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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O papel dos assimilados, oprimidos e/ou emancipados nas lutas pela independência da Guiné Bissau no século XX e os desafios para a educação
???metadata.dc.creator???: Vilela, Avelino 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo intitulado “O papel dos assimilados, oprimidos e/ou emancipados nas lutas pela independência da Guiné Bissau no século XX e os desafios para a educação” tem como objetivo analisar a trajetória das lutas pela independência da Guiné Bissau no século XX e os desafios para a educação emancipatória. O cenário educacional guineense e as suas políticas públicas em torno da educação, junto ao período da democratização da Guiné-Bissau (1991) até o início do século XXI, permitem estabelecer as relações entre as lutas sociais pela independência e o processo de construção de uma sociedade democrática. A luz dos conceitos de “assimilados”, “oprimidos” e “emancipados” em autores como Franz Fanon, Paulo Freire e Antonio Gramsci e reflexos de Ucuni Cá, busca-se discutir a história de Guiné Bissau. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica (com ênfase na história a partir dos autores de Guiné Bissau com registros das lutas sociais, grupos e lideranças em torno das expressões de reordenamento do país, na perspectiva emancipatória do século XX). O interesse inicial pela pesquisa documental foi dificultado pelo não acesso aos documentos nacionais, restando apenas a referência da Constituição da República (1996). Ao final da pesquisa depreende-se que o processo e os esforços de emancipação política pelo qual passaram os assimilados, oprimidos e subalternizados, não conseguiu superar os desafios da colonização para a transformação da educação em Guiné Bissau.
Abstract: The study entitled “The role of the assimilated, oppressed and,/or emancipated in the struggles for the Independence of Guinea Bissau in the 20th century and the challenges for education” aims to analyze the trajectory of the struggles for the independence of Guinea Bissau in the 20th century and the challenges for emancipatory education. The Guinean educational scenario and its public policies around education, together with the period of democratization of Guinea-Bissau (1991) until the beginning of the 21st century, allow us to establish relationships between social struggles for independence and the process of building a democratic society. In light of the concepts of “assimilated,” “oppressed,” and “emancipated” in authors such as Franz Fanon, Paulo Freire, and Antonio Gramsci and reflections of Ucuni Cá, we seek to discuss the history of Guinea Bissau. This research is qualitative and bibliographical (with an emphasis on history from the authors of Guinea Bissau with records of social struggles, groups, and leadership around the expressions of reorganization of the country from the emancipatory perspective of the 20th century). The initial interest in documentary research was impeded by the lack of access to national documents, leaving only the reference to the Constitution of the Republic (1996). At the end of the research, it can be inferred that the process and efforts of political emancipation that the assimilated, oppressed, and subalternate went through could not overcome the challenges of colonization for the transformation of education in Guinea Bissau.
Keywords: Guiné-Bissau.
Lutas sociais
Emancipados/Oprimidos Assimilados
Educação
Guinea-Bissau
Social struggles
Emancipated/Oppressed Assimilated
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: VILELA, Avelino. O papel dos assimilados, oprimidos e/ou emancipados nas lutas pela independência da Guiné Bissau no século XX e os desafios para a educação, 2024, 101f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1676
Issue Date: 3-Apr-2024
Appears in Collections:Coleção UEFS

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