???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1630
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Designing and evaluating a computational thinking and computing attitudes instrument for educational purposes
Other Titles: Projetando e avaliando um instrumento de pensamento computacional e atitudes computacionais para fins educacionais
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Eduardo Carneiro de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bittencourt, Roberto Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: Pensamento Computacional (PC) é um conjunto de processos de pensamentos usados por cientistas da computação para elaborar problemas e soluções. Considerando que as habilidades tipicamente associadas ao PC, como abstração e pensamento algorítmico, são consideradas muito necessárias para a sociedade do século XXI, temos visto várias discussões sobre a necessidade de apresentar o PC para a comunidade educacional. Um aspecto crucial nesse sentido é das percepções que os estudantes possuem sobre PC e sobre Computação de forma geral. Diversos estudos foram realizados para avaliar as atitudes dos estudantes em relação à Computação. Entretanto, a avaliação da compreensão de PC e das percepções sobre Computação no ensino superior, e particularmente nos cursos de licenciatura, ainda não foi totalmente explorada. A maioria dos instrumentos atuais não é focada para educadores ou não é projetada para cobrir tanto PC quanto Computação. Neste trabalho, nosso objetivo foi projetar e avaliar um questionário sobre as percepções de Pensamento Computacional e Computação para estudantes do ensino superior. Nosso trabalho focou em avaliar se o instrumento tem potencial para capturar os aspectos envolvidos em cinco categorias: 1) compreensão de PC, 2) aplicação de PC na sala de aula, 3) confiança para aprender Computação, 4) interesse por Computação, 5) percepções da utilidade da Computação. Depois de aplicar o instrumento em duas fases, nós calculamos sua confiabilidade e usamos a análise fatorial confirmatória para medir a sua validade. Os resultados sugerem que o instrumento é confiável e válido. Portanto, pesquisadores e educadores podem aplicar o nosso questionário para avaliar as impressões de Pensamento Computacional e atitudes em relação à Computação dos estudantes em contextos educacionais.
Abstract: Computational Thinking (CT) is a set of thinking processes used by computer scientists to formulate problems and describe solutions. Given that the skills typically associated with CT, such as abstraction and algorithmic thinking, are largely demanded for the 21st century, there have been several claims on the need to introduce CT to the educational community. One crucial aspect in this regard is the perceptions that students hold on the subject as well as on Computing in general. Various studies have been carried out to measure students' attitudes towards Computing. However, assessing the understanding of CT and Computing attitudes in undergraduate education, and particularly in teacher education, has not been fully explored yet. Most current instruments are either not aimed at educators or not designed to cover elements related to both CT and Computing. In this work, our goal was to design and evaluate a survey instrument on perceptions of CT and attitudes towards Computing for undergraduate students. Our work aimed to evaluate whether the instrument has potential to grasp the aspects involved in five different intended constructs: 1) understanding of CT, 2) application of CT in classroom, 3) confidence to learn Computing, 4) interest for Computing and 5) perception of Computing usefulness. After applying the instrument in two different phases, we computed its reliability and used confirmatory factor analysis results to calculate its internal validity. Results showed evidence that the instrument is both reliable and valid. Thus, researchers and educators may reuse our survey instrument to measure students' impressions of CT and Computing attitudes in educational contexts.
Keywords: Instrumento de pesquisa
Pensamento computacional
Atitudes em relação à computação
Educação em computação
Survey instrument
Computational thinking
Attitudes towards computing
Computing education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: OLIVEIRA, Eduardo Carneiro de. Designing and evaluating a computational thinking and computing attitudes instrument for educational purposes. 2021. 53 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.identifier.doi???: ORCID
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1630
Issue Date: 3-Dec-2021
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Oliveira_PPGC_2021.pdfDissertacao_Oliveira_PPGC_2021781.54 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.