???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1608
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mostra de astronomia: um instrumento de divulgação científica e tecnológica na educação básica
???metadata.dc.creator???: Silva, Edgar Gomes da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Poppe, Paulo César da Rocha
???metadata.dc.description.resumo???: A oferta de atividades experimentais concomitantes com os conteúdos teóricos motiva os estudantes e facilita o processo de ensino-aprendizagem. A participação é enriquecida quando a vivência experimental é casada com o conteúdo estudado. De maneira recíproca, ao realizar um experimento, o estudante é motivado a adqui- rir os conhecimentos teóricos que explicam os fenômenos observados. As Feiras de Ciências, como tema deste trabalho dissertativo, se enquadram nessa perspectiva e representam verdadeiros espaços pedagógicos para aprendizagens múltiplas, estimulam e propiciam ao estudante uma imersão em atividades investigativas, científicas e tecnológicas, que ultrapassam as perspectivas esperadas apenas nos livros didáticos. Podem e devem ser encaradas como um veículo conceitual de transformação em sala de aula, levando o atual ensino de Ciências, livresco e baseado no ato de decorar, para um outro patamar de prática pedagógica. Portanto, entendendo as Feiras de Ciências como espaços de interação social, de cooperação e de desafios que facilitem a evolução de concepções espontâneas sobre a Ciência e a formação de conceitos científicos, o Produto Técnico Educacional (PTE) vinculado a este trabalho foi uma pagina online (site)1, com os resultados que foram obtidos durante a realização de uma Mostra de Astronomia no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, com 9 turmas da 1ª série do novo ensino médio regular, localizado na cidade de Tucano-BA. Com isso, foi possível observar que trata-se de uma atividade pedagógica que possibilitou aos discentes um exercício de pesquisa científica, elaborando e interpretando textos para apresentação em público, oralidade, postura, criatividade entre outros, tal qual são condizentes com as competências e habilidades reiteiradas pela BNCC. Tratando-se de uma atividade exitôsa e interdisciplinarmente contextualizada.
Abstract: The offer of experimental activities concomitant with theoretical content motivates students and facilitates the teaching-learning process. Participation is enriched when the experimental experience is combined with the content studied. Conversely, when carrying out an experiment, the student is motivated to acquire theoretical knowledge that explains the observed phenomena. Science Fairs, as the theme of this dissertation, they fit into this perspective and represent true peda- gogical spaces for multiple learning, stimulating and providing the student with an immersion in investigative, scientific and technological activities, which go beyond the perspectives expected only in textbooks. They can and should be seen as a conceptual vehicle for transformation in the classroom classroom, taking current Science teaching, bookish and based on the act of memorizing, to another level of pedagogical practice. Therefore, understanding Science Fairs as spaces for social interaction, cooperation and challenges that facilitate the evolution of spontaneous conceptions about Science and the formation of scientific concepts, the Educational Technical Product (PTE) linked to this work was an online page (site)2, with the results that were obtained during the holding of an Astronomy Exhibition at the Luis Eduardo Magalhães State School, with 9 1st grade classes of the new regular high school, located in the city of Tucano-BA. With this, it was possible to ob- serve that it is a pedagogical activity that it enabled students to exercise scientific research, preparing and interpreting texts for public presentation, orality, posture, creativity, among others, as are consistent with the skills and abilities reiterated by BNCC. This is a successful and interdisciplinary contextualized activity.
Keywords: Astronomia
Feira de Ciências
Escola
Interdisciplinaridade
Astronomy
Science fair
School
Interdisciplinarity
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Astronomia
Citation: SILVA, Edgar da Silva. Mostra de astronomia: um instrumento de divulgação científica e tecnológica na educação básica. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1608
Issue Date: 18-Aug-2023
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - EDGAR GOMES DA SILVA.pdfDissertação - Edgar Gomes da Silva17.45 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.