???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Franciscleide Ribeiro dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7480674835482112por
dc.contributor.advisor1Goulart, Jany Santos Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0368683092136867por
dc.date.accessioned2025-02-10T17:29:46Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Franciscleide Ribeiro dos. Uma proposta de sequência didática para o ensino de equação do 1º grau, 2024, 91 f., Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1750-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo promover a interligação das resoluções de problemas envolvendo Equações do 1º Grau com o cotidiano dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública na Bahia. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma sequência didática baseada nos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, que privilegia a construção do conhecimento matemático a partir da interação entre o aluno e o meio. A metodologia adotada incluiu uma combinação de atividades diversificadas, como a pesquisa histórica das equações, leitura e interpretação de textos, elaboração e resolução de problemas contextualizados, culminando na experimentação e construção de modelos físicos de balanças. Essas atividades práticas foram desenhadas para facilitar a compreensão do conceito de Equação do 1º Grau, aproximando-o da realidade vivida pelos estudantes. A implementação dessa sequência didática revelou um aumento significativo no interesse dos alunos em compreender as Equações do 1º Grau, especialmente quando as atividades se distanciaram dos métodos tradicionais de ensino, frequentemente centrados na memorização e repetição mecânica de procedimentos. A abordagem metodológica deste estudo foi inspirada nas fases da Engenharia Didática, com especial ênfase na experimentação e validação dos conceitos matemáticos através de práticas concretas. Esse processo não apenas incentivou a participação ativa dos estudantes, mas também promoveu um ambiente de troca de conhecimentos, em que o diálogo e a colaboração foram centrais para a construção do saber matemático. Assim, este trabalho contribui para a melhoria do ensino das Equações do 1º Grau, demonstrando o potencial da construção de materiais didáticos que contextualizam e aproximam o conteúdo matemático da vivência dos alunospor
dc.description.abstractThe present work aims to promote the connection between problem-solving involving firstdegree equations and the daily lives of 7th-grade students in a public school in Bahia. To achieve this goal, a didactic sequence based on the assumptions of Brousseau's Theory of Didactic Situations was adopted, which emphasizes the construction of mathematical knowledge through the interaction between the student and their environment. The methodology included a combination of diverse activities, such as historical research on equations, reading and interpreting texts, formulating and solving contextualized problems, culminating in the experimentation and construction of physical balance models. These practical activities were designed to facilitate the understanding of the concept of first-degree equations by relating it to the students' real-life experiences. The implementation of this didactic sequence revealed a significant increase in students' interest in understanding first-degree equations, especially when the activities diverged from traditional teaching methods, which are often focused on memorization and mechanical repetition of procedures. The methodological approach of this study was inspired by the stages of Didactic Engineering, with a special emphasis on the experimentation and validation of mathematical concepts through concrete practices. This process not only encouraged active student participation but also promoted an environment of knowledge exchange, where dialogue and collaboration were central to the construction of mathematical understanding. Thus, this work contributes to improving the teaching of first-degree equations, demonstrating the effectiveness of pedagogical practices that contextualize and bring mathematical content closer to students' lived experiences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-02-10T17:29:46Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_PROFMAT_UEFS__FRANCISCLEIDE_RIBEIRO_DOS_SANTOS_.pdf: 1970233 bytes, checksum: 97668a11cbc14d132f254e27a8a47770 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T17:29:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_PROFMAT_UEFS__FRANCISCLEIDE_RIBEIRO_DOS_SANTOS_.pdf: 1970233 bytes, checksum: 97668a11cbc14d132f254e27a8a47770 (MD5) Previous issue date: 2024-12-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEquação do 1° Graupor
dc.subjectPráticapor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectFirst Degree Equationeng
dc.subjectPracticeeng
dc.subjectEverydayeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectFollowing teachingeng
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.titleUma proposta de sequência didática para o ensino de equação do 1º graupor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO_PROFMAT_UEFS__FRANCISCLEIDE_RIBEIRO_DOS_SANTOS_.pdfSantos, Franciscleide Ribeiro dos - Dissertação1.92 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.