???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1665
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma abordagem educacional no Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis sobre conceitos de astronomia básica e tecnologia espacial
???metadata.dc.creator???: Santos, Irineu 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Jesus, Antonio Delson de
???metadata.dc.description.resumo???: A Astronomia é tida como uma das ciências mais antigas, porém o desenvolvimento da tecnologia espacial começou no contexto da Guerra Fria, uma disputa entre União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e os Estados Unidos da América (EUA). O objetivo de ambos era conquistar os domínios do espaço. A Rússia foi a pioneira na conquista do espaço, colocando o satélite Sputnik 1 e o astronauta, Yuri Gagarin no espaço. Os norte-americanos reagiram, fazendo mudanças radicais no currículo escolar e criando órgãos de gestão em tecnologia espacial como a NASA (National Aeronautics and Space Administration). A insistência e o investimento científico de ambos os países foram fundamentais para que o homem pisasse em solo lunar. Ao conquistarem o espaço, diversos objetos de fabricação humana passaram a povoar o ambiente espacial, tais como: satélites artificiais, sondas, estações espaciais, telescópios, etc. Foram muitos os benefícios da conquista do espaço que retornam direta ou indiretamente para a sociedade, desde a conquista até o presente momento, mesmo que não sejam perceptíveis ao entendimento da maioria. Um exemplo disto são os serviços de comunicação a longa distância, que beneficiaram muito a sociedade, com serviços prestados pelas empresas detentoras de patentes, tecnologias e direito de colocar satélite artificial no espaço. Apesar de haver completado mais de 50 anos que o primeiro homem foi à Lua, o ensino de Astronomia na Educação Básica não é tão presente como deveria ser, se for considerada a sua importância nos diversos seguimentos da sociedade. Os debates referentes às diversas missões espaciais, assim como a contribuição social da Astronomia, ficam restritas aos ambientes acadêmicos, institutos pesquisas espaciais e agências espaciais. A ausência desse debate na formação dos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, contribui para a formação de uma massa de pessoas alheias a esses conhecimentos que influenciam em tecnologias presentes no cotidiano dessas pessoas. Como por exemplo, telefonia móvel, internet, GPS, entre outros, todos estes serviços dependentes de satélites (um equipamento desenvolvido a partir da evolução da ciência espacial). Os satélites artificiais são oriundos da tecnologia espacial e tornaram-se aliados das comunicações, monitoramento climático, segurança militar, bem como conhecer as órbitas dos NEO (Near-Earth Object), NEA (Near Earth Asteroids) e PHA (Potencially Hazardous Asteroids), a fim de ajudar a planejar as estratégias de mitigação mais adequadas, com objetivo de evitar possíveis colisões de meteoroides e asteroides com a Terra. A sociedade usufrui de vários benefícios colhidos das tecnologias que estão a sua disposição, isso tem levado as indústrias a fabricarem cada vez mais produtos tecnológicos, como por exemplo, espaçonaves, ônibus espaciais, satélites artificiais, etc., contudo, muitos estudantes e até mesmo universitários, não estão convencidos de que o homem tenha ido à Lua. Outros não sabem os detalhes deste significativo episódio da história científica, além de desconhecerem os fatos que antecederam a primeira viagem espacial. Este trabalho desenvolveu uma estratégia e ensino-aprendizagem possível para Ensinar Astronomia e tecnologia espacial aos alunos da Educação Básica. Descortinando em outros temas e conceitos tais como: Asteroide, Meteoritos, Detritos Espaciais, Satélites Artificiais, Manobras Espaciais, Colisões com a Terra e suas implicações para a vida no planeta. A disciplina Física tem um vasto conteúdo para ser abordado no Ensino Médio, por conta de sua carga horária insuficiente, o professor é forçado a selecionar os temas mais importantes. A maioria das vezes, o assunto de Astronomia não é ministrado e quando o professor tenta introduzir mais estes conteúdos em suas aulas, as vezes, o faz sem a devida profundidade. Esta Dissertação apresenta uma experiência de Ensino em Astronomia realizada numa escola pública, Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis, culminando com uma Feira de Ciência e Astronomia. A teoria de aprendizagem que deu suporte a esta atividade foi baseada na concepção do psicólogo e pedagogo norte-americano Jerome S. de Bruner. A Feira de Ciência e Astronomia, foi uma exposição da confecção de maquetes de alguns objetos espaciais e instrumentos ópticos usados na Astronomia. A atividade teve boa repercussão entre a comunidade escolar, foi visitada por vários docentes e discentes de outras turmas e contribuiu para melhorar o rendimento escolar dos alunos que participaram do Projeto. Os resultados das pesquisas deste trabalho científico forneceram bases para elaborar também um produto educacional, um Paradidático, com o título: “Astronomia para a Educação Básica”. O Paradidático está dividido em três partes; Primeira parte: conceitos básicos de Astronomia Básica, Tecnologia Espacial e pequenos corpos, como: meteoroide, cometas, asteroides e lixo espacial; Segunda parte: algumas aplicações matemáticas na Astronomia, tais como: manobras espaciais, velocidade de escape, etc. Terceira parte: sugestões de atividades para o professor tornar suas aulas mais dinâmicas. O produto educacional e a experiência vivenciada são contribuições para docentes que possuam dificuldades na inclusão dos assuntos de Astronomia em suas aulas.
Abstract: Astronomy is considered one of the oldest sciences, but the development of space technology began in the context of the Cold War, a dispute between the Union of Soviet Socialist Republics (USSR) and the United States of America (USA). The objective of both was to conquer the domains of space. Russia was the pioneer in conquering space, placing the Sputnik 1 satellite and the astronaut, Yuri Gagarin in space. The Americans responded by making radical changes to the school curriculum and creating governing bodies in space technology like NASA (National Aeronautics and Space Administration). The insistence and scientific investment of both countries were fundamental for man to step on lunar soil. Upon conquering space, several human-made objects began to populate the space environment, such as: artificial satellites, probes, space stations, telescopes, etc. There were many benefits of conquering space that return directly or indirectly to society, from the conquest to the present moment, even if they are not perceptible to the understanding of the majority. An example of this is long distance communication services, which have benefited society a lot, with services provided by companies holding patents, technologies and the right to place artificial satellite in space. Despite having completed more than 50 years that the first man went to the Moon, the teaching of Astronomy in Basic Education is not as present as it should be, if its importance in the different segments of society is considered. The debates related to the various space missions, as well as the social contribution of Astronomy, are restricted to academic environments, space research institutes and space agencies. The absence of this debate in the education of elementary and high school students, contributes to the formation of a mass of people alien to this knowledge that influence technologies present in these people's daily lives. For example, mobile telephony, internet, GPS, among others, all these services dependent on satellites (equipment developed from the evolution of space science). Artificial satellites come from space technology and have become allies of communications, climate monitoring, military security, as well as knowing the orbits of NEO (Near-Earth Object), NEA (Near Earth Asteroids) and PHA (Potentially Hazardous Asteroids), in order to help plan the most appropriate mitigation strategies, in order to avoid possible collisions of meteoroids and asteroids with Earth. Society enjoys several benefits from the technologies that are at its disposal, this has led industries to manufacture more and more technological products, such as spaceships, space shuttles, artificial satellites, etc. However, many students and even university students are not convinced that man has gone to the moon. Others do not know the details of this significant episode in scientific history, and are unaware of the facts that preceded the first space trip. This work developed a strategy and possible teaching-learning to Teach Astronomy and Space Technology to Basic Education students. Unveiling other themes and concepts such as Asteroid, Meteorites, Space Debris, Artificial Satellites, Space Maneuvers, Collisions with Earth and their implications for life on the planet. The Physical discipline has a vast content to be addressed in High School, due to its insufficient workload; the teacher is forced to select the most important topics. Most of the time, the subject of Astronomy is not taught and when the teacher tries to introduce more of these contents in his classes, sometimes he does it without due depth. This Dissertation presents a teaching experience in Astronomy held at a public school, Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis, culminating in a Science and Astronomy Fair. The learning theory that supported this activity was based on the conception of the North American psychologist and pedagogue Jerome S. de Bruner. The Science and Astronomy Fair, was an exhibition of the making of models of some space objects and optical instruments used in Astronomy. The activity had a good repercussion among the school community, was visited by several teachers and students from other classes and contributed to improve the academic performance of the students who participated in the Project. The results of the researches of this scientific work provided bases to elaborate also an educational product, a Paradidático, with the title: "Astronomy for Basic Education". The Paradidático is divided in three parts; First part: basic concepts of Basic Astronomy, Space Technology and small bodies, such as: meteoroid, comets, asteroids and space debris; Second part: some mathematical applications in Astronomy, such as: space maneuvers, escape velocity, etc. Third part: activity suggestions for the teacher to make his classes more dynamic. The educational product and the lived experience are contributions for teachers who have difficulties in including the subjects of Astronomy in their classes.
Keywords: Tecnologia espacial
Astronomia
Detrito espacial
Space technology
Astronomy
Space debris
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
FISICA::FISICA GERAL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Astronomia
Citation: SANTOS, Irineu. Uma abordagem educacional no Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis sobre conceitos de astronomia básica e tecnologia espacial. 2020. 202 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.identifier.doi???: ID Lattes
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1665
Issue Date: 28-Aug-2020
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
13._DISSERTACAO_11_10_Irineu.pdfSantos_Dissertacao_Mestrado_Astronomia_20207.37 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.