???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1607
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação dos elementos químicos: astronomia contextualizando a Tabela Periódica
???metadata.dc.creator???: Pinho, Janildes Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ragni, Ana Carla Peixoto Bitencourt
First advisor-co: Pereira , Marildo Geraldête
???metadata.dc.description.resumo???: A Tabela Periódica é uma ferramenta pedagógica imprescindível para o entendimento de diversos conceitos abordados na disciplina de Química. Entretanto, observa-se que o ensino desse conteúdo prioriza o conceitual por meio de memorizações, o que não contribui para um engajamento dos estudantes durante as aulas. Frente a este cenário, utilizando uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, este trabalho teve como objetivo relacionar Astronomia e Química por meio de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada na Tabela Periódica e, desta forma, promover um ensino mais dinâmico e motivador, possibilitando a construção ativa do conhecimento. A temática escolhida para fazer essa relação é a Origem dos Elementos Químicos, por meio do estudo do átomo, nucleossíntese primordial (Big Bang), nucleossíntese estelar e raios cósmicos. Com esse propósito, foram desenvolvidas intervenções práticas visando um ensino problematizador e investigativo, a fim de contribuir na formação do senso crítico e científico dos estudantes. As ações foram realizadas no Colégio Estadual José Ferreira Pinto, na cidade de Feira de Santana- Ba, com turmas do 1º ano do Ensino Médio. Os produtos educacionais gerados por esse trabalho consistem em uma sequência didática intitulada “Origem dos Elementos Químicos: Astronomia e Tabela Periódica” e o jogo de tabuleiro “Trilha Cósmica”, juntamente com material de apoio formado pelo Kit didático “Quarks: Compreendendo a Constituição da Matéria”. Os resultados da intervenção pedagógica, baseados em uma análise qualitativa, mostraram uma maior participação dos estudantes nas aulas de Química, bem como apropriação de vocabulário e conteúdo referentes à temática Formação dos Elementos Químicos, relacionando-a com a Tabela Periódica.
Abstract: The Periodic Table is an essential pedagogical tool for understanding various concepts covered in the Chemistry discipline. However, it is observed that the teaching of this content prioritizes the conceptual through memorization, which does not contribute to student engagement during classes. Faced with this scenario, using a pedagogical intervention type research, this work aimed to relate Astronomy and Chemistry through an interdisciplinary approach and contextualized in the Periodic Table and, in this way, promote a more dynamic and motivating teaching, enabling the active construction of knowledge. The theme chosen to make this relationship is the Origin of Chemical Elements, through the study of the atom, primordial nucleosynthesis (Big Bang), stellar nucleosynthesis and cosmic rays. For this purpose, practical interventions were developed aiming at problematizing and investigative teaching, in order to contribute to the formation of students' critical and scientific sense. The actions were carried out at State School José Ferreira Pinto, in the city of Feira de Santana-Ba, with 1st year high school classes. The educational products generated by this work consist of a didactic sequence entitled “Origin of Chemical Elements: Astronomy and Periodic Table” and the board game “Cosmic Trail”, together with support material formed by the didactic kit “Quarks: Understanding the Constitution of Matter". The results of the pedagogical intervention, based on a qualitative analysis, showed greater student participation in Chemistry classes, as well as the appropriation of vocabulary and content relating to the topic of Formation of Chemical Elements, relating it to the Periodic Table.
Keywords: Tabela Periódica
Astronomia
Contextualização
Interdisciplinaridade
Periodic Table
Astronomy
Contextualization
Interdisciplinarity
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Astronomia
Citation: PINHO, Janildes Silva. A formação dos elementos químicos: astronomia contextualizando a Tabela Periódica. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1607
Issue Date: 17-Aug-2032
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO - Janildes Silva Pinho.pdfDissertação - Janildes Silva Pinho9.67 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.