???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1599
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMascarenhas, Emanuele Alexandre de França-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3788622377841233por
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Roberto Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6148546666142551por
dc.date.accessioned2023-12-15T14:57:20Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.citationMASCARENHAS, Emanuele Alexandre de França. Avaliação didática dos livros do sexto e sétimo anos da série Computação Fundamental. 2022. 235 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Tecnologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1599-
dc.description.resumoHá décadas, a educação em computação para criança se jovens teve seus primeiros passos. Desde então, varias iniciativas propõem introduzir o ensino de computação nas escolas, e muitas escolas no Brasil e no mundo têm incluído a computação na educação básica. Um desafio de implementação e a escassez de currículos de computação completos e coerentes para o ensino fundamental. Apesar dos referenciais curriculares nacionais e internacionais existentes, faltam materiais didáticos, preferencialmente, avaliados. Em qualquer área do conhecimento, o livro didático é de suma importância, servindo como um guia para os professores em sala de aula. Livros de qualidade fazem diferença significativa na aprendizagem dos estudantes. Entre 2019 e 2020, foi desenvolvida a série de livros Computação Fundamental, que é baseada em padrões dos referenciais curriculares da CSTA. Os livros, do sexto ao nono anos do Ensino Fundamenta lII, oferecem mais que mera instrução do uso de computadores, mas abordam conhecimentos de Ciência da Computação, com planos de aula, atividades e exercícios. Os livros estão disponíveis em português e com licença Creative Commons, em versões para os professores e para os estudantes. O objetivo desse trabalho foi avaliar, da perspectiva de professores, os livros didáticos do sexto e sétimo anos da série Computação Fundamental, com foco na qualidade dos materiais didáticos, analisando a adequação ao do conteúdo a idade e desenvolvimento do publico ao qual se destina e a qualidade dos recursos instrucionais. Primeiramente, foi realizada a avaliação do livro do sexto ano, denominado Computação e Eu. Doze avaliadores, dentre pesquisadores da área de Educação em Computação e estudantes de Licenciatura em Computação, responderam aos questionários desenvolvidos com base nos padrões de avaliação do Projeto 2061e da rubrica TEC. Os questionários foram compostos pelas categorias Substância, Sofisticação, Design Educacional, Acessibilidade do Professor, Equidade e Conteúdo, com questões quantitativas e qualitativas. Em seguida, o livro do sétimo ano, Computação e Comunidade, foi avaliado por quatorze avaliadores, dentre pesquisadores da área de Educação em Computação, estudantes de Licenciatura em Computação e professores da Educação Básica. Os questionários mantiveram o mesmo padrão e categorias de avaliação. Os resultados obtidos na avaliação de ambos os livros sugerem que, de modo geral, os livros são uma boa opção para introdução dos conteúdos de computação. Como aspectos a melhorar, destacam-se a necessidade de adicionar materiais de avaliação nos livros reforçar conceitos e definições para o apoio à aprendizagem do professor e abordar melhor questões de equidade. Como aspectos positivos, pode-se destacar a abordagem em espiral, a atenção à aprendizagem significativa, os planos de aula detalhados e o incentivo à colaboração é a participação dos estudantes. A avaliação criteriosa realizada permitiu identificar os pontos positivos dos livros e também chamara atenção para seus pontos negativos. De posse deles, os autores podem melhorar os livros em uma segunda versão. Além disso, os professores interessados em usar os livros contam agora com uma avaliação detalhada de seus aspectos positivos e negativos.por
dc.description.abstractDecades ago, computing education for children and young people took its first steps. Since then, several initiatives proposed the introductin of computing education from anearlyage, and various schools in Brazil and around the world have included computing in K-12 education. One implementation challenge is thes carcity of complete and coherent computing curricula for middle school. Despite the existing national and international curriculum guidelines, there is alack of instructional materials, especially evaluated materials. In any field of knowledge, textbooks are of paramount importance,serving as a guide for teachers inclass. Quality books make a significant difference instudent learning. Between 2019 and 2020, the Computação Fundamental book series was developed, based on standards from the CSTA curriculum frameworks. The books cover from the sixth to the ninth grade of middle school, and offer more than mere instruction in the use of computers, instead addressing knowledge of Computer Science,with lesson plans and activities. Thebooks are available in Portuguese and license dunder Creative Commons, inversions for both teachers and students. The objective of this work was to evaluate, from the perspective of teachers, the sixth and seventh grade textbooks of the Computação Fundamental series, with a focus on the quality of instructional materials, analyzing the adequacy of content to the age and development of the target audience as well as the quality of instructional resources. First, an evaluation of the sixth-grade book called Computação e Eu was carried out. Twelve researchers, among Computing Education researchers and Computing Teaching students, answered surveys that were developed based on the evaluation standards of Project 2061 and the TEC rubric. The questionnaires were composed by the categories Substance, Sophistication, Educational Design, Teacher Accessibility, Equity and Content,with quantitative and qualitative questions. Then the seventh-grade book, Computação e Comunidade, was evaluated by fourteen evaluators, among Computing Education researchers, Computing Teaching students and K-12 Computing teachers. The questionnaires kept the same pattern and evaluation categories. The results obtained in the evaluation of both books suggest that, ingeneral, the books are a good option for introducing computing content. As issues for improvement, we highlight the need to add assessment materials in the books, reinforcing concepts and definitions to aid teacher learning, and the better addressing of equity issues. Positive aspects include the spiral approach, attention to meaningful learning, detailed lesson plans, and encouragement of student collaboration and participation. The careful evaluation carried out allowed us to identify the advantages of the books and also to draw attention to their drawbacks. With them in mind, authors may improve the books in a second version. In addition, teachers interested in using the books now have a detailed assessment of their positive and negative aspects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2023-12-15T14:57:20Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Emanuele Alexandre de França Mascarenhas.pdf: 3608950 bytes, checksum: 1478c711205c44acf02b9823cb12aed4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-15T14:57:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Emanuele Alexandre de França Mascarenhas.pdf: 3608950 bytes, checksum: 1478c711205c44acf02b9823cb12aed4 (MD5) Previous issue date: 2022-12-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE TECNOLOGIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinoFundamentalpor
dc.subjectComputaçãopor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectMiddle schooleng
dc.subjectComputingeng
dc.subjectInstructional materialseng
dc.subject.cnpqCIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleAvaliação didática dos livros do sexto e sétimo anos da série Computação Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - Emanuele Alexandre de França Mascarenhas.pdfDISSERTAÇÃO - Emanuele Alexandre de França Mascarenhas3.52 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.