???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/164
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Significados da experiência de re-inserção escolar: o Programa Projovem Urbano na perspectiva de seus protagonistas
???metadata.dc.creator???: Mascarenhas, Luciana Brandão Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Iriart, Mirela Figueiredo Santos
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho investigou como adultos jovens que vivenciaram uma trajetória escolar irrregular, marcadamente de exclusão, significam a experiência de re-inserção escolar no Programa Projovem Urbano, na cidade de Feira de Santana, Bahia. O trabalho foi realizado em um dos núcleos do Programa situado no bairro Campo Limpo. A pesquisa buscou compreender as trajetórias escolares irregulares e os significados dessas trajetórias sobre a experiência de escolarização desses jovens adultos. Analisou também como os processos de significação engedrados no contexto do programa configuram mudanças na projeção do futuro. O estudo focalizou a perspectiva do jovem enquanto ser em desenvolvimento, que produz significações na trama das relações sociais. Para a construção do aporte teórico-metodológico o trabalho investigativo assentou-se em uma abordagem epistemológica de complexidade, de modo interdisciplinar, situada na interlocução entre a perspectiva psicológica da Rede de Significações (RedeSig) e a Sociologia da experiência escolar. Utilizamos diferentes estratégias para a produção dos dados: observação direta do contexto, com registros em diários de campo, questionário, conversas informais, grupo focal e entrevistas narrativas, buscando reunir em conjunto diferentes narrativas que se cruzam, compondo redes de significação. Os resultados apontaram que os modos de subjetivação que vão se construindo ao longo de um percurso escolar irregular produzem um impacto na trajetória desenvolvimental dos alunos, quando limita possibilidades de inserção social. A trajetória escolar “labiríntica” está imersa em uma rede de significados e sentidos que se efetiva nos múltiplos campos interativos nos quais se realizam as mediações da experiência escolar. Algumas redes podem se apresentar mais fragilizadas que outras e a escola pode favorecer ou dificultar a articulação de um “projeto de si” no contexto dessa rede. Desse modo, o fenômeno das trajetórias irregulares, experimentado por tantos jovens brasileiros, está associado a uma problemática social mais ampla, pois os modos de subjetivação, articulam posicionamentos sociais, circunscrevendo diferentes lugares na dinâmica social.
Abstract: This study investigated how young adults who experienced an irregular school trajectory, markedly of exclusion, make sense to the experience of school reinsertion in Projovem Urban Program in the city of Feira de Santana, Bahia. The study was conducted in one of the program's core located in Campo Limpo neighborhood. It sought to understand the uneven school trajectories and their meanings on the experience of schooling and it analyzed how processes of meaning engendered in the context of program can represent changes in the future projection. The study focuses on the perspective of the young as persons in development, which produces meanings in the construction of social relationships. It sought theoretical and methodological support in anepistemology of complexity approach, in an interdisciplinary way, located in the dialogue between the psychological perspective of Rede de Significações (RedeSig) and the Sociology of school experience. We use different strategies for the production of data: direct observation of context, with records in field diaries, informal conversations, focus group and narrative interviews, seeking to gather together different stories that intersect, making meaning networks. The results show that the forms of subjectivity that are built up over an irregular schooling produces an impact on the developmental trajectory of students when limit the possibilities for social inclusion. The “labyrinthic educational path is immersed in a network of meanings and sense that happen in multiple interactive fields in which they carry out the mediation of the school experience. Some networks may present more fragile than others and the school can promote or hinder the articulation of a "self-design”. Thus, the phenomenon of irregular trajectories experienced by many young Brazilians is associated with a broader social problem, because the ways of subjectivity articulate social positions, circumscribing different places in the social dynamics.
Keywords: Juventude
Re-inserção escolar
Programa Projovem Urbano
Rede de significações
Youth
School reinsertion
Programa Projovem Urbano
???metadata.dc.subject.cnpq???: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: MASCARENHAS, Luciana Brandão Oliveira. Significados da experiência de re-inserção escolar: o Programa Projovem Urbano na perspectiva de seus protagonistas. 2015. 166 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/164
Issue Date: 1-Jun-2015
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO MASCARENHAS, LUCIANA.pdfArquivo em texto completo2.32 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.