???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1660
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Multiletramentos, hipertextos e práticas textuais em curso de formação continuada na EAD
???metadata.dc.creator???: Beserra , Elaine Anjos dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Anecleto, Úrsula Cunha
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa discute sobre a contribuição dos multiletramentos hipertextuais para a formação de estudantes designers ativos sobre o texto em um curso de Especialização na modalidade de Educação a Distância. Apresenta como objetivo geral compreender se as práticas textuais que integram o ambiente virtual de aprendizagem Moodle do curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, modalidade EaD, da UEFS, contribuíram para a formação de estudantes designers ativos sobre o texto. Para este estudo, elegeu-se como corpora atividades postadas no AVA pela professora do componente ECD002 - TDIC Aplicadas à Educação, as respostas a dois questionários on-line e as significações a uma das atividades realizadas pelos estudantes do componente. Teoricamente, a pesquisa se ancora nos estudos sobre multiletramentos, hipertextos e práticas textuais na Educação a Distância. Metodologicamente, parte de um estudo qualitativo, com método para interpretação das informações a análise de design, tendo como dispositivos para a construção de informações interfaces do Moodle e dois questionários on-line, um questionário sociodemográfico, aplicado a 128 estudantes, pelo professor do componente ECD001 – Introdução à Educação a Distância, durante a aula síncrona desse componente, e outro elaborado para esta pesquisa, disponibilizado no AVA do componente ECD002, em setembro de 2023. Os resultados da pesquisa mostraram que as atividades disponibilizadas no componente, através da plataforma Moodle, apresentaram gêneros textuais multiletrados, característicos dessa interface. Além disso, devido ao caráter hipertextual da plataforma, foi possível aos estudantes ampliarem o diálogo com textos de diversas linguagens e modalidades de materialização, embora nem sempre esse contato tenha ampliado o modo de significar esses textos na resolução de atividades, pelos estudantes, no sentido de torná-los designers ativos sobre os textos.
Abstract: This research discusses the contribution of hypertext multiliteracies to the formation of active designer students regarding text in a Distance Education Specialization course. It aims to understand if the textual practices integrated into the Moodle virtual learning environment of the Specialization course in Education in Digital Culture, Distance Learning modality, at UEFS, contributed to the formation of active designer students regarding text. For this study, activities posted on the VLE by the teacher of the ECD002 component - TDIC Applied to Education were chosen as corpora, as well as responses to two online questionnaires and the meanings of one of the activities carried out by the component students. Theoretically, the research is based on studies on multiliteracies, hypertexts, and textual practices in Distance Education. Methodologically, it is based on a qualitative study, with a method for interpreting information and design analysis, using Moodle interfaces and two online questionnaires as devices for information construction, one sociodemographic questionnaire applied to 128 students by the teacher of the ECD001 component - Introduction to Distance Education, during the synchronous class of that component, and another questionnaire developed for this research, available in the VLE of the ECD002 component, in September 2023. The research results showed that the activities available in the component, through the Moodle platform, presented multiliterate textual genres characteristic of this interface. Furthermore, due to the hypertextual nature of the platform, it was possible for students to expand the dialogue with texts of various languages and modalities of materialization, although this contact did not always expand the way of signifying these texts in the resolution of activities by the students, in the sense of making them active designers regarding the texts.
Keywords: Multiletramentos
Hipertextos
Educação a Distância
Moodle
Análise de design
Multiliteracies
Hypertexts
Distance Education
Moodle
Design analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos
Citation: BESERRA, Elaine Anjos dos Santos. Multiletramentos, hipertextos e práticas textuais em curso de formação continuada na EAD. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos) - Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1660
Issue Date: 22-Mar-2024
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - ELAINE ANJOS DOS SANTOS BESERRA.pdfDISSERTAÇÃO - ELAINE ANJOS DOS SANTOS BESERRA3.6 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.