???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1667
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Metodologias colaborativas: narrativas de professores e professoras para o ensino e aprendizagem nas Ciências Contábeis
???metadata.dc.creator???: Silva, Marival Rodrigues 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Fabricio Oliveira da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como objetivo geral compreender especificamente de que maneira as metodologias colaborativas contribuem para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em Ciências Contábeis. A pesquisa tem como pergunta norteadora: de que maneira as metodologias colaborativas contribuem para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em Ciências Contábeis? O percurso metodológico utilizado evidencia as tessituras das narrativas tanto como método quanto como dispositivo de pesquisa. Os/as participantes da pesquisa foram sete professores/as de uma Universidade Estadual na Bahia. A análise das narrativas teve como sustentação a análise compreensiva-interpretativa. Como principais resultados, a pesquisa aponta que através das narrativas foi possível compreender conceitos, como os de experiência e afetividade, mapear metodologias colaborativas de ensino e aprendizagem, como PBL, Jogos de Empresas, Cocriação e o surgimento do RPDG como metodologia de ensino para finanças pessoais.
Abstract: The general aim of this study is to understand specifically how collaborative methodologies contribute to the development of teaching and learning processes in Accounting. The research's guiding question is: how do collaborative methodologies contribute to the development of teaching and learning processes in Accounting? The methodological path used highlights the narratives as both a method and a research device. The research participants were seven teachers from a state university in Bahia. The narratives were analyzed using comprehensive-interpretive analysis. As the main results, the research shows that through the narratives it was possible to understand concepts such as experience and affectivity, map collaborative teaching and learning methodologies such as PBL, Business Games, Co-creation and the emergence of role-playing as a teaching methodology for personal finance.
Keywords: Metodologias colaborativas
Pesquisa narrativa
Ensino
Aprendizagem
Ciências Contábeis
Collaborative methodologies
Narrative research
Teaching
Learning
Accounting Sciences
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: SILVA, Marival Rodrigues. Metodologias colaborativas: narrativas de professores e professoras para o ensino e aprendizagem nas Ciências Contábeis. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1667
Issue Date: 22-Feb-2024
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - MARIVAL RODRIGUES SILVA.pdfDISSERTAÇÃO - MARIVAL RODRIGUES SILVA1.79 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.