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dc.creatorOliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1182327772314174por
dc.contributor.advisor1Laranjeira, Denise Helena Pereira-
dc.date.accessioned2015-08-04T13:47:58Z-
dc.date.issued2015-03-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos Adriano da Silva. Minha pele é linguagem, e a leitura é toda sua (nossa): representações de professores/as sobre a Lei n° 10.639/2003 em Amargosa – BA. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/161-
dc.description.resumoEsta dissertação problematizou as representações de professores/as sobre os desdobramentos da Lei n° 10.639/2003 em Amargosa- BA. A referida lei altera a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura AfroBrasileira", e dá outras providências. A investigação teve por objetivo compreender as representações dos/as professores/as participantes da Pós-Graduação lato senso em História da África, da Cultura Negra e do Negro no Brasil (CFP/UFRB), acerca dos desdobramentos da Lei nº 10.639/2003 nas escolas da rede municipal de ensino em Amargosa-BA. Os sujeitos da pesquisa são sete professores/as atuantes no nível da educação básica, com formação específica na área da educação das relações étnico-raciais, integrantes da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa-BA. Utilizamos a abordagem qualitativa mediada pela análise de conteúdos (BARDIN, 1977), e a concepção de pesquisa reivindicatória/participativa (CRESWELL, 2010). Os instrumentos para produção de dados foram a análise documental, questionários e grupos focais (BOURDIEU, 1997; LAVILLE e DIONNE, 2007; GATTI, 2005; DIAS, 2000; DAL’IGNA, 2012). Os procedimentos estão em consonância com o enfoque epistemológico dos Estudos Culturais, em diálogo com a categoria de análise das representações (HALL, 2013; FANON, 2008; BHABHA, 2011 e 2013; WORTMANN, 2001). Os resultados da pesquisa ressaltaram o silenciamento das questões que envolvem a educação das relações étnico-raciais no Plano Municipal de Educação de Amargosa (2007), corroborando com as produções políticas cegas à cor, e as decorrências de uma história mal contada. Os sujeitos da pesquisa enfatizaram o poder de armas representativas como a necessidade de reescrever a história dos povos negros nos livros didáticos, as tensões em torno da ação política de professores/as e a inclusão de uma disciplina específica na educação básica para o trato com a educação das relações étnico-raciais. Também problematizam a imposição de lugares comuns, inferiorizados e hierarquizados, na cultura. O estudo revela as representações de professores/as marcadas por uma sede de institucionalizar a Lei n° 10.639/2003 na esfera da Secretaria Municipal de Educação em Amargosa-BA como mecanismo de enfrentamento do racismo a partir do contexto. Por fim, destacamos limites e possibilidades do estudo, em especial o potencial da Lei nº 10.639/2003 atrelada a perspectiva de negociação multi/intercultural, quando refletimos sobre a necessidade de formação de qualidade para o trato com a educação das relações étnico-raciais, bem como as implicações para efetivar uma política cultural de respeito à diferença, que supere as narrativas de desmobilização e leituras essencialistas em torno da questão.por
dc.description.abstractThis dissertation conceptualized representations of teachers/as on the developments of Law 10.639/2003 in Amargosa- BA. The law amends the Law 9.394, of December 20, 1996, which establishes the guidelines and bases of national education, to include in the official curriculum of the Education Network mandating the theme "History and Afro-Brazilian Culture", and gives other provisions. The research aimed to understand the representations of the teacher participants the broad sense Graduate in History of Africa, Black Culture and Black in Brazil (CFP/UFRB), about the consequences of Law 10.639/2003 in municipal schools teaching in Amargosa, Bahia. The research subjects are seven teachers the acting at the level of basic education, with specific training in the education of ethnic-racial relations, members of municipal schools in the city of Amargosa, Bahia. We used a qualitative approach mediated by content analysis (BARDIN, 1977), and the design of vindicatory/participatory research (CRESWELL, 2010). The tools for production data were document analysis, questionnaires and focus groups (BOURDIEU, 1997; LAVILLE and DIONNE, 2007; GATTI, 2005; DIAS, 2000; DAL'IGNA, 2012). The procedures are consistent with the epistemological approach of cultural studies, in dialogue with the rank analysis of representations (HALL 2013; FANON, 2008; BHABHA, 2011 and 2013; WORTMANN, 2001). The survey results highlighted the silencing of the issues surrounding the education of ethnic-racial relations in the Municipal Plan of Amargosa Education (2007), corroborating the blind policy productions to color, and the moves of a poorly told story. The subjects emphasized the power of representative weapons and the need to rewrite the history of black people in textbooks, tensions around the political action of teachers/as and the inclusion of a specific subject in basic education for dealing with education of ethnic-racial relations. Also question the imposition of commonplace, inferior and hierarchical, culture. The study reveals the representations of teachers/as marked by a thirst for institutionalizing Law 10.639/2003 in the sphere of the Municipal Education Amargosa-BA as racism coping mechanism from the context. Finally, we highlight the limits and possibilities of the study, in particular the potential of Law 10.639/2003 linked the prospect of negotiating multi/intercultural, when we reflect on the need for quality training for dealing with the education of ethnic-racial relations, and the implications to effect a cultural policy of respect for differences, which overcomes the demobilization of narratives and essentialist readings around the issue.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Bastos (verena@uefs.br) on 2015-08-04T13:47:58Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Carlos Adriano (1).pdf: 1361500 bytes, checksum: fc82eea18389a5199bf6348e17434cc9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-08-04T13:47:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Carlos Adriano (1).pdf: 1361500 bytes, checksum: fc82eea18389a5199bf6348e17434cc9 (MD5) Previous issue date: 2015-03-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLei n° 10.639/2003por
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectLaw 10.639/2003eng
dc.subjectRepresentationseng
dc.subjectEthnic-racial relationseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMinha pele é linguagem, e a leitura é toda sua (nossa): representações de professores/as sobre a lei n° 10.639/2003 em Amargosa – Bapor
dc.typeDissertaçãopor
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