???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1750
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Franciscleide Ribeiro dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7480674835482112 | por |
dc.contributor.advisor1 | Goulart, Jany Santos Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0368683092136867 | por |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T17:29:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Franciscleide Ribeiro dos. Uma proposta de sequência didática para o ensino de equação do 1º grau, 2024, 91 f., Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1750 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo promover a interligação das resoluções de problemas envolvendo Equações do 1º Grau com o cotidiano dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública na Bahia. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma sequência didática baseada nos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, que privilegia a construção do conhecimento matemático a partir da interação entre o aluno e o meio. A metodologia adotada incluiu uma combinação de atividades diversificadas, como a pesquisa histórica das equações, leitura e interpretação de textos, elaboração e resolução de problemas contextualizados, culminando na experimentação e construção de modelos físicos de balanças. Essas atividades práticas foram desenhadas para facilitar a compreensão do conceito de Equação do 1º Grau, aproximando-o da realidade vivida pelos estudantes. A implementação dessa sequência didática revelou um aumento significativo no interesse dos alunos em compreender as Equações do 1º Grau, especialmente quando as atividades se distanciaram dos métodos tradicionais de ensino, frequentemente centrados na memorização e repetição mecânica de procedimentos. A abordagem metodológica deste estudo foi inspirada nas fases da Engenharia Didática, com especial ênfase na experimentação e validação dos conceitos matemáticos através de práticas concretas. Esse processo não apenas incentivou a participação ativa dos estudantes, mas também promoveu um ambiente de troca de conhecimentos, em que o diálogo e a colaboração foram centrais para a construção do saber matemático. Assim, este trabalho contribui para a melhoria do ensino das Equações do 1º Grau, demonstrando o potencial da construção de materiais didáticos que contextualizam e aproximam o conteúdo matemático da vivência dos alunos | por |
dc.description.abstract | The present work aims to promote the connection between problem-solving involving firstdegree equations and the daily lives of 7th-grade students in a public school in Bahia. To achieve this goal, a didactic sequence based on the assumptions of Brousseau's Theory of Didactic Situations was adopted, which emphasizes the construction of mathematical knowledge through the interaction between the student and their environment. The methodology included a combination of diverse activities, such as historical research on equations, reading and interpreting texts, formulating and solving contextualized problems, culminating in the experimentation and construction of physical balance models. These practical activities were designed to facilitate the understanding of the concept of first-degree equations by relating it to the students' real-life experiences. The implementation of this didactic sequence revealed a significant increase in students' interest in understanding first-degree equations, especially when the activities diverged from traditional teaching methods, which are often focused on memorization and mechanical repetition of procedures. The methodological approach of this study was inspired by the stages of Didactic Engineering, with a special emphasis on the experimentation and validation of mathematical concepts through concrete practices. This process not only encouraged active student participation but also promoted an environment of knowledge exchange, where dialogue and collaboration were central to the construction of mathematical understanding. Thus, this work contributes to improving the teaching of first-degree equations, demonstrating the effectiveness of pedagogical practices that contextualize and bring mathematical content closer to students' lived experiences. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-02-10T17:29:46Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_PROFMAT_UEFS__FRANCISCLEIDE_RIBEIRO_DOS_SANTOS_.pdf: 1970233 bytes, checksum: 97668a11cbc14d132f254e27a8a47770 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-10T17:29:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_PROFMAT_UEFS__FRANCISCLEIDE_RIBEIRO_DOS_SANTOS_.pdf: 1970233 bytes, checksum: 97668a11cbc14d132f254e27a8a47770 (MD5) Previous issue date: 2024-12-18 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Feira de Santana | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEFS | por |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Equação do 1° Grau | por |
dc.subject | Prática | por |
dc.subject | Cotidiano | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Sequência Didática | por |
dc.subject | First Degree Equation | eng |
dc.subject | Practice | eng |
dc.subject | Everyday | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Following teaching | eng |
dc.subject.cnpq | MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | por |
dc.title | Uma proposta de sequência didática para o ensino de equação do 1º grau | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_PROFMAT_UEFS__FRANCISCLEIDE_RIBEIRO_DOS_SANTOS_.pdf | Santos, Franciscleide Ribeiro dos - Dissertação | 1.92 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.