de computação completos e coerentes para o ensino fundamental. Apesar dos referenciais curriculares nacionais e internacionais existentes, faltam materiais didáticos, preferencialmente, avaliados. Em qualquer área do conhecimento, o livro didático é de suma importância, servindo como um guia para os professores em sala de aula. Livros de qualidade fazem diferença significativa na aprendizagem dos estudantes. Entre 2019 e 2020, foi desenvolvida a série de livros Computação Fundamental, que é baseada em padrões dos referenciais curriculares da CSTA. Os livros, do sexto ao nono anos do Ensino Fundamenta lII, oferecem mais que mera instrução do uso de computadores, mas abordam conhecimentos de Ciência da Computação, com planos de aula, atividades e exercícios. Os livros estão disponíveis em português e com licença Creative Commons, em versões para os professores e para os estudantes. O objetivo desse trabalho foi avaliar, da perspectiva de professores, os livros didáticos do sexto e sétimo anos da série Computação Fundamental, com foco na qualidade dos materiais didáticos, analisando a adequação ao do conteúdo a idade e desenvolvimento do publico ao qual se destina e a qualidade dos recursos instrucionais. Primeiramente, foi realizada a avaliação do livro do sexto ano, denominado Computação e Eu. Doze avaliadores, dentre pesquisadores da área de Educação em Computação e estudantes de Licenciatura em Computação, responderam aos questionários desenvolvidos com base nos padrões de avaliação do Projeto 2061e da rubrica TEC. Os questionários foram compostos pelas categorias Substância, Sofisticação, Design Educacional, Acessibilidade do Professor, Equidade e Conteúdo, com questões quantitativas e qualitativas. Em seguida, o livro do sétimo ano, Computação e Comunidade, foi avaliado por quatorze avaliadores, dentre pesquisadores da área de Educação em Computação, estudantes de Licenciatura em Computação e professores da Educação Básica. Os questionários mantiveram o mesmo padrão e categorias de avaliação. Os resultados obtidos na avaliação de ambos os livros sugerem que, de modo geral, os livros são uma boa opção para introdução dos conteúdos de computação. Como aspectos a melhorar, destacam-se a necessidade de adicionar materiais de avaliação nos livros reforçar conceitos e definições para o apoio à aprendizagem do professor e abordar melhor questões de equidade. Como aspectos positivos, pode-se destacar a abordagem em espiral, a atenção à aprendizagem significativa, os planos de aula detalhados e o incentivo à colaboração é a participação dos estudantes. A avaliação criteriosa realizada permitiu identificar os pontos positivos dos livros e também chamara atenção para seus pontos negativos. De posse deles, os autores podem melhorar os livros em uma segunda versão. Além disso, os professores interessados em usar os livros contam agora com uma avaliação detalhada de seus aspectos positivos e negativos.
Abstract: Decades ago, computing education for children and young people took its first steps. Since then, several initiatives proposed the introductin of computing education from anearlyage, and various schools in Brazil and around the world have included computing in K-12 education. One implementation challenge is thes carcity of complete and coherent computing curricula for middle school. Despite the existing national and international curriculum guidelines, there is alack of instructional materials, especially evaluated materials. In any field of knowledge, textbooks are of paramount importance,serving as a guide for teachers inclass. Quality books make a significant difference instudent learning. Between 2019 and 2020, the Computação Fundamental book series was developed, based on standards from the CSTA curriculum frameworks. The books cover from the sixth to the ninth grade of middle school, and offer more than mere instruction in the use of computers, instead addressing knowledge of Computer Science,with lesson plans and activities. Thebooks are available in Portuguese and license dunder Creative Commons, inversions for both teachers and students. The objective of this work was to evaluate, from the perspective of teachers, the sixth and seventh grade textbooks of the Computação Fundamental series, with a focus on the quality of instructional materials, analyzing the adequacy of content to the age and development of the target audience as well as the quality of instructional resources. First, an evaluation of the sixth-grade book called Computação e Eu was carried out. Twelve researchers, among Computing Education researchers and Computing Teaching students, answered surveys that were developed based on the evaluation standards of Project 2061 and the TEC rubric. The questionnaires were composed by the categories Substance, Sophistication, Educational Design, Teacher Accessibility, Equity and Content,with quantitative and qualitative questions. Then the seventh-grade book, Computação e Comunidade, was evaluated by fourteen evaluators, among Computing Education researchers, Computing Teaching students and K-12 Computing teachers. The questionnaires kept the same pattern and evaluation categories. The results obtained in the evaluation of both books suggest that, ingeneral, the books are a good option for introducing computing content. As issues for improvement, we highlight the need to add assessment materials in the books, reinforcing concepts and definitions to aid teacher learning, and the better addressing of equity issues. Positive aspects include the spiral approach, attention to meaningful learning, detailed lesson plans, and encouragement of student collaboration and participation. The careful evaluation carried out allowed us to identify the advantages of the books and also to draw attention to their drawbacks. With them in mind, authors may improve the books in a second version. In addition, teachers interested in using the books now have a detailed assessment of their positive and negative aspects.
Keywords: EnsinoFundamental
Computação
Material didático
Livro didático
Avaliação
Middle school
Computing
Instructional materials
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: MASCARENHAS, Emanuele Alexandre de França. Avaliação didática dos livros do sexto e sétimo anos da série Computação Fundamental. 2022. 235 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Tecnologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1599
Issue Date: 2-Dec-2022
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