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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagens ancestrais desenhadas por corpos-territórios de crianças em casas de candomblé da Nação Angola Muxicongo
???metadata.dc.creator???: Conceição , Ailma (Muzakiri) da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Miranda, Eduardo Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho propõe analisar os elementos gráficos visuais desenhados pelos corpos-territórios de crianças de identidades afro-brasileiras que convivem nos espaços de um terreiro de candomblé da Nação Angola Muxicongo, localizado na cidade de Salvador, Bahia. Para isso, tenciono responder a seguinte problemática: de que forma os corpos-territórios de crianças da nação Angola Muxicongo repercutem as aprendizagens Ancestrais ritualizadas em suas produções desenhísticas? Apresento como objetivo geral compreender como os corpos-territórios de crianças de terreiro repercutem as aprendizagens Ancestrais ritualizadas em suas produções desenhísticas. Como objetivos específicos, apresento: cartografar a história do Desenho Infantil e sua correlação com a Educação nos Terreiros; investigar através dos desenhos das crianças da nação Angola Muxicongo a presença dos saberes ancestrais projetados em seus corpos-territórios; identificar a importância da contribuição afro-brasileira para a construção dos valores civilizatórios presentes nos desenhos infantis. Ao trabalharmos com o fenômeno de investigação, que são as crianças que fazem parte dos espaços do terreiro de candomblé, é relevante compreendermos como esses locais possuem um rico legado ancestral africano que constrói a identidade cultural dessas crianças e evidenciam valores identitários de pertença e apropriação da história do nosso povo. Esse legado Ancestral é constituído através de mitos, símbolos e oralidade. O desenho abordado nesse trabalho busca compreender como os corpos-territórios dessas crianças constituem suas identidades e as exteriorizam através das imagens que são traçadas e rabiscadas a lápis, papel e fotografia. Nessa conjuntura, percorre-se as categorias Desenho de Criança, Educação nos Terreiros, Educação Decolonial, Corpo-Território, e Legado Africano, associados à metodologia da sociopoética. Para tal, a base metodológica nos possibilita a convivência direta nos espaços de estudo, valorizando o imaginário e os corpos dessas crianças como produtores de conhecimentos. Dessa forma, permite a realização de oficinas para entender como as crianças através de seus olhares traçam as suas histórias culturais e as representações simbólicas existentes nos espaços de um terreiro de candomblé.
Abstract: This work proposes to analyze the visual graphic elements drawn by bodies- territories of children with Afro-Brazilian identities who live in the spaces of a Candomblé terreiro of the Angola Muxicongo Nation, located in the city of Salvador, Bahia. To this end, I intend to answer the following problem: how do bodies- territories of children from the Angola Muxicongo nation pass on learning Ancestors ritualized in their drawing productions? I present as objective general understanding of how the bodies-territories of terreiro children reflect the Ancestral learning ritualized in their drawing productions. As objectives specific, I present: mapping the history of Children's Drawing and its correlation with Education in Terreiros; investigate through the drawings of children from the nation of Angola Muxicongo the presence of ancestral knowledge projected into their bodies-territories; identify the importance of the Afro-Brazilian contribution to the construction of values civilizations present in children’s drawings. When working with the phenomenon of research, which are the children who are part of the Candomblé terreiro spaces, It is important to understand how these places have a rich ancestral legacy that builds the cultural identity of these children and highlights values identity of belonging and appropriation of the history of our people. This ancestral legacy It is constituted through myths, symbols and orality. The design discussed in this work seeks to understand how the bodies-territories of these children constitute their identities and externalize them through images that are traced and scribbled in pencil, paper and photography. At this juncture, the categories Children's Drawing, Education in Terreiros, Decolonial Education, Body-Territory, and African Legacy, associated with the methodology of sociopoetics. To this end, the methodological basis allows us to direct coexistence in study spaces, valuing the imagination and bodies of these children as producers of knowledge. In this way, it allows workshops to understand how children, through their eyes, trace their stories cultural and symbolic representations existing in the spaces of a terreiro de Candomblé.
Keywords: Criança
Desenho
Educação
Terreiros
Child
Design
Education
Terreiros
???metadata.dc.subject.cnpq???: ARTES PLASTICAS::DESENHO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade
Citation: SILVA, Ailma. (Muzakiri) da Silva. Aprendizagens ancestrais desenhadas por corpos-territórios de crianças em casas de candomblé da Nação Angola Muxicongo. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade) - Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2023
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1603
Issue Date: 13-Oct-2023
Appears in Collections:Coleção UEFS

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