???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1682
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Produção dos artefatos de couro em Ipirá-BA: estratégias educacionais para a conscientização sócio-ambiental e ações de sustentabilidade
???metadata.dc.creator???: Santos, Lilian Cruz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Jesus, Taise Bomfim de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa visou promover estratégias educacionais visando a conscientização sócio ambiental e ações sustentáveis visando o reaproveitamento de resíduos sólidos da produção de artefatos de couro, no município de Ipirá-BA. A produção de artefatos de couro, no município de Ipirá é destaque pelo grande volume de produção com abrangência nas vendas das empresas do município, cobrindo todo o território nacional. A principal especialização do polo de artefatos em Ipirá é a carteira de couro, bolsas e afins, sendo responsável pela geração de mais de 5 mil empregos diretos no município. O reaproveitamento dos resíduos sólidos provenientes dessas produções poderá contribuir com o desenvolvimento econômico do território, assim como a redução dos impactos ambientais causados pelos resíduos das fábricas de couro, na região de Ipirá-BA.O trabalho foi realizado no Colégio Estadual de Ipirá-Ba, local onde trabalho, e que pertence ao quadro de escolas da Rede Pública Estadual da Bahia, dentro de uma metodologia de pesquisa pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso desenvolvida na região de Ipirá, Bahia, com um tema de caráter sócio ambiental e sócio científico, relevante para comunidade escolar. Em busca de diagnósticos,sobre a produção de artefatos de couro da região, inicialmente ocorreu a elaboração e aplicação de questionários aos donos de produções e funcionários das fábricas, tendo a análise qualitativa dos dados. Posteriormente a essa atividade,foi feita a tabulação dos dados, com construção de gráficos e análise dos resultados. A turma foi subdividida em grupos, que elaboraram os questionários para pesquisa de campo e aplicaram esses questionários em quatro produções do município obedecendo aos seguintes critérios: cada grupo entrevistou uma produção com aplicação de questionários ao proprietário e aos funcionários. Como resultado desta pesquisa foi possível favorecer o protagonismo estudantil através da vivência e interação com o tema, a partir de atividades de Experimentação, Investigação científica, Mediação e Intervenção Sociocultural, diversificando dessa forma as estratégias de aprendizagens. Desenvolvendo os produtos educacionais: seminários de pesquisa,oficina pedagógica e feira de artesanato, elaborados e executados em uma sequência didática, pode-se promover uma discussão e conscientização da comunidade escolar sobre as questões sócio ambientais e o reuso de resíduos sólidos provenientes das produções de artefatos de couro assim como criar uma alternativa de fonte de renda.
Abstract: This research aimed to promote educational strategies aimed at socio-environmental awareness and sustainable actions aimed at reusing solid waste from the production of leather artifacts, in the municipality of Ipirá-BA. The production of leather artifacts in the municipality of Ipirá is highlighted by the large volume of production with sales scope of companies in the municipality, covering the entire national territory. The main specialization of the artifacts hub in Ipirá is leather wallets, bags and the like, being responsible for generating more than 5 thousand direct jobs in the municipality. The reuse of solid waste from these productions could contribute to the economic development of the territory, as well as reducing the environmental impacts caused by waste from leather factories, in the region of Ipirá-BA. The work was carried out at the Colégio Estadual de Ipirá-BA , the place where I work, and which belongs to the schools of the State Public Network of Bahia, within a qualitative research methodology of the case study type developed in the region of Ipirá, Bahia, with a theme of a socio-environmental and socio-scientific nature , relevant to the school community. In search of diagnoses on the production of leather artifacts in the region, questionnaires were initially drawn up and applied to production owners and factory employees, with qualitative data analysis. After this activity, the data was tabulated, with the construction of graphs and analysis of the results. The class was subdivided into groups, which prepared questionnaires for field research and applied these questionnaires to four productions in the municipality, complying with the following criteria: each group interviewed a production with questionnaires applied to the owner and employees. As a result of this research, it was possible to encourage student protagonism through experience and interaction with the topic, based on Experimentation, Scientific Research, Mediation and Sociocultural Intervention activities, thus diversifying learning strategies. Developing educational products: research seminars, pedagogical workshop and craft fair, prepared and executed in a didactic sequence, a discussion can be promoted and raising awareness among the school community about socio-environmental issues and the reuse of solid waste from the production of leather artifacts, as well as creating an alternative source of income.
Keywords: Artefatos de couro
Reaproveitamento
Desenvolvimento sustentável
Leather artifacts
Reuse
Sustainable development
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
Citation: SANTOS, Lilian Cruz. Produção dos artefatos de couro em Ipirá-BA: estratégias educacionais para a conscientização sócio-ambiental e ações de sustentabilidade, 2023, 81f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1682
Issue Date: 13-Nov-2023
Appears in Collections:Coleção UEFS
Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Santos, Lilian Cruz - DISSERTACAO.pdfSantos, Lilian Cruz - Dissertação8.29 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.