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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação e reconhecimento: estratégias de estudantes negros (as) para a superação da invisibilidade social causada pelo racismo
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Danniel Leão de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, Carlos César
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação se insere no campo da educação ao buscar compreender as relações entre invisibilidade social causada pelo racismo e os possíveis processos de luta por reconhecimento como resistência nas perspectivas de alunos e alunas negras do ensino médio de uma escola pública em Feira de Santana, Bahia. Ao se estabelecer na temática da educação e das relações étnico-raciais, esta pesquisa buscou contribuir para a sociedade com um trabalho sobre racismo e educação que busca compreender formas cotidianas de resistência, utilizadas por alunas e alunos negros dentro de seus contextos educacionais. Diante disso, o problema investigado por esta pesquisa foi: quais estratégias de visibilidade estudantes negros (as) do ensino médio de uma escola pública elaboram, no contexto escolar, para superar a invisibilidade social causada pelo racismo? Assim, o objetivo geral foi identificar as estratégias de visibilidade e reconhecimento que estudantes negros(as) do ensino médio de uma escola pública elaboram, em seus contextos educacionais, como forma de superar a invisibilidade social causada pelo racismo. Como composição teórica foram utilizadas as teorias do reconhecimento de Axel Honneth e Frantz Fanon. As teorias de ambos os autores oferecem a concepção de invisibilidade social causada pelo racismo como resultado da falta do reconhecimento e também pensam estratégias de reconhecimento e visibilidade como processos de organização coletiva de luta social. Essas duas teorias traçam um panorama sobre reconhecimento como processo de luta social, característica necessária para analisar o racismo como injustiça social. Esta pesquisa se constituiu como uma pesquisa qualitativa que utilizou rodas de conversa como método de inserção no campo. Foram realizadas quatro rodas de conversa com alunos e alunas do clube de literatura de uma escola estadual de Feira de Santana. Como elemento catalisador das rodas de conversa foram utilizados os livros Olhos d 'água da Conceição Evaristo e Cartas para minha avó da Djamila Ribeiro. A partir das discussões baseadas nos livros as rodas de conversa aconteciam através das narrativas das alunas e alunos sobre suas experiências e opiniões acerca do racismo, da invisibilidade social e das possíveis estratégias para sua superação. Como resultado foram identificadas oito estratégias de reconhecimento e visibilidade: denúncia, rede afetiva, criminalidade, impor-se, autoconhecimento/auto-investimento, violência, educação e escrita. Toda a construção desta pesquisa foi realizada a partir de um compromisso ético-político com o campo, com os participantes e com o próprio processo de investigação científica. Acredita-se que esta pesquisa conseguiu compreender como as relações de reconhecimento e o enfrentamento ao racismo se relacionam no campo educacional.
Abstract: This dissertation is part of the field of education as it seeks to understand the relationship between social invisibility caused by racism and the possible processes of struggle for recognition as resistance in the perspectives of black high school students at a public school in Feira de Santana, Bahia. By establishing itself on the theme of education and ethnic-racial relations, this research sought to contribute to society with work on racism and education that seeks to understand everyday forms of resistance used by black students within their educational contexts. In view of this, the problem investigated by this research was: what visibility strategies do black high school students at a public school develop in the school context to overcome the social invisibility caused by racism? Thus, the general objective was to identify the visibility and recognition strategies that black high school students in a public school develop in their educational contexts as a way of overcoming the social invisibility caused by racism. Axel Honneth's and Frantz Fanon's theories of recognition were used as a theoretical framework. The theories of both authors offer a conception of the social invisibility caused by racism as a result of the lack of recognition and also think of strategies for recognition and visibility as processes of collective organization and social struggle. These two theories offer an overview of recognition as a process of social struggle, a necessary characteristic for analyzing racism as a social injustice. This research is a qualitative study that used conversation circles as a method of entering the field. Four conversation circles were held with students from the literature club at a state school in Feira de Santana. The books Olhos d 'água by Conceição Evaristo and Cartas para minha avó by Djamila Ribeiro were used as catalysts for the discussions. Based on the debates in the books, the discussions took place through the students' narratives about their experiences and opinions on racism, social invisibility and possible strategies for overcoming racism. As a result, eight strategies for recognition and visibility were identified: denunciation, affective network, criminality, imposing oneself,self-knowledge/self-investment, violence, education and writing. The entire construction of this research was based on an ethical-political commitment to the field, the participants and the scientific research process itself. It is believed that this research has helped to understand how relations of recognition and the fight against racism are related in the educational field.
Keywords: Reconhecimento
Educação;
Racismo
Invisibilidade social
Recognition
Education
Racism
Social invisibility
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: OLIVEIRA, Danniel Leão de. Educação e reconhecimento: estratégias de estudantes negros (as) para a superação da invisibilidade social causada pelo racismo. 2025. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1777
Issue Date: 6-Feb-2025
Appears in Collections:Coleção UEFS

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