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Tipo do documento: Dissertação
Título: “É sinal que a chuva chegou no sertão”: imagem, memória e representação na narrativa cinematográfica sob o ditame de Rude Almajesto: sinais de chuva
Autor: Silva, Mateus Soares 
Primeiro orientador: Oliveira, Selma Soares de
Resumo: Esta dissertação analisa o documentário Sob o ditame de Rude Almajesto: sinais de chuva (1976) de autoria do cineasta Olney São Paulo que abrange concepções de sertão a partir de um discurso da semiótica rústica que só pode ser acessada pensando o sertão. Assim, esse documentário é uma produção cinematografia desvinculada da gramática hollywoodiana e com os padrões da cinematografia "oficial”, investigando também o impacto do movimento do Cinema Novo no contexto brasileiro, destacando como esse movimento não engloba todas as produções cinematográficas da época. Desse modo, através da análise dessa obra do cineasta Olney São Paulo, que atuou como mediador cultural entre o tradicional e o moderno, entende-se como essa produção fílmica insere-se no contexto do cinema moderno explorando e problematizando os saberes e conhecimentos sertanejos, defendendo seus modos de vida e traços socioculturais. O foco reside na representação das práticas culturais relacionadas à previsão de chuva, oferecendo uma perspectiva única sobre a ciência empírica do camponês e destacando a originalidade desse saber na cultura sertaneja. A análise crítica desse documentário contribui para uma compreensão mais profunda das questões socioculturais abordadas pelo movimento cinematográfico do cinema moderno.
Abstract: This dissertation analyzes the documentary Sob o ditame de Rude Almajesto: sinais de chuva (1976), written by filmmaker Olney São Paulo, which covers conceptions of the Sertão based on a discourse of rustic semiotics that can only be accessed by thinking about the Sertão. This documentary is a cinematographic production disconnected from Hollywood grammar and the standards of "official" cinematography, also investigating the impact of the Cinema Novo movement in the Brazilian context, highlighting how this movement does not encompass all cinematographic productions of the time. Through the analysis of this work by filmmaker Olney São Paulo, who acted as a cultural mediator between the traditional and the modern, the study explores and problematizes sertanejo knowledge, defending their ways of life and sociocultural traits. The focus lies on the representation of cultural practices related to rain forecasting, offering a unique perspective on the empirical science of the farmer and highlighting the originality of this knowledge in sertaneja culture. The critical analysis of this documentary contributes to a deeper understanding of the sociocultural issues addressed modern cinema.
Palavras-chave: Cinema Novo
Olney São Paulo
Representação
Sertão
Sinais de Chuva
Cinema Novo
Olney São Paulo
Representation
Sinais de Chuva
Área(s) do CNPq: ARTES::CINEMA
LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
Programa: Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade
Citação: SILVA, Mateus Soares. “É sinal que a chuva chegou no sertão”: imagem, memória e representação na narrativa cinematográfica sob o ditame de Rude Almajesto: sinais de chuva, 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade) - Departamento de Letras e Artes, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1703
Data de defesa: 10-Abr-2024
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

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