Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fábio Henrique Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629091362846783por
dc.contributor.advisor1Mascarenhas, Cristiano Henrique de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9600698956305613por
dc.date.accessioned2025-02-07T17:42:28Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Fábio Henrique Almeida. Propriedades intrínsecas de superfícies regulares: explorando geometrias não euclidianas com aplicações didáticas no Ensino Médio, 2024, 133 f., Dissertação (mestrado profissional), Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1747-
dc.description.resumoNesse trabalho, aplicamos um plano de aula de matemática, em uma turma de segunda série do Ensino Médio de uma Escola Pública da Rede Estadual da Bahia. Onde os estudantes trabalharam tópicos de geometrias não euclidianas. No desenvolvimento do plano de aula aproveitamos o ambiente dinâmico oferecido pelo software GeoGebra e fizemos uso de matérias manipuláveis. A primeira etapa da proposta foi realizada em sala de aula, através de questionamentos construímos junto aos estudantes o conceito de geodésica. A segunda etapa foi realizada no Laboratório de Informática da Escola, os estudantes tiveram a oportunidade de verificar a soma dos ângulos de um triângulo em modelos de Geometria Hiperbólica e Geometria Esférica. Também, fizemos um breve resumo das tentativas de demonstrar o postulado das paralelas de Euclides e o surgimento de geometrias não euclidianas. Além disso, realizamos um estudo sobre conteúdos que geralmente são trabalhados em um curso de Geometria Diferencial, tais como, estudamos sobre curva regular parametrizada pelo comprimento de arco, superfícies regulares, curvaturas e geometria intrínseca das superfícies. Por fim, os estudantes responderam uma pesquisa onde registraram o nível de satisfação de aprendizagem a respeito dos seguintes tópicos: conceito de geodésica, soma dos ângulos internos do triângulo hiperbólico e esférico, superfície com curvatura positiva e superfície com curvatura negativapor
dc.description.abstractIn this work, we applied a math lesson plan to a second grade high school class at a public school in the state of Bahia. The students worked on non-Euclidean geometry topics. In developing the lesson plan, we took advantage of the dynamic environment offered by the GeoGebra software and made use of manipulatives. The first stage of the proposal was carried out in the classroom, through questioning we built up the concept of geodesics with the students. The second stage took place in the school’s computer lab, where the students had the opportunity to check the sum of the angles of a triangle in Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry models. We also gave a brief summary of the attempts to demonstrate Euclid’s parallel postulate and the emergence of non-Euclidean geometries. In addition, we studied content that is usually covered in a Differential Geometry course, such as regular curves parametrized by arc length, regular surfaces, curvatures and the intrinsic geometry of surfaces. Finally, the students completed a survey in which they recorded their level of satisfaction with learning the following topics: the concept of geodesics, the sum of the internal angles of hyperbolic and spherical triangles, surfaces with positive curvature and surfaces with negative curvature.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-02-07T17:42:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao - Fabio_Henrique_Almeida_Santos.pdf: 4931946 bytes, checksum: 30e4df50828f8f27d74d6895a6d7a8af (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-07T17:42:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao - Fabio_Henrique_Almeida_Santos.pdf: 4931946 bytes, checksum: 30e4df50828f8f27d74d6895a6d7a8af (MD5) Previous issue date: 2024-12-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7874/Dissertacao%20-%20Fabio_Henrique_Almeida_Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectGeometrias não euclidianaspor
dc.subjectGeometrias não euclidianas no ensino médiopor
dc.subjectSuperfícies regularespor
dc.subjectPropriedades intrínsecas de superfíciespor
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectNon-Euclidean geometrieseng
dc.subjectNon-Euclidean geometries in secondary schooleng
dc.subjectRegular surfaceseng
dc.subjectIntrinsic properties of surfaceseng
dc.subject.cnpqMATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApor
dc.titlePropriedades intrínsecas de superfícies regulares: explorando geometrias não euclidianas com aplicações didáticas no Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Fabio_Henrique_Almeida_Santos.pdfDissertação - Santos, Fabio Henrique Almeida 4,82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.