???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Maria Magdalena Silva do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7722472359390448por
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Cláudia Silva do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1187523442842502por
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, André Luiz Brito-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8767453879600750por
dc.date.accessioned2024-08-13T18:06:43Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Magdalena Silva do. Games como estratégia de ensino e aprendizagens na abordagem do tema água na perspectiva da Educação Ambiental no 6 º ano do Ensino Fundamental, 2024, 91f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santanapor
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1694-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objeto de estudo os games como estratégia de ensino e aprendizagens com o tema água na perspectiva da Educação Ambiental crítica, desenvolvida em um colégio da rede particular de Feira de Santana, Bahia, com professores/as que atuam no 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as potencialidades didáticopedagógicas do uso de games, na abordagem do tema ambiental Água, em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Sendo assim, optei pela abordagem qualitativa de pesquisa e tomei como inspiração os aspectos teóricos-metodológicos da pesquisa colaborativa. Na imersão ao campo escolhi os dispositivos de pesquisa questionário, oficinas e rodas de conversa. E como base teórica sustenta nos estudos de Moratori (2003), Santos e Toshi (2015), Bacich e Moran (2018), Menezes e Miranda (2022), entre outros. O estudo revelou que os games podem contribuir para o aprendizado dos estudantes por ser uma estratégia que contribui para o desenvolvimento a atenção, que motiva a participar da aula devido ao sistema de recompensa e ao processo de competição. Ainda reforçamos que a dinâmica do trabalho em grupo é extremamente positiva, pois os estudantes compartilham informações, para responder as atividades de cada game, e essas interações costumam contribuir bastante no processo de aprendizado. Além disso, as informações apresentadas em cada game foram abordadas de formas compreensíveis, favorecendo a apreensão de cada tema abordado. Como produto educacional, foi elaborado um site, o qual apresenta os games que foram desenvolvidos durante a pesquisa, com informações sobre a forma de jogar e orientações sobre a abordagem do tema ambiental Água para as disciplinas Português, Matemática, Ciências, Geografia e História, além de uma lista de sugestões de sites para criação de games, bem como sites que já possuem games prontos sobre a temática da pesquisa. Concluímos então, da grande relevância em discutir o tema ambiental água nas escolas devido à crise ambiental na contemporaneidade, de forma a desenvolver o pensamento crítico nos estudantes e as habilidades para a resolução de problemas reais da sociedade. Ressaltamos por fim, a importância da qualificação dos professores e de como é possível, de forma interdisciplinar,realizar discussões acerca dostemas ambientais, promovendo o envolvimento dos estudantes.por
dc.description.abstractThis research’s object was to study games as teaching and learning strategies with the water as theme from the perspective of critical Environmental Education, developed in a private school in Feira de Santana, Bahia, with teachers who work in the 6th year of Elementary School. The general objective of this reaseach was analyzing the didactic-pedagogical potential of using games, in approaching the environmental Water’s theme, in 6th year elementary school classes. Therefore, I opted for a qualitative research approach and took the theoretical-methodological aspects of collaborative research as inspiration. When immersing myself in the field, I chose questionnaires research devices, workshops and conversation circles. And as a theoretical basis it is supported by studies by Moratori (2003), Santos and Toshi (2015), Bacich and Moran (2018), Menezes and Miranda (2022), among others. The study revealed that games can contribute to students' learning as they are a strategy that contributes to the development of attention, which motivates them to participate in class due to the reward system and the competition process. We also reinforce that the dynamics of group work is extremely positive, as students share information to respond to the activities of each game, and these interactions tend to contribute greatly to the learning process. Furthermore, the information presented in each game was covered in understandable ways, favoring the understanding of each topic covered. As an educational product, a website was created, which presents the games that were developed during the research, with information on how to play and guidance on approaching the environmental Water’s theme for Portuguese, Mathematics, Science, Geography and History subjects, in addition to a list of suggested sites for creating games, as well as sites that already have ready-made games on the research topic. We conclude, then, that it is very important to discuss the water as environmental topic in schools due to the contemporary environmental crisis, in order to develop critical thinking in students and the skills to solve real this problems in society. Finally, we highlight the importance of teacher qualifications and how it is possible, in an interdisciplinary way, to hold discussions on environmental topics, promoting student involvement.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2024-08-13T18:06:43Z No. of bitstreams: 1 Nascimento, Maria Magdalena Silva do Nascimento - Dissertação -Profciamb_2024_Final.2.pdf: 1378443 bytes, checksum: c74a921d77cb886850348af2f88a1000 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-13T18:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nascimento, Maria Magdalena Silva do Nascimento - Dissertação -Profciamb_2024_Final.2.pdf: 1378443 bytes, checksum: c74a921d77cb886850348af2f88a1000 (MD5) Previous issue date: 2024-03-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGamespor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectEducação Ambiental Críticapor
dc.subjectGameseng
dc.subjectWatereng
dc.subjectCritical Environmental Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleGames como estratégia de ensino e aprendizagens na abordagem do tema água na perspectiva da Educação Ambiental no 6 º ano do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nascimento, Maria Magdalena Silva do Nascimento - Dissertação -Profciamb_2024_Final.2.pdfNascimneto, Maria nagdalena Silva do - Dissertação1.35 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.