???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1783
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Gestão compartilhada da Polícia Militar da Escola Pública Vivaldo Bittencourt Mascarenhas, em Conceição da Feira - Bahia |
???metadata.dc.creator???: | Araújo, Marlise Andrade de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Santos, Solange Mary Moreira |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente dissertação é resultado de uma pesquisa sobre gestão compartilhada da polícia militar com a Escola Municipal Vivaldo Bittencourt Mascarenhas (EMVBM), em Conceição da Feira-BA. A questão que orientou a pesquisa foi: Quais os pressupostos teóricosmetodológicos que subsidiam a gestão compartilhada no Modelo de Ensino do Colégio da Polícia Militar - Gestão Compartilhada (MCPM), implantado na EMVBM? O processo de militarização de escolas públicas no estado da Bahia tem crescido desde 2017, antes do programa federal chamado de Programa Escolas Cívico-militar (Pecim), implantado no início da gestão do presidente Jair Messias Bolsonaro, em 2019. Nesse contexto, esta pesquisa apresentou como objetivo geral analisar o projeto do MCPM, em relação à estrutura administrativa e pedagógica implementada em 2019, no município de Conceição da Feira. Os objetivos específicos da pesquisa buscaram: refletir as influências do neoliberalismo no que se refere à historicidade da educação militar no Brasil e na Bahia; e investigar o processo de militarização a partir do MCPM na EMVBM e analisar os fundamentos acerca de gestão compartilhada, implantada a partir do MCPM da EMVBM. Como metodologia de pesquisa, foi adotada a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos, com o aporte teórico de Cellard (2012), que salienta a importância dos documentos, pois tudo que se constitui enquanto passado e possa ser verificado, deve ser considerado como documento ou fonte. As fontes de análises que utilizamos foram: Diário Oficial, leis, resoluções, pareceres, manuais, guia, atas e sites, os quais possibilitaram compreender que essa temática envolve arcabouços que ultrapassam questões políticas, sociais, culturais e educacionais, que permeiam manobras neoliberais para que suas estratégias sejam implantadas. Por esse viés, os procedimentos de análises documental se basearam nos estudos de Bardin (1977) e Godoy (1995). O referencial teórico-metodológico se apoiou nos estudos de Dardot e Laval (2016), Libânio (2019), Marx (2017), Marx e Engels (2015), Mazzeo (2015), dentre outros. O estudo possibilitou compreender que o MCPM está distante de ser uma gestão compartilhada no sentido democrático, tendo em vista que a sua estrutura está baseada em regras militares, nas quais a hierarquia deve atuar. Além disso, esse modelo de escola impacta na formação dos estudantes, pois é uma educação com características neoliberais, que incidem na formação ideológica, para tornar os sujeitos obedientes e controlados. |
Abstract: | This dissertation is the result of research on shared management of the military police with the Escola Municipal Vivaldo Bittencourt Mascarenhas (EMVBM), in Conceição da Feira-BA. The question that guided the research was: What are the theoretical-methodological assumptions that support shared management in the Military Police College Teaching Model - Shared Management (MCPM), implemented at EMVBM, did it meet the proposal for shared management? The process of militarization of public schools in the state of Bahia has been growing since 2017, before the federal program called the Civic-Military Schools Program (Pecim), implemented at the beginning of President Jair Messias Bolsonaro's administration, in 2019. In this context, this research presented as a general objective to analyze the MCPM project, in relation to the administrative and pedagogical structure implemented in 2019, in the municipality of Conceição da Feira. The specific objectives of the research sought to: reflect the influences of neoliberalism with regard to the historicity of military education in Brazil and Bahia; and investigate the militarization process based on the MCPM in EMVBM and analyze the fundamentals of shared management, implemented based on the MCPM of EMVBM. As a research methodology, a qualitative approach was adopted, based on document analysis, with the theoretical support of Cellard (2012), which highlights the importance of documents, as everything that constitutes the past and can be verified must be considered as a document or source. The sources of analysis we used were: Official Gazette, laws, resolutions, opinions, manuals, guides, minutes and websites, which made it possible to understand that this theme involves frameworks that go beyond political, social, cultural and educational issues, which permeate neoliberal maneuvers to your strategies to be implemented. Due to this bias, the document analysis procedures were based on studies by Bardin (1977) and Godoy (1995). The theoretical-methodological framework was based on studies by Dardot and Laval (2016), Libânio (2019), Marx (2017), Marx and Engels (2015), Mazzeo (2015), among others. The study made it possible to understand that the MCPM is far from being a shared management in the democratic sense, considering that its structure is based on military rules, in which the hierarchy must act. Furthermore, this school model impacts the training of students, as it is an education with neoliberal characteristics, which affect ideological formation, to make subjects obedient and controlled. |
Keywords: | Escola militarizada Gestão compartilhada Neoliberal Militarized school Shared management Neoliberal |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ARAÚJO, Marlise Andrade de. Gestão compartilhada da Polícia Militar da Escola Pública Vivaldo Bittencourt Mascarenhas, em Conceição da Feira - Bahia, 2024, 128 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1783 |
Issue Date: | 18-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marlise_Andrade_de_Araujo - Dissertação.pdf | Araújo, Marlise Andrade de - Dissertação | 1.44 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.