???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Karine Cerqueira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0577909879115464por
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Cláudia Silva do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1187523442842502por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Fabrício Oliveira da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9101271365317978por
dc.date.accessioned2024-09-27T16:12:26Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Karine Cerqueira dos Santos. Experiências formativas e curriculares: implicações na prática pedagógica de professoras licenciadas em pedagogia. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1717-
dc.description.resumoEste estudo está inserido nos debates sobre as experiências formativas e curriculares e tem como objetivo compreender as implicações dessas experiências na prática pedagógica de professoras licenciadas em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS, visto que concebemos a formação como um aspecto fundante para o trabalho educativo na Educação Básica. O texto tem como principal base teórica os estudos de Macedo (2010; 2011), Josso (2004), Nóvoa (1992) e Franco (2016). Como caminhos metodológicos adotou-se nesta pesquisa a abordagem (auto)biográfica, tomando as narrativas de formação como dispositivo de formação e a entrevista narrativa como dispositivo de pesquisa, posto que a produção de narrativas oportunizadas pela (auto)biografia contribuem para uma maior consciência de si e da sua existencialidade no mundo levando os narradores a pensar suas experiências e como elas se refazem a cada vez que são narradas. O estudo teve como colaboradoras três professoras que ao narrar suas histórias revelaram como as experiências que vivenciaram na universidade apresentam implicações para a sua prática pedagógica. Concluiu-se que as experiências formativas e curriculares vivenciadas no interior do curso de formação de professores no curso de Licenciatura em Pedagogia apresentam implicações para a prática pedagógica das professoras, principalmente na mobilização dos saberes necessários e a identificação para o trabalho docente.por
dc.description.abstractThis study is inserted in the debates on training and curricular experiences and aims to understand the implications of these experiences in the pedagogical practice of teachers graduated in Pedagogy from the State University of Feira de Santana/UEFS, since we conceive training as a fundamental aspect for the educational work in Basic Education. The text's main theoretical basis is the studies by Macedo (2010; 2011), Josso (2004), Nóvoa (1992) and Franco (2016). As methodological paths, the (auto)biographical approach was adopted in this research, taking the training narratives as a training device and the narrative interview as a research device, since the production of narratives provided by (auto)biography contributes to greater awareness of themselves and their existentiality in the world, leading narrators to think about their experiences and how they are remade each time they are narrated. The study had three teachers as collaborators who, when narrating their stories, revealed how the experiences they had at university have implications for their pedagogical practice. It was concluded that the formative experiences experienced within the teacher training course in the Degree in Pedagogy have implications for the teachers' pedagogical practice, mainly in the mobilization of the necessary knowledge and identification for teaching work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2024-09-27T16:12:26Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - KARINE CERQUEIRA DOS SANTOS.pdf: 885110 bytes, checksum: 2c1906b24b3b09230bf68d18ae60b258 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-27T16:12:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - KARINE CERQUEIRA DOS SANTOS.pdf: 885110 bytes, checksum: 2c1906b24b3b09230bf68d18ae60b258 (MD5) Previous issue date: 2024-05-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExperiências formativaspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectIdentidades e saberes docentespor
dc.subjectTraining experienceseng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectTeaching identities and knowledgeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleExperiências formativas e curriculares: implicações na prática pedagógica de professoras licenciadas em pedagogiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - KARINE CERQUEIRA DOS SANTOS.pdfDISSERTAÇÃO - KARINE CERQUEIRA DOS SANTOS864.37 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.