???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1654
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Ákila Luz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5310955922236763por
dc.contributor.advisor1Duran, Rodrigo Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9177838864862014por
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Cláudia Pinto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1798434167940865por
dc.date.accessioned2024-05-06T20:45:07Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationFERNANDES, Ákila Luz. O Senso de Pertencimento e a Autoeficácia em estudantes do ensino técnico integrado dos cursos de informática. 2024. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1654-
dc.description.resumoO Senso de Pertencimento é o construto latente definido como a compreensão de como e o quanto a pessoa se sente pertencente ou não a um determinado contexto e/ou ambiente. A Autoeficácia, por sua vez, é a percepção que uma pessoa possui de si mesmo, quanto a ter ou não capacidade na realização de alguma tarefa. Ambos os construtos são importantes, pois, recentes estudos apontam de que estes construtos são relevantes à permanência e êxito de estudantes em cursos de computação. Entretanto, existe uma lacuna de trabalhos que explorem estes construtos de forma integrada no ensino técnico integrado de nível médio se comparado os estudos destes construtos direcionados ao ensino superior. Este contexto é importante por se tratar de um dos principais locais do ensino de programação para adolescentes no Brasil, onde este ensino se dá de forma obrigatória e onde existe paridade de gênero. O objetivo desta pesquisa é preencher esta lacuna de pesquisa ao investigar longitudinalmente o Senso de Pertencimento e a Autoeficácia neste contexto e potenciais diferenças de gênero entre estes construtos. Após a realização de um piloto para adaptação dos instrumentos selecionados na literatura, os questionários foram aplicados em três momentos distintos durante o semestre letivo de estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Mato Grosso do Sul (IFMS). Os resultados das aplicações destes questionários apontam a detecção de níveis de Senso de Pertencimento e Autoeficácia entre os gêneros. Verifica-se também que a correlação entres os construtos, no geral, é fraca, mas com alguns itens com correlação média.por
dc.description.abstractThe Sense of Belonging is the latent construct defined as the understanding of how and to what extent an individual feels belonging or not to a specific context and/or environment. Self-efficacy, on the other hand, is the perception that an individual has of themselves regarding their capacity (or lack thereof) to perform a task. Recent studies show that both constructs are relevant to the persistence and success of students in computer science courses. However, there is a gap in research exploring these constructs in an integrated manner in vocational education compared to studies focused on higher education. Vocational education institutions are important in Brazil since they are one of the main contexts for programming education at secondary level. Moreover, in many institutions of vocational education, programming is mandatory, and there is gender parity. The goal of this research is to fill this research gap by longitudinally investigating the Sense of Belonging and Self-efficacy in vocational schools in Brazil and the potential gender differences between these constructs. After conducting a pilot for the adaptation of selected instruments in the literature, the questionnaires were administered at three different moments during the academic semester to students from the Federal Institute of Bahia (IFBA) and Mato Grosso do Sul (IFMS). The results show similar levels of Sense of Belonging and Self-efficacy between men and women, but the correlation between the constructs, in general, is weak, with just some elements with medium correlation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2024-05-06T20:45:07Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ÁKILA LUZ FERNANDES.pdf: 2253224 bytes, checksum: 3880305811d1eb2001468ab1f7a4ed5f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-06T20:45:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ÁKILA LUZ FERNANDES.pdf: 2253224 bytes, checksum: 3880305811d1eb2001468ab1f7a4ed5f (MD5) Previous issue date: 2024-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSenso de Pertencimentopor
dc.subjectAutoeficáciapor
dc.subjectEnsino Técnico Integrado Nível Médiopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSense of Belongingeng
dc.subjectSelf-efficacyeng
dc.subjectIntegrated Technical Education Secondary Leveleng
dc.subjectGendereng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleO Senso de Pertencimento e a Autoeficácia em estudantes do ensino técnico integrado dos cursos de informáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - ÁKILA LUZ FERNANDES.pdfDISSERTAÇÃO - ÁKILA LUZ FERNANDES2.2 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.