Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1748
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequência didática para o estudo de uma fórmula de Euler relativa a probabilidade
Autor: Batista, Ana Cristina Mascarenhas Nascimento 
Primeiro orientador: Almeida, Kisnney Emiliano de
Resumo: Este trabalho aborda o processo ensino-aprendizagem em Matemática aplicado a uma sequência didática para o estudo de uma fórmula de Euler relativa à Probabilidade. A abordagem se dá pela utilização de recursos didáticos digitais, pela utilização da história da matemática e pela construção de uma demonstração matemática direta. O uso de recursos digitais potencializa o aprendizado, na medida em que favorece a comunicação entre quem ensina e quem aprende. A história da Matemática pode tornar essa disciplina mais atrativa e interessante, ao atuar como elemento motivador, que favorece a iniciação dos alunos na atividade de pesquisa e facilita a compreensão de conceitos. O contato com a demonstração matemática possibilita o entendimento acerca das particularidades da linguagem desta ciência, bem como a percepção quanto à necessidade de sua utilização
Abstract: This work addresses the teaching-learning process in Mathematics applied to a didactic sequence for the study of an Euler formula relating to Probability. The approach is based on the use of digital teaching resources, the use of the history of mathematics and the construction of a direct mathematical demonstration. The use of digital resources enhances learning, as it favors communication between those who teach and those who learn. The history of Mathematics can make this subject more attractive and interesting, as it acts as a motivating element, which favors students’ initiation into research activities and facilitates the understanding of concepts. Contact with mathematical demonstration makes it possible to understand the particularities of the language of this science, as well as the perception of the need for its use.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Sequência didática
Probabilidade
Teaching-learning
Didactic sequence
Probability
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
Programa: Mestrado Profissional em Matemática
Citação: BATISTA, Ana Cristina Mascarenhas Nascimento. Sequência didática para o estudo de uma fórmula de Euler relativa a probabilidade, 2024, 120 f., Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1748
Data de defesa: 20-Dez-2024
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Ana Cristina Mascarenhas Nascimento Batista.pdfBatista, Ana Cristina Mascarenhas Nascimento - Dissertação6,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.