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http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1779
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Cartografia Social: mapear para fortalecer |
???metadata.dc.creator???: | Martines, Vitor Gabriel ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Santos, Célia Regina Batista dos |
First advisor-co: | Nolasco, Marjorie Cseko |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Chapada Diamantina, particularmente o município de Piatã, vem passando por uma série de conflitos socioambientais nos últimos anos. A expansão da atividade mineradora de grande porte, do agronegócio e das usinas de energia eólica carregam consigo uma lógica de apropriação territorial bastante distinta da ocupação histórica local, gerando importantes discussões acerca do futuro na região. Diante deste contexto, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver ações educativas orientadas pelos pressupostos da cartografia social, numa escola do campo, para possibilitar aos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual de Inúbia, conhecer, experienciar, mapear e instrumentalizar-se para a compreensão de seus territórios e territorialidades, levando em consideração a ancestralidade, a história, a cultura, a ocupação territorial e a relação com a natureza das suas comunidades. Através de uma pesquisa-ação colaborativa com a participação de 183 estudantes, durante um período de 6 meses, foi planejada e desenvolvida uma sequência didática com atividades - que também serviram de instrumentos/procedimentos de produção de dados - envolvendo mapas mentais, pesquisa oral, censo escolar, análise de filmes, elaboração da cartografia social das comunidades e as discussões sobre problemáticas trazidas pelos conflitos socioambientais na região e a possibilidade da expansão dessas atividades potencialmente degradantes para o entorno do local de estudo. Os principais resultados indicaram que a sequência didática, amparada pelos pressupostos da cartografia social, teve um importante papel no aumento da afetividade dos estudantes por seus territórios, ampliando a sua instrumentalização para a defesa territorial e produzindo um efeito empoderador aos jovens da região, ao produzir um conhecimento fundamental para fortalecer sua compreensão acerca do futuro de suas comunidades. |
Abstract: | Chapada Diamantina, particularly the municipality of Piatã, has been experiencing a series of socio-environmental conflicts in recent years. The expansion of large-scale mining activity, agribusiness and wind energy place a logic of territorial appropriation that is quite different from the historical local occupation, generating important discussions about the future of the region. Given this context, the present work aimed to develop educational actions guided by the assumptions of social cartography, in a rural school, to enable high school students at the Colégio Estadual de Inúbia, to know, experience, map and provide tools for understanding their territories and territorialities, taking into account the ancestry, history, culture, territorial occupation and the relationship with the nature of their communities. Through collaborative-action-research with the participation of 183 students over a period of 6 months, a didactic sequence was planned and developed with activities - which also served as data production instruments/procedures - involving mind maps, oral research, school census, film analysis, preparation of social cartography of communities and discussions on issues brought about by socio-environmental conflicts in the region and the possibility of expanding these potentially degrading activities to the surroundings of the study site. The main results indicated that the didactic sequence, supported by the assumptions of social cartography, had an important role in increasing students' affection for their territories, expanding their instrumentalization for territorial defense and producing an empowering effect on young people in the region, by producing fundamental knowledge to guide their understanding of the future of their communities. |
Keywords: | Conflitos socioambientais Territorialidades Educação do campo Socio-environmental conflicts Territorialities Rural education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | OUTROS::CIENCIAS |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais |
Citation: | MARTINES, Vitor Gabriel. Cartografia Social: mapear para fortalecer, 2024, 181 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1779 |
Issue Date: | 22-May-2024 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
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Martines__Vitor_Gabriel___Cartografia_social___Mapear_para_fortalacer.pdf | Martines, Vitor Gabriel - Dissertação | 37.38 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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