???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1778
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A interiorização da Educação Básica na Bahia: o direito à educação na cidade de Feira de Santana nas décadas de 1960 - 1970 |
???metadata.dc.creator???: | Dias , Jaqueline Loiola ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Barbosa, Elizabete Pereira |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho intitulado “A Interiorização da Educação Básica na Bahia: O Direito À Educação na cidade de Feira de Santana nas décadas de 1960-1970” é uma pesquisa de dissertação de mestrado que tem como objeto de estudo o direito à educação e as políticas de educação para o ensino básico na cidade de Feira de Santana nas décadas de 1960 e 1970. Buscamos evidenciar as especificidades locais e sua articulação com as políticas sociais mais amplas no campo educacional na Bahia, em Feira de Santana. Este estudo parte da organização da educação pública nacional, analisa o processo histórico político sobre o desenvolvimento das políticas nacionais de educação, e culmina no debate do direito à educação como direito social para todos. Diante disso, os estudos foram realizados com a seguinte questão de pesquisa: Quais as repercussões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 4.024/1961 em relação ao debate sobre a interiorização da educação em Feira de Santana, como direito social entre as décadas de 1960 a 1970? E como objetivo geral caracterizar e analisar as políticas educacionais, implementadas em favor da interiorização da educação básica em Feira de Santana nas décadas de 1960 e 1970, a partir das repercussões da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 4.024/1961. Os objetivos específicos são: analisar a legislação educacional do município de Feira de Santana e na Bahia sobre o âmbito legal e o contexto real vivido no período compreendido entre as décadas de 1960 e 1970; e compreender as políticas de educação voltadas para a educação básica, implementadas no interior de Feira de Santana nas décadas de 1960 e 1970. O estudo é de abordagem qualitativa e para alcançar os objetivos, foi utilizada a análise documental com base nos estudos de Cellard (2012), segundo o autor para realizar a análise documental é preciso analisar o contexto social em que o documento foi produzido mantendo a criticidade em todos os processos de análise. Foram catalogadas notícias publicadas nos jornais Folha do Norte, subsidiadas em acervo no Museu Casa do Sertão situado na UEFS, para analisar as repercussões da Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (LDB), número 4.024/1961 e as suas repercussões em prol da interiorização da educação básica em Feira de Santana entre as décadas de 1960 e 1970. Os resultados da pesquisa indicam que a LDB/1961 ocupou de forma direta e indireta publicações jornalísticas, apresentando bases de argumentos respaldadas em seus dispositivos legais. Com base na análise sobre o conjunto de publicações repercutidas nos jornais, é possível apontar a existência de ações que visavam instituir a expansão do acesso à educação básica nesse período, promovendo o debate sobre o direito à educação. O estudo mostra que as relações de poder entre sociedade civil e sociedade política contribuem para o delineamento das políticas públicas e sociais vigentes. Neste sentido, as relações entre Estado e Sociedade representados através de órgãos públicos e grupos sociais, refletem diretamente nas políticas voltadas para a sociedade. |
Abstract: | The present work entitled “The Internalization of Basic Education in Bahia: The Right to Education in the city of Feira de Santana in the 1960s-1970s” is a master's thesis research that has as its object of study the right to education and the policies of education for basic education in the city of Feira de Santana in the 1960s and 1970s. We seek to highlight local specificities and their articulation with broader social policies in the educational field in Bahia, in Feira de Santana. This study starts from the organization of national public education, analyzes the historical political process regarding the development of national education policies, and culminates in the debate on the right to education as a social right for all. In view of this, the studies were carried out with the following research question: What are the repercussions of the Law of Guidelines and Bases of National Education No. 4,024/1961 in relation to the debate on the internalization of education in Feira de Santana, as a social right among the 1960s to 1970s? The general objective is to characterize and analyze the educational policies implemented in favor of the internalization of basic education in Feira de Santana in the 1960s and 1970s, based on the repercussions of the Law of Guidelines and Bases of National Education No. 4,024/1961. The specific objectives are: to analyze the educational legislation of the municipality of Feira de Santana and Bahia regarding the legal scope and the real context experienced in the period between the 1960s and 1970s; and understand the education policies aimed at basic education, implemented in the interior of Feira de Santana in the 1960s and 1970s. The study has a qualitative approach and to achieve the objectives, documentary analysis was used based on Cellard's studies ( 2012), according to the author, to carry out document analysis it is necessary to analyze the social context and the time in which the context of the document was produced, the researcher must maintain criticality in all analysis processes. News published in the Folha do Norte, subsidized in the collection at the Museu Casa do Sertão located in UEFS, newspapers were cataloged to analyze the repercussions of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), number 4,024/1961 and its repercussions in favor of the internalization of basic education in Feira de Santana between the 1960s and 1970. The research results indicate that LDB/1961 directly and indirectly occupied journalistic publications, presenting bases for arguments supported by its legal provisions. Based on the analysis of the set of publications published in newspapers, it is possible to point out the existence of actions that aimed to establish the expansion of access to basic education during this period, promoting the debate on the right to education. The study shows that power relations between civil society and political society contribute to the design of current public and social policies. In this sense, the relations between State and Society represented through public bodies and social groups, directly reflect on policies aimed at society. |
Keywords: | Direito à educação Interiorização da educação Políticas educacionais Right to education Internalization of education Educational policies |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO |
???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Citation: | DIAS, Jaqueline Loiola. A interiorização da Educação Básica na Bahia: o direito à educação na cidade de Feira de Santana nas décadas de 1960 - 1970. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1778 |
Issue Date: | 30-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - JAQUELINE LOIOLA DIAS.pdf | DISSERTAÇÃO - JAQUELINE LOIOLA DIAS | 2.51 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.