???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCruz, Leandro Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7536967355704412por
dc.contributor.advisor1Santos, José Amancio Macedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1111360838843470por
dc.date.accessioned2024-07-23T18:16:09Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.citationCRUZ, Leandro Santos da. Elaboração e validação de um instrumento para avaliação do impacto do pensamento computacional no desenvolvimento de habilidades do século XXI para o ensino fundamental, 2022, 97f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1689-
dc.description.resumoAtravés da atual e constante transformação do mundo, o mercado de trabalho esta se tornando cada vez mais seletivo e disputado. As empresas buscam profissionais criativos e com habilidades cognitivas adaptadas `a realidade atual, ou seja pessoas criativas, que trabalhem coletivamente e que possuam fácil percepção para solucionar problemas complexos. O ambiente escolar continua sendo o espaço mais propicio para o desenvolvimento e qualificação de pessoas para o mercado de trabalho e para o futuro. Pesquisas relacionadas apontam que o ensino do pensamento computacional pode ser uma forma de prover essas habilidades nos jovens dentro do ambiente escolar. Contudo, pesquisas relacionadas a identificação dos efeitos do ensino da computação no desenvolvimento de habilidades do século XXI ainda é pequeno. No Brasil, esse numero é ainda menor, principalmente se tratando de pesquisas que abordem o desenvolvimento de instrumentos validados para essas avaliações. Além disso boa parte dos estudos existentes adotam instrumentos que não foram submetidos a um processo de validação sistemática, ou sejam, de acordo com o contexto em que os estudos estão sendo aplicados. Para suprir esta lacuna, este trabalho desenvolveu, aplicou e validou um instrumento de avaliação de habilidades do século XXI através da computação adequado à realidade do ensino fundamental e no idioma português. O teste de validação e confiabilidade do instrumento foi realizado com a participação de 580 alunos do ensino fundamental II provenientes de três municípios localizados no interior do estado da Bahia.por
dc.description.abstractThrough the current and constant transformation of the world, the marketplace is becoming increasingly selective and competitive. Companies are looking for creative professionals with cognitive skills adapted to the current reality, that is, creative people who work collectively and who have easy perception to solve complex problems. The school environment continues to be the most favorable space for the development and qualification of people for the marketplace and for the future. Related research points out that the teaching of computational thinking can be a way to provide these skills in young people within the school environment. However, research related to the identification of the effects of teaching computation the development of 21st century skills is still scarce. In Brazil, this number is even lower, especially when it comes to research that addresses the development of validated instruments for these assessments. In addition, most of the existing studies adopt instruments that have not been subjected to a systematic validation process, that is, according to the context in which the studies are being applied. Through this gap, this work developed, applied and validated a 21st century skills assessment instrument through Computational suited to the reality of middle school and in the Portuguese language. The instrument’s validation and reliability test was carried out with the participation of 580 middle school students from three municipalities located in the countryside of the state of Bahia.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2024-07-23T18:16:08Z No. of bitstreams: 1 Cruz, Leandro Santos da - Dissertação.pdf: 2700757 bytes, checksum: 85d4be14fdc0c235c82af0faf24f695b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-23T18:16:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cruz, Leandro Santos da - Dissertação.pdf: 2700757 bytes, checksum: 85d4be14fdc0c235c82af0faf24f695b (MD5) Previous issue date: 2022-06-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE TECNOLOGIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHabilidades do século XXIpor
dc.subjectComputaçãopor
dc.subjectValidaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subject21st Century Skillseng
dc.subjectComputationeng
dc.subjectValidationeng
dc.subject.cnpqCIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleElaboração e validação de um instrumento para avaliação do impacto do pensamento computacional no desenvolvimento de habilidades do século XXI para o ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cruz, Leandro Santos da - Dissertação.pdfCruz, Leandro Santos da - Dissertação2.64 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.