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dc.creatorSmigura, Marcela Souza Macedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339141875940055por
dc.contributor.advisor1Trinchão, Gláucia Maria Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270635173528305por
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Lívia Jéssica Messias de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3072075897867744por
dc.date.accessioned2024-07-23T19:02:16Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationSMIGURA, Marcela Souza Macedo. A memória do não desejável : sentidos históricos e ideológicos das imagens do caderno “A cara do racismo no Brasil”, elaborado por professores e professoras do município de Santo Estevão - BA. 2024. 188 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1690-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar as imagens e textos do Caderno de Atividades Remotas, especificamente os da terceira edição, cujo tema foi “A cara do racismo no Brasil”, em um somatório de seis edições. Os Cadernos se configuraram como materiais didáticos construídos por professores e professoras do município de Santo Estevão-BA, e foram feitos com o objetivo de levar a aprendizagem em tempos de suspensão das atividades presenciais devido ao contágio do vírus da COVID-19, no ano de 2020, marcado por decretos que suspenderam as aulas em todo o território baiano. É importante destacar que esta pesquisa é qualitativa; e como subsídio metodológico de tratamento das imagens e textos, adotou-se a Análise do Discurso. Nesse sentido, foi engendrada uma análise a partir dos elementos sócio-históricos e ideológicos, sujeito, ideologia e discurso, tecendo diálogos com Eni Orlandi, Foucault e Pêcheux, tratando as diferentes materialidades discursivas a respeito do racismo e seus tentáculos, identificando seus agentes e a disposição dos discursos raciais. Para a análise dos discursos raciais, utilizamos um arcabouço teórico pautado em autores negros e negras, como Grada Kilomba, Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, bell hooks, Franz Fanon, Silvio Almeida e outros(as) teóricos(as) que ajudaram nas abordagens de raça, discriminação, preconceito e racismo. Na análise imagética, percebemos que o material se constitui como importante documento de pesquisa servindo de parâmetro para ações que contemplem uma educação antirracista. Mas, por outro lado, foram perceptíveis a necessidade do trabalho a partir da Lei 10.639/03 e a importância do letramento imagético para a formação de professores devido ao uso de imagens sustentadas por textos teóricos. Podemos concluir que as imagens selecionadas pelos professores e professoras para contemplar o ato de ensinar sobre o racismo são importantes, pois disseminam as representações positivas que valorizam a pessoa e a cultura negras, e têm como princípio a quebra de estereótipos do negro e da negra na sociedade brasileira, constituindo-se como positivas para a educação antirracista.por
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the images and texts from the textbooks used in remote activities, specifically those from the third edition, whose theme was “The face of racism in Brazil”, from a total of six editions. The textbooks were defined as teaching materials created by teachers from the city of Santo Estevão-BA, and were made with the intention of providing learning in times of face-to-face activities suspension due to the contagion of the COVID-19 virus, in the year 2020, marked by decrees that suspended classes throughout all the territory of Bahia. It is important to highlight that this research is qualitative; and Discourse Analysis was adopted as a methodological subsidy for processing images and texts. In this sense, an analysis was generated based on socio-historical and ideological elements, subject, ideology and discourse, weaving dialogues with Eni Orlandi, Foucault and Pêcheux, treating the different discursive materialities regarding racism and its tentacles, identifying its agents and the disposition of racial discourses. For the analysis of racial discourses, we used a theoretical framework based on black authors, such as Grada Kilomba, Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, bell hooks,Franz Fanon, Silvio Almeida and other theorists who helped in the approaches to race, discrimination, prejudice and racism. In the image analysis, we realized that the material constitutes an important research document, serving as a parameter for actions that include anti-racist education. But, on the other hand, the need for work based on Law 10.639/03 and the importance of imagetic literacy for the teachers formation were noticeable due to the use of images supported by theoretical texts. We can conclude that the images selected by the teachers to contemplate the act of teaching about racism are important, as they disseminate positive representations that value the black people and black culture, and have as principle the breaking of stereotypes of black men and women in the brazilian society, constituting themselves as positive aspects for an anti-racist education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2024-07-23T19:02:16Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - MARCELA SOUZA MACEDO SMIGURA.pdf: 6869952 bytes, checksum: d78df04a72d8b8a1f999d5fc37eafd77 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-23T19:02:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - MARCELA SOUZA MACEDO SMIGURA.pdf: 6869952 bytes, checksum: d78df04a72d8b8a1f999d5fc37eafd77 (MD5) Previous issue date: 2024-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectEducação antirracistapor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectIdeologiaspor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectRacismeng
dc.subjectAnti-racist educationeng
dc.subjectImageseng
dc.subjectIdeologieseng
dc.subjectSpeech analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.titleA memória do não desejável : sentidos históricos e ideológicos das imagens do caderno “A cara do racismo no Brasil”, elaborado por professores e professoras do município de Santo Estevão - BApor
dc.typeDissertaçãopor
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