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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Conceptualizações de vida e de morte em notas de suicídio escritas por brasileiros no século XXI
???metadata.dc.creator???: Knoth, João Vitor 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Simões Neto, Natival Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa empreendida objetivou estudar, valendo-se do arcabouço teórico-metodológico da Linguística Cognitiva, o fenômeno de conceptualização da vida e da morte em um corpus específico, datado e localizado, de grande impacto socioemocional: notas de suicídio. Debruçando-se nos pressupostos de Lakoff e Johnson (2002 [1980]), que definem a metáfora como um importante elo entre cognição e língua, o estudo fez uma análise qualitativa dos conceitos de vida e de morte em notas de suicídio, tendo em vista que, nesse corpus, há grande exposição a respeito desses conceitos por conta de todo o contexto que envolve sua produção. As metáforas e metonímias encontradas pela pesquisa são categorizadas e analisadas para que possam elucidar aspectos linguísticos importantes para os estudos do suicídio e também possam compor uma base sólida para possíveis futuras pesquisas comparativas. A coleta do corpus desta dissertação foi feita seguindo os parâmetros apresentados por Mattos e Silva (2008), em consonância com a natureza lato sensu da pesquisa. Nesse trabalho, entende-se o termo nota em seu sentido mais amplo, ancorado nos pressupostos de Barbosa (2012) para a constituição de corpora históricos a partir da noção de Tradição Discursiva, englobando esses possíveis gêneros a partir da sua finalidade de produção. As notas derivam de reportagens virtuais que noticiaram casos de suicídio e publicaram os textos deixados pelas vítimas; esses podendo ser materializadas em diversos gêneros, como: postagens em redes sociais, bilhetes, anotações, cartas e notas em si. Observou-se, com os resultados obtidos a partir da categorização e da análise das metáforas e metonímias, que algumas foram mais proeminentes do que outras. As metáforas VIDA É VIAGEM/JORNADA e VIDA É GUERRA apareceram nas notas com bastante protagonismo, estando ligadas, sobretudo, a um viés religioso/cristão. Observou-se com recorrência o acionamento do frame de ESFORÇO a partir de distintas metáforas esquemáticas. Para a conceptualização de MORTE foi observado o espelhamento das metáforas de VIDA. A crença religiosa e as variáveis socioeconômicas foram os elementos mais expressivos na significação dos conceitos. Esses resultados podem indicar um possível aspecto de variação semântica dentro do corpus analisado, o que pode vir a contribuir para um possível mapeamento do caráter verbal do comportamento suicida; a análise das conceptualizações compõe um importante material de estudo interdisciplinar para melhor compreensão da problemática do suicídio.
Abstract: The research undertaken aimed to study, using the theoretical-methodological framework of Cognitive Linguistics, the phenomenon of conceptualization of life and death in a specific corpus, dated and located, of great socioemotional impact: suicide notes. Drawing on the assumptions of Lakoff and Johnson (2002 [1980]), who define metaphor as an important link between cognition and language, the study conducted a qualitative analysis of the concepts of life and death in suicide notes, considering that, in this corpus, there is great exposure regarding these concepts due to the entire context surrounding their production. The metaphors and metonymies found by the research are categorized and analyzed to elucidate important linguistic aspects for suicide studies and also to provide a solid foundation for possible future comparative research. The corpus collection for this dissertation followed the parameters presented by Mattos and Silva (2008), in line with the broad nature of the research. In this work, the term "note" is understood in its broadest sense, anchored in the assumptions of Barbosa (2012) for the constitution of historical corpora from the notion of Discursive Tradition, encompassing these possible genres based on their production purpose. The notes derive from virtual reports that covered suicide cases and published texts left by the victims; these could be materialized in various genres, such as: social media posts, notes, letters, and notes themselves. It was observed, from the results obtained from the categorization and analysis of metaphors and metonymies, that some were more prominent than others. The metaphors LIFE IS A JOURNEY and LIFE IS A WAR appeared in the notes with quite prominence, being mainly linked to a religious/Christian bias. The activation of the EFFORT frame was recurrently observed from different schematic metaphors. For the conceptualization of DEATH, a mirroring of LIFE metaphors was observed. Religious belief and socioeconomic variables were the most significant elements in the meaning of the concepts. These results may indicate a possible aspect of semantic variation within the analyzed corpus, which could contribute to a possible mapping of the verbal character of suicidal behavior; the analysis of conceptualizations constitutes an important interdisciplinary study material for a better understanding of the problem of suicide.
Keywords: Linguística Cognitiva
Conceptualização
Teoria da Metáfora Conceptual
Suicidologia
Notas de suicídio
Cognitive Linguistics
Conceptualization
Conceptual Metaphor Theory
Suicidology
Suicide notes
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Citation: KNOTH, João Vitor. Conceptualizações de vida e de morte em notas de suicídio escritas por brasileiros no século XXI, 2024, 125 f., Dissertação 9mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1634
Issue Date: 1-Feb-2024
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