???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCalado, Thaís Santana Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5870346613673740por
dc.contributor.advisor1Araújo, Maria de Lourdes Haywanon Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2656783072132516por
dc.date.accessioned2024-09-04T19:02:50Z-
dc.date.issued2024-05-15-
dc.identifier.citationCALADO, Thaís Santana Araújo. Construindo pontes para uma educação antirracista: formação continuada de professores de matemática na perspectiva das relações étnico-raciais, 2024, 170 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1701-
dc.description.resumoDiante do contexto estrutural e estruturante do racismo na sociedade brasileira, a população necessita, cada vez mais, de uma formação antirracista, orientada pelas políticas públicas já vigentes, bem como por outras que ainda devem ser pensadas. Para isso, é necessária uma formação de professores, em todas as áreas, também pautada por essa perspectiva. Então, aqui buscamos compreender como as discussões referentes às relações étnico-raciais se dão na política de formação continuada a partir de cursos e programas que os professores de matemática de Feira de Santana participaram. A partir disso, como problema de pesquisa, temse: como as discussões referentes às relações étnico-raciais se dão na política de formação continuada a partir de cursos e programas que os professores de matemática de Feira de Santana participaram? Assim, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho documental, exploratório e descritivo, desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e utilizará as lentes da Educação Antirracista, da Educação Matemática Crítica e da Teoria Crítica, tendo como método a análise de conteúdo. Com isso, foram analisados documentos, políticas públicas e leis que embasam os cursos e programas de formação continuada citados por meio do questionário on-line. Dessa forma, foi possível compreender que, apesar do grande avanço em comparação à formação inicial de professores de matemática, ainda existem lacunas na formação continuada no que se refere às pautas da educação para as relações étnico-raciais e da Educação Matemática Crítica, a qual se encontra ainda mais distanciada do processo formativo desses profissionais.por
dc.description.abstractGiven the structural and structuring context of racism in Brazilian society, the population increasingly needs anti-racist training, guided by public policies already in force, as well as others that still need to be considered. To achieve this, teacher training is necessary in all areas, also guided by this perspective. So, here we seek to understand how discussions regarding ethnic-racial relations take place in the continuing education policy based on courses and programs that mathematics teachers from Feira de Santana participated in. From this, as a research problem, we have: how do discussions regarding ethnic-racial relations take place in the continuing education policy based on courses and programs that mathematics teachers from Feira de Santana participated in? Thus, it is characterized as a bibliographical research, of a documentary, exploratory and descriptive nature, developed from a qualitative approach and will use the lenses of Anti-Racist Education, Critical Mathematics Education and Critical Theory, using content analysis as a method. With this, documents, public policies and laws that support the courses and continuing education programs mentioned through the online questionnaire were analyzed. In this way, it was possible to understand that, despite the great advances compared to the initial training of mathematics teachers, there are still gaps in continued training with regard to the guidelines of education for ethnic-racial relations and Critical Mathematics Education, which is even more distant from the training process of these professionals.por
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2024-09-04T19:02:49Z No. of bitstreams: 1 Calado, Thais Santana Araujo - Dissertação.pdf: 3433723 bytes, checksum: 98138cd46f8b8f29e01577b588a2f9d1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-04T19:02:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Calado, Thais Santana Araujo - Dissertação.pdf: 3433723 bytes, checksum: 98138cd46f8b8f29e01577b588a2f9d1 (MD5) Previous issue date: 2024-05-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuada de professores de matemáticapor
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciais;por
dc.subjectEducação Matemática Críticapor
dc.subjectPolíticas públicas educacionais.por
dc.subjectContinuing education of mathematics teacherseng
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationseng
dc.subjectCritical Mathematics Educationeng
dc.subjectEducational public policieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConstruindo pontes para uma educação antirracista: formação continuada de professores de matemática na perspectiva das relações étnico-raciaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Calado, Thais Santana Araujo - Dissertação.pdfCalado, Thais Santana Araujo - Dissertação 3.35 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.