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dc.creatorAlmeida, Lívia Jéssica Messias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3072075897867744por
dc.contributor.advisor1Trinchão, Gláucia Maria da Costa-
dc.date.accessioned2015-08-05T23:06:01Z-
dc.date.issued2013-05-10-
dc.identifier.citationALMEIDA, Livia Jéssica Messias de. “Velhos problemas, novas questões”: uma análise dos discursos raciais na política nacional do livro didático. 2013. 201f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/173-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar como a política nacional do livro didático legitima e reproduz representações do/a negro/a no livro didático. Para responder a tal objetivo e sabendo que a política nacional do livro didático possui dois eixos estruturantes: os documentos oficiais e o processo de escolha na escola adotei pressupostos da pesquisa documental, tomando como corpus de análise os seguintes documentos oficiais: Editais do PNLD do Ensino Fundamental I de 2003, 2007 e 2010, na legislação de 2003 a 2011, e nos Guias do Livro Didático para o Ensino Fundamental I 2010; e, também, da pesquisa qualitativa, utilizando o questionário e o grupo focal como técnicas de coleta e produção de dados dos discursos das oito professoras da Escola Batista Teosópolis sobre o processo de escolha do livro didático na escola e as relações etnicorraciais. Como subsídio metodológico de tratamento de dados, adotei a Análise do Discurso de Linha Francesa. Nesse sentido, engendrei uma análise, a partir dos conceitos de campo, capital e habitus, sobre a política nacional do livro didático identificando seus agentes e a disposição dos discursos raciais. Para análise dos discursos raciais foi realizada uma contextualização com dados históricos, demográficos e sociais, bem como suas repercussões no contexto educacional, constituindo-se como condições de produção discursivas nas abordagens de raça, discriminação, preconceito e racismo. Na análise dados, os documentos oficiais revelaram fragilidades referentes, principalmente, à representação positiva da população negra, pois pautaram-se, sobretudo, na ideia da repetição exaustiva do enunciado base de não veiculação de preconceitos e discriminações nos livros didáticos. Os questionários e o grupo focal revelaram conflitos entre um habitus antigo e o início da emolduração de um novo habitus, pois, por um lado, observei a consonância entre os discursos das professoras e as condições objetivas, na qual a maioria desconsiderou completamente, no momento da escolha do livro didático, qualquer critério relativo às relações etnicorraciais. Mas, por outro lado, foram perceptíveis alguns enunciados que rechaçaram essa política considerando a necessidade do trabalho a partir da Lei 10.639/03 e a importância desse critério na escolha e análise do livro didático. Assim, numa análise da política nacional do livro didático em seus dois eixos, posso concluir que a referida política legitima e reproduz representações negativas de desvalorização do/a negro/a, por meio de uma política de silenciamento/invisibilidade a partir da não adoção de medidas/ações afirmativas para uma representação positiva do povo negro no livro didático.por
dc.description.abstractEste trabajo analiza cómo la política nacional del libro didáctico legitima y reproduce representaciones del negro en los libros didáctico. Para cumplir con este objetivo y sabiendo que la política nacional del libro didácticos tiene dos ejes estructurales: los documentos oficiales y el proceso de elección de escuela, adopté supuestos de la investigación documental, tomando como corpus de análisis de los siguientes documentos oficiales: Avisos del PNLD Educación Elementary, 2003, 2007 y 2010, la legislación de 2003 a 2011, y las guías para el libro didáctico de Educación Primaria I 2010, así como la investigación cualitativa mediante un cuestionario y los datos del grupo de enfoque técnicas de recolección y producción datos de los discursos de los ocho profesores de la Escola Batista Teosópolis sobre el proceso de elegir el libro didáctico en la escuela y las relaciones etnicorraciais. Como metodología de tratamento de datos adopté Análisis del Discurso de la línea francesa. En este sentido, engendrado un análisis, basado en los conceptos de campo, capital y habitus, en la política nacional del libro de texto de la identificación de sus agentes y la disposición del discurso racial. Para el análisis de los discursos raciales se realizó con una contextualización de los datos históricos, demográficos y sociales, así como su impacto en el contexto educativo, estableciéndose como condiciones de producción discursivas en los enfoques de la raza, la discriminación, los prejuicios y el racismo. Al analizar los datos, los documentos oficiales revelaron deficiencias relacionadas principalmente a la representación positiva de las personas negras como guía, sobre todo, la idea de la repetición exhaustiva de la base declaración de no servir a los prejuicios y la discriminación en los libros de texto. Los cuestionarios y grupos focales revelaron conflictos entre un habitus antigua y temprana de un nuevo habitus, porque por un lado, me di cuenta de la línea entre los discursos de los docentes y de las condiciones objetivas en las que la mayoría prescindían por completo, al elegir el libro didáctico, sin considerar cualquier criterio de las relaciones etnicorraciais. Pero por otro lado, algunas declaraciones que fueron percibidos rechazaran esta política teniendo en cuenta la necesidad de trabajar de la Ley 10.639/03 y de la importancia de este criterio en la selección y el análisis de los libros didácticos. Por lo tanto, el análisis de la política nacional del libro de texto en sus dos ejes, puedo concluir que la política legitima y reproduce las representaciones negativas de la devaluación del negro/a, a través de una política de silencio/invisibilidad no adoptando medidas de acción afirmativa de representación positiva del pueblo negro en los libros didácticos.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Verena Bastos (verena@uefs.br) on 2015-08-05T23:06:01Z No. of bitstreams: 1 Dissertação versão final.pdf: 2321012 bytes, checksum: beb1ab6f6e0c7c06072090f1d49c2931 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-08-05T23:06:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação versão final.pdf: 2321012 bytes, checksum: beb1ab6f6e0c7c06072090f1d49c2931 (MD5) Previous issue date: 2013-05-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica do livro didáticopor
dc.subjectrelações etnicorraciaispor
dc.subjectprofessorpor
dc.subjecthabituspor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjectPolítica del libro didácticoeng
dc.subjectdiscursos racialeseng
dc.subjecthabituseng
dc.subjectprofesoreng
dc.subjectpolíticas públicaseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title“Velhos problemas, novas questões”: uma análise dos discursos raciais na política nacional do livro didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
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