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dc.creatorOliveira, Eduardo Carneiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9947749723591048por
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Roberto Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6148546666142551por
dc.date.accessioned2024-02-26T22:12:53Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eduardo Carneiro de. Designing and evaluating a computational thinking and computing attitudes instrument for educational purposes. 2021. 53 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.por
dc.identifier.doiORCIDpor
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1630-
dc.description.resumoPensamento Computacional (PC) é um conjunto de processos de pensamentos usados por cientistas da computação para elaborar problemas e soluções. Considerando que as habilidades tipicamente associadas ao PC, como abstração e pensamento algorítmico, são consideradas muito necessárias para a sociedade do século XXI, temos visto várias discussões sobre a necessidade de apresentar o PC para a comunidade educacional. Um aspecto crucial nesse sentido é das percepções que os estudantes possuem sobre PC e sobre Computação de forma geral. Diversos estudos foram realizados para avaliar as atitudes dos estudantes em relação à Computação. Entretanto, a avaliação da compreensão de PC e das percepções sobre Computação no ensino superior, e particularmente nos cursos de licenciatura, ainda não foi totalmente explorada. A maioria dos instrumentos atuais não é focada para educadores ou não é projetada para cobrir tanto PC quanto Computação. Neste trabalho, nosso objetivo foi projetar e avaliar um questionário sobre as percepções de Pensamento Computacional e Computação para estudantes do ensino superior. Nosso trabalho focou em avaliar se o instrumento tem potencial para capturar os aspectos envolvidos em cinco categorias: 1) compreensão de PC, 2) aplicação de PC na sala de aula, 3) confiança para aprender Computação, 4) interesse por Computação, 5) percepções da utilidade da Computação. Depois de aplicar o instrumento em duas fases, nós calculamos sua confiabilidade e usamos a análise fatorial confirmatória para medir a sua validade. Os resultados sugerem que o instrumento é confiável e válido. Portanto, pesquisadores e educadores podem aplicar o nosso questionário para avaliar as impressões de Pensamento Computacional e atitudes em relação à Computação dos estudantes em contextos educacionais.por
dc.description.abstractComputational Thinking (CT) is a set of thinking processes used by computer scientists to formulate problems and describe solutions. Given that the skills typically associated with CT, such as abstraction and algorithmic thinking, are largely demanded for the 21st century, there have been several claims on the need to introduce CT to the educational community. One crucial aspect in this regard is the perceptions that students hold on the subject as well as on Computing in general. Various studies have been carried out to measure students' attitudes towards Computing. However, assessing the understanding of CT and Computing attitudes in undergraduate education, and particularly in teacher education, has not been fully explored yet. Most current instruments are either not aimed at educators or not designed to cover elements related to both CT and Computing. In this work, our goal was to design and evaluate a survey instrument on perceptions of CT and attitudes towards Computing for undergraduate students. Our work aimed to evaluate whether the instrument has potential to grasp the aspects involved in five different intended constructs: 1) understanding of CT, 2) application of CT in classroom, 3) confidence to learn Computing, 4) interest for Computing and 5) perception of Computing usefulness. After applying the instrument in two different phases, we computed its reliability and used confirmatory factor analysis results to calculate its internal validity. Results showed evidence that the instrument is both reliable and valid. Thus, researchers and educators may reuse our survey instrument to measure students' impressions of CT and Computing attitudes in educational contexts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luis Ricardo Andrade da Silva (lrasilva@uefs.br) on 2024-02-26T22:12:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Oliveira_PPGC_2021.pdf: 800299 bytes, checksum: 7f02a20e8302ac5b498dd711fe14ceab (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-26T22:12:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Oliveira_PPGC_2021.pdf: 800299 bytes, checksum: 7f02a20e8302ac5b498dd711fe14ceab (MD5) Previous issue date: 2021-12-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstrumento de pesquisapor
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectAtitudes em relação à computaçãopor
dc.subjectEducação em computaçãopor
dc.subjectSurvey instrumenteng
dc.subjectComputational thinkingeng
dc.subjectAttitudes towards computingeng
dc.subjectComputing educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleDesigning and evaluating a computational thinking and computing attitudes instrument for educational purposespor
dc.title.alternativeProjetando e avaliando um instrumento de pensamento computacional e atitudes computacionais para fins educacionaispor
dc.typeDissertaçãopor
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