Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Alexsandro dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155004721217917por
dc.contributor.advisor1Barros, Jean Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664298126181533por
dc.date.accessioned2025-02-11T17:38:40Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationLIMA, Alexsandro dos Santos. Geometria projetiva das cônicas: uma abordagem através do GeoGebra, 2024, 116 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1756-
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo geral de desenvolver atividades pedagógicas voltadas para o ensino e aprendizagem da Geometria Projetiva das Cônicas no Ensino Médio, através do software GeoGebra, como a ferramenta pedagógica principal para explorar as propriedades das Cônicas por meio de construções geométricas, o que favorece a visualiza- ção, a análise crítica e a aplicação prática dos conceitos básicos trabalhados. Inicialmente, de nimos as cônicas como lugares geométricos, e depois, caracterizamo-las como seções planas de um cone, utilizando as Esferas de Dandelin, justi cando o porquê de tais curvas serem denominadas de cônicas. Em seguida, observamos suas propriedades ótica e isogonal. Além disso, descrevemos as propriedades notáveis das parábolas. A partir de então, estabelecemos as noções importantes na Geometria Projetiva de inversão, de correspond ência polar e, mais geralmente, de transformação projetiva. Depois, descrevemos as principais propriedades projetivas do círculo, estendendo-as para as cônicas. Por m, propomos as atividades de construção, baseadas nos conceitos e propriedades da Geometria Projetiva das Cônicas, desenvolvidas de antemão, tendo por objetivo uma abordagem interativa e dinâmica. Assim, apresentamos as possibilidades de ampliar o conhecimento dos alunos sobre as transformações geométricas para além da Geometria Euclidiana, tendo o GeoGebra como a ferramenta principal no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractThe present work has the general objective of developing pedagogical activities aimed at the teaching and learning of Projective Geometry of Conics in High School, using the GeoGebra software as the main pedagogical tool to explore the properties of Conics through geometric constructions, which favors visualization, critical analysis, and practical application of the basic concepts addressed. Initially, we de ne conics as geometric places, and then we characterize them as plane sections of a cone, using Dandelin Spheres to justify why such curves are called conics. Next, we observe their optical and isogonal properties. Furthermore, we describe the notable properties of parabolas. From then on, we establish important notions in Projective Geometry of inversion, polar correspondence, and, more generally, projective transformation. Afterward, we describe the main projective properties of the circle, extending them to conics. Finally, we propose construction activities based on the concepts and properties of Projective Geometry of Conics, developed in advance, aiming for an interactive and dynamic approach. Thus, we present the possibilities of expanding students' knowledge about geometric transformations beyond Euclidean Geometry, with GeoGebra as the main tool in the teaching and learning processeng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-02-11T17:38:40Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO - Alexsandro_dos_Santos_Lima.pdf: 10466636 bytes, checksum: 731ae7bc6e0314a966b660530d367985 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T17:38:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO - Alexsandro_dos_Santos_Lima.pdf: 10466636 bytes, checksum: 731ae7bc6e0314a966b660530d367985 (MD5) Previous issue date: 2024-12-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/5547/DISSERTACAO%20-%20Alexsandro_dos_Santos_Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCônicapor
dc.subjectTransformação Projetivapor
dc.subjectCorrespondência Polarpor
dc.subjectPrincípio de Dualidadepor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectConiceng
dc.subjectProjective Transformationeng
dc.subjectPolar Correspondenceeng
dc.subjectPrinciple of Dualityeng
dc.subjectGeoGebraeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleGeometria projetiva das cônicas: uma abordagem através do GeoGebrapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO - Alexsandro_dos_Santos_Lima.pdfLima, Alexsandro do Santos - Dissertação10,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.