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dc.creatorAlmeida, Franciskely Eloy-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4502393820230490por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Solange Lucas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0047042779530990por
dc.date.accessioned2024-02-20T14:26:22Z-
dc.date.issued2021-09-16-
dc.identifier.citationALMEIDA, Franciskely Eloy. A sala de recursos multifuncionais na percepção dos estudantes com deficiência. 2021. 94 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1621-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), tendo como objetivo geral compreender as percepções dos estudantes com deficiência acerca das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em três escolas municipais de Feira de Santana. Os objetivos específicos são: discutir os documentos oficiais voltados para a SRM e o AEE, identificando as aproximações e distanciamentos em relação à realidade escolar; verificar, através de uma análise compreensiva-interpretativa das narrativas, se os estudantes com deficiência consideram as SRM como um lugar de promoção de aprendizagens e de construção de identidades; e caracterizar, através da percepção dos estudantes com deficiência, os limites e possibilidades que as SRM oferecem quanto ao atendimento as suas necessidades. Com essa intenção, buscou-se responder a seguinte questão central: “como os estudantes com deficiência, do ensino fundamental da rede municipal de Feira de Santana, percebem as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE)?”. O suporte teórico da pesquisa foi pautado nos estudos de Lev Vygotsky e outros estudiosos da temática e, para o seu desenvolvimento, a opção metodológica foi por uma abordagem qualitativa, com base em narrativas, na busca de apreender o sentido da experiência dos sujeitos, abrindo espaço para a expressão de sua subjetividade. Os sujeitos pesquisados foram doze estudantes com deficiência de três escolas municipais. A partir das entrevistas narrativas, ficou constatado que, embora as SRM tenham uma função importante para a inclusão e a aprendizagem desses estudantes, ainda existem equívocos quanto ao seu papel e há um distanciamento entre o que está na lei e a realidade encontrada no AEE oferecido nesses espaços educativos.por
dc.description.abstractThis work has as its theme the Multifunctional Resource Rooms (SRM), with the general objective to understand the perceptions of students with disabilities about the Multifunctional Resource Rooms (SRM) and the Specialized Educational Service (AEE) in three municipal schools in Feira de Santana. The specific objectives are: to discuss the official documents related to the SRM and the AEE, identifying the approximations and distances in relation to the school reality; to verify, through a comprehensive-interpretative analysis of the narratives, if students with disabilities consider MRS as a place for promoting learning and building identities; and characterize, through the perception of students with disabilities, the limits and possibilities that the MRS offer in terms of meeting their needs. With this intention, we sought to answer the following central question: "how do students with disabilities, from elementary school in the municipal network of Feira de Santana, perceive the Multifunctional Resource Rooms (SRM) and the Specialized Educational Service (AEE)?". The theoretical support of the research was based on the studies of Lev Vygotsky and other scholars on the subject and, for its development, the methodological option was for a qualitative approach, based on narratives, in an attempt to apprehend the meaning of the subjects' experience, opening space for the expression of their subjectivity. The researched subjects were twelve students with disabilities from three municipal schools. From the narrative interviews, it was found that, although the MRS play an important role in the inclusion and learning of these students, there are still misunderstandings about their role and there is a gap between what is in the law and the reality found in the AEE offered in these educational spaces.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luis Ricardo Andrade da Silva (lrasilva@uefs.br) on 2024-02-20T14:26:22Z No. of bitstreams: 1 Dissertação 20.02.24.pdf: 1348435 bytes, checksum: 69abba023cd25b5b9794efcc2118f302 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T14:26:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação 20.02.24.pdf: 1348435 bytes, checksum: 69abba023cd25b5b9794efcc2118f302 (MD5) Previous issue date: 2021-09-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectEstudantes com deficiênciaspor
dc.subjectMultifunctional resource roomeng
dc.subjectSpecialized educational serviceeng
dc.subjectStudents with disabilitieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleA sala de recursos multifuncionais na percepção dos estudantes com deficiênciapor
dc.typeDissertaçãopor
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