Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1746
Tipo do documento: Dissertação
Título: Progressão aritmética e progressão geométrica: uma sequência didática baseada na geometria fractal
Autor: Mascarenhas, Lucas Cerqueira 
Primeiro orientador: Pedreira, Fabíola de Oliveira
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem o intuito de auxiliar os docentes do ensino básico com uma didática não convencional, fomentando o interesse dos estudantes do Ensino Médio de uma instituição pública do estado da Bahia em relação às progressões aritméticas e geométricas a partir de uma didática baseada na perspectiva da Geometria Fractal. O desenho metodológico foi delineado por meio de uma sequência pedagógica estruturada em termos dos elementos históricos, epistemológicos e desafiadores que justificam a razão de ser destes objetos matemáticos, tanto das progressões quanto da geometria fractal. Na parte experimentação, observou- se que os discentes absorveram o assunto sem o convencional método de memorização de fórmulas, assim, tornando o aprendizado desafiador e interessante extraindo da matéria sua mais pura essência.
Abstract: This final project aims to assist elementary school teachers with an unconventional teaching method, fostering the interest of high school students from a public institution in the state of Bahia in arithmetic and geometric progressions from a teaching method based on the perspective of Fractal Geometry. The methodological design was outlined through a pedagogical sequence structured in terms of the historical, epistemological and challenging elements that justify the reason for these mathematical objects, both progressions and fractal geometry. In the experimental part, it was observed that the students absorbed the subject without the conventional method of memorizing formulas, thus making learning challenging and interesting, extracting the purest essence of the subject.
Palavras-chave: Progressão Aritmética
Progressão Geométrica
Geometria Fractal
Ensino Médio
Sequência didática
Arithmetic Progression
Geometric Progression
Fractal Geometry
High School
Didactic sequence
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
Programa: Mestrado Profissional em Matemática
Citação: MASCARENHAS, Lucas Cerqueira. Progressão aritmética e progressão geométrica: uma sequência didática baseada na geometria fractal, 2024, 86 f., Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1746
Data de defesa: 9-Dez-2024
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_Lucas Cerqueira Mascarenhas.pdfDissertação - Mascarenhas, Lucas Cerqueira5,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.