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dc.creatorSantos, Geicilene Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3745433606233294por
dc.contributor.advisor1Costa, Davi Silva da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9600666125249303por
dc.date.accessioned2024-09-04T18:35:12Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Geicilene Rodrigues dos. “A chuva é o sangue pra terra vingar as coisas” : construção de experiências e práxis educativas na produção de territórios e temporalidades nas/pelas Escolas Famílias Agrícolas do Território do Sisal, 2023, 167 f., Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1700-
dc.description.resumoEsse estudo se vincula à linha de pesquisa, políticas públicas, planejamento territorial e participação social do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial (PLANTERR), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O qual teve como objetivo geral “interpretar as temporalidades e territorialidades a partir das experiências de egressos/as das Escolas Famílias Agrícolas da REFAISA no Território do Sisal para compreender a práxis territorial. ” e, como objetivos específicos: Descrever as narrativas dos/as egressos/as das Escolas Famílias Agrícolas da REFAISA, no Território do Sisal com vistas a esquadrinhar suas experiências promovidas nas/pelas EFAs; compreender através das experiências dos/as egressos/as das Escolas Famílias Agrícolas da REFAISA no território do sisal, como se constroem temporalidades e territorialidades a partir de seus processos formativos; e produzir uma sequência de Podcasts revelando as experiências dos/as egressos/as das Escolas Famílias Agrícolas da REFAISA no Território do Sisal. Com a intenção de alcançar os objetivos propostos, essa investigação se alinhou ao método fenomenológico, o qual se debruça a estudar a experiência humana e o modo como as coisas se apresentam para nós. Esse estudo está voltado aos egressos/as das três EFAs presentes no Território do Sisal e afiliadas à REFAISA – sendo estas: EFA–Valente, EFA–Monte Santo e EFA–Itiúba. Foram realizadas entrevistas compreensivas com nove egressos/as, das três EFAs e, para acessá-los e acessá-las, foi utilizada a técnica snowball (Bola de neve), através dela, uma rede de contatos foi criada da qual a pesquisadora conseguiu se conectar aos egressos/as das EFAs. Alicerçado nas narrativas dos/as egressos/as, nesse estudo foi discutido categorias explicativas como: Território, temporalidade, experiência e ator coletivo. É confirmado nos achados desse estudo que através da experiência o diálogo entre territórios, EFAs e práxis educativas são alcançados. O podcast nomeado por: EFAs, REFAISA Sisal, produto em formato de áudio, disponibilizado na plataforma spotfy, é também resultado dessa experiência científica e teve por intenção, promover a visibilidade dos/as egressos/as e contribuir com a divulgação das EFAs. O Podcast, assim como essa escrita, levanta a possibilidade de estimulo as EFAs e a REFAISA a pensar e ampliar as discussões sobre os territórios. Dentre as considerações se torna evidente que ao povoar politicamente os lugaresterritórios, as EFAs têm a possibilidade de reverberar um saber-fazer-movimento que seja multiplicado e promova o fortalecimento dos povos do campo, da agricultura familiar, da agroecologia, das suas culturas, ancestralidades, temporalidades e territorialidades.por
dc.description.abstractThis study is linked to the line of research, public policies, territorial planning and social participation of the Postgraduate Program in Territorial Planning (PLANTERR), at the State University of Feira de Santana (UEFS). The general objective of which was to “interpret temporalities and territorialities based on the experiences of graduates of the REFAISA Agricultural Family Schools in the Sisal Territory to understand territorial praxis. ” and, as specific objectives: Describe the narratives of graduates of the REFAISA Agricultural Family Schools, in the Sisal Territory with a view to examining their experiences promoted in/by the EFAs; understand, through the experiences of graduates of the REFAISA Agricultural Family Schools in the sisal territory, how temporalities and territorialities are constructed based on their training processes; and produce a sequence of Podcasts revealing the experiences of graduates of REFAISA Agricultural Family Schools in the Sisal Territory. With the intention of achieving the proposed objectives, this investigation was aligned with the phenomenological method, which focuses on studying the human experience and the way things present themselves to us. This study is aimed at graduates of the three EFAs present in the Sisal Territory and affiliated to REFAISA – these being: EFA–Valente, EFA–Monte Santo and EFA–Itiúba. Comprehensive interviews were carried out with nine graduates from the three EFAs and, to access and access them, the snowball technique was used, through which a network of contacts was created from which the researcher was able to reach connect with EFA graduates. Based on the narratives of graduates, this study discussed explanatory categories such as: Territory, temporality, experience and collective actor. It is confirmed in the findings of this study that through experience, dialogue between territories, EFAs and educational praxis are achieved. The podcast named by: EFAs, REFAISA Sisal, a product in audio format, available on the spotfy platform, is also the result of this scientific experience and was intended to promote the visibility of graduates and contribute to the dissemination of EFAs. The Podcast, like this writing, raises the possibility of encouraging EFAs and REFAISA to think and expand discussions about territories. Among the considerations, it becomes evident that by politically populating the places-territories, the EFAs have the possibility of reverberating a know-how-movement that is multiplied and promotes the strengthening of rural people, family farming, agroecology, their cultures , ancestries, temporalities and territorialities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2024-09-04T18:35:12Z No. of bitstreams: 1 Santos, Geicilene Rodrigues dos - Dissertação.PDF: 3488163 bytes, checksum: 7b1fb881ac2b7df12beae5f096745693 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-04T18:35:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos, Geicilene Rodrigues dos - Dissertação.PDF: 3488163 bytes, checksum: 7b1fb881ac2b7df12beae5f096745693 (MD5) Previous issue date: 2023-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Planejamento Territorialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectPráxispor
dc.subjectTemporalidadespor
dc.subjectEscola Família Agrícolapor
dc.subjectPodcastpor
dc.subjectExperiencepor
dc.subjectTerritorypor
dc.subjectPraxispor
dc.subjectTemporalitiespor
dc.subjectAgricultural Family Schoolpor
dc.subjectPodcastpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.title“A chuva é o sangue pra terra vingar as coisas” : construção de experiências e práxis educativas na produção de territórios e temporalidades nas/pelas Escolas Famílias Agrícolas do Território do Sisalpor
dc.typeDissertaçãopor
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