Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Marli Santana dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4255049442308417por
dc.contributor.advisor1Freitas, Dagoberto da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0912018927389647por
dc.date.accessioned2024-01-12T12:49:14Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Marli Santana dos. Uso do Instagram como ferramenta de ensino de astronomia no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola de da rede pública de Feira de Santana-Ba. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1610-
dc.description.resumoEsta dissertação tem o intuito de utilizar o Instagram como ferramenta de ensino e aprendizagem de Astronomia relacionado com os conteúdos didáticos do Ensino Médio, compreendendo como auxiliar o professor a fazer essa relação, possibilitando aos alunos uma melhor visualização desses conteúdos na prática, tendo a Astronomia como ponto de partida. O referido trabalho possibilita que os envolvidos possam compreender, relacionar e interagir, através do Instagram, por meio de diversos temas que envolve a Astronomia e sua relação com os conteúdos didáticos do Ensino Médio, no qual serão publicados através de posts, stories, comentários, quiz e reels, proporcionando, além disso, o compartilhamento de informações que envolva a relação entre os conteúdos didáticos e a Astronomia. E, para compreender o uso dessa rede social na educação, foram utilizados como métodos: Pesquisas Bibliográficas e Revisão de Literatura, para verificar os principais aspectos necessários para o uso do Instagram; Pesquisa de Opinião, para verificar a importância da utilização do Instagram como uma ferramenta para aprendizagem de Astronomia; Uma parte quantitativa que compôs-se na aplicação de um questionário contendo dez questões de múltipla escolha, possibilitando compreender a viabilidade na continuidade desse trabalho; Uma pesquisa qualitativa fundamentada na aplicação de um questionário com três questões dissertativas, analisando o conhecimento prévio dos alunos em relação ao tema Astronomia e sua relação com o cotidiano. O produto educacional vinculado a este trabalho é a produção de uma conta no Instagram denominada “@astronomiaconectada”, que serve de ambiente para publicação dos objetos educacionais criados com a finalidade de que os professores, alunos e o público em geral, possam estar conectados com o propósito de dinamizar o processo de ensino e aprendizado. Este trabalho possibilita uma nova maneira de produzir o conhecimento, fazendo uso de uma rede social, Instagram, como uma ferramenta essencial para alcançar uma aprendizagem mais significativa e prática frente ao aprendizado de Astronomia conectado a outros saberes.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to use Instagram as a teaching and learning tool for Astronomy related to high school teaching content, understanding how to help the teacher to make this relationship, enabling students to better visualize these contents in practice, having Astronomy as a starting point. This work allows those involved to understand, relate and interact, through Instagram, through various themes involving Astronomy and its relationship with high school teaching content, which will be published through posts, stories, comments, quiz and reels, also providing the sharing of information involving the relationship between teaching content and Astronomy. And, to understand the use of this social network in education, the following methods were used: Bibliographic Research and Literature Review, to verify the main aspects necessary for the use of Instagram; Opinion Survey, to verify the importance of using Instagram as a tool for learning Astronomy; A quantitative part that consisted of the application of a questionnaire containing ten multiple-choice questions, making it possible to understand the feasibility of continuing this work; A qualitative research based on the application of a questionnaire with three essay questions, analyzing the students' prior knowledge regarding the topic of Astronomy and its relationship with everyday life. The educational product linked to this work is the production of an Instagram account called “@astronomiaconectada”, which serves as an environment for publishing educational objects created with the aim that teachers, students and the general public can be connected with the purpose of streamlining the teaching and learning process. This work enables a new way of producing knowledge, using a social network, Instagram, as an essential tool to achieve more meaningful and practical learning in relation to Astronomy learning connected to other knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2024-01-12T12:49:14Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO - MARLI SANTANA DOS SANTOS.pdf: 7554527 bytes, checksum: 158fc7a8eda67dabcaa14dae643e97dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-12T12:49:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO - MARLI SANTANA DOS SANTOS.pdf: 7554527 bytes, checksum: 158fc7a8eda67dabcaa14dae643e97dd (MD5) Previous issue date: 2023-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectConteúdos Didáticospor
dc.subjectConectadospor
dc.subjectInstagrameng
dc.subjectAstronomyeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectDidactic contentseng
dc.subjectConnectedeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.titleUso do Instagram como ferramenta de ensino de astronomia no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola de da rede pública de Feira de Santana-Bapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO - MARLI SANTANA DOS SANTOS.pdfDissertação - Marli Santana dos Santos7,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.