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dc.creatorSantos, Edson da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3420938605002789por
dc.contributor.advisor1Nascimento Júnior, José Vieira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8970842282202972por
dc.date.accessioned2023-12-19T20:36:19Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Edson da Silva. Análise de sequências didáticas sobre o continente antártico a partir de aspectos ligados à astronomia no 8º ano da escola básica. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1604-
dc.description.resumoOs fenômenos didáticos ligados ao aprendizado de conceitos associados ao conhecimento da dinâmica do clima e as quatro estações do ano na Antártica podem ser estar ligados ao fraco desempenho de alguns alunos na compreensão desses conceitos. Um dos problemas que encaminham a esse quadro, no que diz respeito às habilidades interpretativas deles, ocorre por causa da prática e das escolhas didáticas dos professores quando ensinam geografia. Um dos objetivos desse projeto foi provocar uma reflexão sobre os problemas de formação de conceitos geográficos ligados à Astronomia nos alunos, bem como sobre a formação de professores do 4º ciclo do Ensino Fundamental. Nessa problemática de pesquisa, o objetivo de entender a mudança de estatuto das representações para a definição, teoremas geométricos, hipóteses e conclusão, apontamos a necessidade de construir situações se ensino-aprendizagem que contemplem o aspecto da importância mobilização dos registros de representação figural geométrico e de linguagem natural em maquetes para a compreensão de conceitos em geográficos, apoiando-se na metodologia da Engenharia Didática e na Teoria das Situações Didáticas. A hipótese de que a atividade de formulação é crucial para a aquisição de conhecimentos e resolução de problemas de geometria e Astronomia está ligada a essa apreensão, tendo a construção de situações didáticas um papel crucial para conduzir os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos na aquisição de habilidade geométricas. Considerando os obstáculos epistemológicos levantados na literatura, desenvolvemos quatro sequências didáticas com seus respectivos produtos educacionais. Nos resultados, a análise a posteriori, mostra que as atividades se desenvolveram, no decorrer do desenvolvimento das sequências didáticas, em um processo de aprendizagem por meio de discussões e distinção entre definição e as características da região antártica em associação com os registros de representação, estabelecendo o conceito de fenômenos climáticos, o que pode levar a uma definição de estação do ano. A validação interna da engenharia fez-se a partir da articulação entre os estudos preliminares e a análise a priori, com as constatações feitas na análise a posteriori, parcialmente presente nesta dissertação. Nela, foram constatadas dificuldades relacionadas à administração das atividades desenvolvidas e aos processos de aquisição de certos conhecimentos, especialmente aquelas que demandam dos alunos a organização de esquemas de demonstração e a coordenação de diferentes registros de representação ligadas ao tratamento dos conhecimentos no tema estudado. Essas dificuldades decorrem, principalmente, de lacunas apresentadas no modelo didático dominante da instituição quanto ao modo de exposição do tema livro didático, e na forma de avaliação do aprendizado, que não privilegia demonstrações dissertativas.por
dc.description.abstractThe didactic phenomena linked to the learning of concepts associated with knowledge of climate dynamics and the four seasons in Antarctica may be linked to the poor performance of some students in understanding these concepts. One of the problems that leads to this situation, as far as their interpretative skills are concerned, is due to the practice and didactic choices made by teachers when teaching geography. One of the aims of this project was to provoke reflection on the problems of forming geographical concepts linked to astronomy in students, as well as on the training of 4th cycle elementary school teachers. In this research problem, the objective of understanding the change in the status of representations for definition, geometric theorems, hypotheses and conclusion, we pointed out the need to build teaching-learning situations that take into account the aspect of the importance of mobilizing the geometric figural and natural language representation registers in models for the understanding of geographical concepts, based on the methodology of Didactic Engineering and the Theory of Didactic Situations. The hypothesis that the activity of formulation is crucial to the acquisition of knowledge and problem solving in geometry and astronomy is linked to this apprehension, with the construction of didactic situations playing a crucial role in leading 8th grade students to a better understanding of the concepts involved in the acquisition of geometric skills. Considering the epistemological obstacles raised in the literature, we developed four didactic sequences with their respective educational products. In the results, the a posteriori analysis shows that the activities developed, during the didactic sequences, in a learning process through discussions and distinction between the definition and characteristics of the Antarctic region in association with the representation records, establishing the concept of climatic phenomena, which can lead to a definition of the season. The internal validation of the engineering was based on the articulation between the preliminary studies and the a priori analysis, with the findings made in the a posteriori analysis, partially present in this dissertation. In this analysis, difficulties were found related to the management of the activities developed and the processes of acquiring certain knowledge, especially those that require students to organize demonstration schemes and coordinate different registers of representation linked to the treatment of knowledge on the subject studied. These difficulties stem mainly from shortcomings in the institution's dominant didactic model in terms of the way the subject is presented in the textbook, and in the way, learning is assessed, which does not favor dissertative demonstrations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2023-12-19T20:36:19Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Edson da Silva Santos.pdf: 3615205 bytes, checksum: 42669222a0a32d634963094e3f8cf291 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-19T20:36:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Edson da Silva Santos.pdf: 3615205 bytes, checksum: 42669222a0a32d634963094e3f8cf291 (MD5) Previous issue date: 2023-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Astronomiapor
dc.subjectAntárticapor
dc.subjectQuatro estaçõespor
dc.subjectSituações didáticaspor
dc.subjectObstáculospor
dc.subjectTeaching astronomyeng
dc.subjectAntárcticaeng
dc.subjectFour seasonseng
dc.subjectDidactic situationseng
dc.subjectObstacleseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAnálise de sequências didáticas sobre o continente antártico a partir de aspectos ligados à astronomia no 8º ano da escola básicapor
dc.typeDissertaçãopor
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