???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Patricia Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0064388948074900por
dc.contributor.advisor1Almeida, Kisnney Emiliano de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2751053673231647por
dc.date.accessioned2024-09-16T18:53:36Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.identifier.citationCARDOSO, Patricia Costa. Estudando as equações no ensino fundamental: um caminho pela história e resolução de problemas, 2024, 96 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1714-
dc.description.resumoO conhecimento matemático é de fundamental importância no mundo contemporâneo devido à sua aplicabilidade e à sua colaboração na formação de cidadãos críticos e atuantes perante `as questões sociais. Diante das inquietações e indagações dos alunos sobre o uso, a compreensão e a aplicação da matemática no cotidiano, faz-se necessária a busca por soluções para os desafios de uma educação integral, nas quais competências e habilidades sejam desenvolvidas visando garantir as aprendizagens essenciais da educação básica a que todos os estudantes têm direito. Este trabalho tem como objetivo orientar a prática pedagógica para o ensino de equações em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, percorrendo o caminho histórico e utilizando também a resolução de problemas como propostas metodológicas para o estudo das equações do 1º e 2º graus, além de sugerir uma abordagem para introdução ao ensino das equações diofantinas lineares de forma prática com situações problemas no contexto da vida real. Foram elaboradas três sequencias didáticas contemplando a história da matemática e a resolução de problemas fazendo uso de metodologias ativas e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, como propostas para implementação dessas práticas pedagógicas na busca por uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.por
dc.description.abstractMathematical knowledge is of fundamental importance in the contemporary world due to its applicability and its collaboration in the formation of critical and active citizens in the face of social issues. Faced with students’ concerns and questions about the use, understanding and application of mathematics in everyday life, it is necessary to seek solutions to the challenges of a comprehensive education, in which skills and abilities are developed in order to guarantee the essential learning of basic education to which all students are entitled. The aim of this work is to guide pedagogical practice in the teaching of equations in classes in the ninth year of elementary school, covering the historical path and also using problem solving as methodological proposals for the study of 1st and 2nd degree equations, as well as suggesting an approach for introducing the teaching of linear Diophantine equations in a practical way with real-life problem situations. Three didactic sequences were developed, covering the history of mathematics and problem solving, using active methodologies and Digital Information and Communication Technologies, as proposals for implementing these pedagogical practices in the search for more meaningful and contextualized learningeng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2024-09-16T18:53:36Z No. of bitstreams: 1 Cardoso, Patricia Costa - Dissertação.pdf: 3304720 bytes, checksum: d14ebe02c9d8f07235a5879be1f48666 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-16T18:53:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cardoso, Patricia Costa - Dissertação.pdf: 3304720 bytes, checksum: d14ebe02c9d8f07235a5879be1f48666 (MD5) Previous issue date: 2024-08-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEquaçõespor
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectEquationseng
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleEstudando as equações no ensino fundamental: um caminho pela história e resolução de problemaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cardoso, Patricia Costa - Dissertação.pdfCardoso, Patricia Costa - Dissertação3.23 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.