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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Acolhimento socioemocional de professoras e professores na rede municipal de ensino de Castro Alves-BA: possibilidades e estratégias para minimizar os efeitos causados pelo período pandêmico
???metadata.dc.creator???: Bastos, Verena Rebouças de Santana 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nascimento, André Luiz Brito
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca analisar os impactos causados pela pandemia da Covid 19 no cotidiano de escolas da rede municipal de ensino de Castro Alves – Bahia, no que se refere ao cumprimento dos anos letivos de 2020, 2021 e 2022, que tiveram suas aulas presenciais suspensas em decorrência da necessidade de distanciamento social. Observou-se que, diante da emergência pública e com as mudanças que foram impostas pelo período pandêmico, houve um aumento em cadeia de pessoas adoecidas que fazem parte da comunidade escolar, a exemplo de professores e estudantes. Foram identificados problemas durante a pandemia ou já existentes, mas exacerbados durante o período, como ansiedade, estresse, síndrome do pânico, depressão, auto lesão dos estudantes, entre outros. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido para contemplar a seguinte questão problematizadora: Como as escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Castro Alves, Bahia, promovem o acolhimento socioemocional de professores em contexto de retorno às aulas presenciais? Nesse sentido, o objetivo geral consistiu em analisar o processo de acolhimento socioemocional de professores no retorno às aulas presenciais pós-período remoto na rede municipal de ensino de Castro Alves-BA. E ainda como objetivos específicos: elaborar um Guia Pedagógico que possa subsidiar ações de acolhimento no ambiente escolar; debater com o público escolar acerca das perspectivas de melhoria do ambiente da escola, mediante discussões ligadas ao tema de acolhimento socioemocional; promover reuniões com professores para momentos de escuta na escola, com o objetivo de elaborar diagnóstico e identificar sintomas que levam ao adoecimento; contribuir para o desenvolvimento de práticas, projetos e programas nas escolas, que contribuam para minimizar os impactos socioemocionais do retorno às aulas presenciais. Essa construção se deu mediante etapas realizadas, a partir da realização de oficinas mediante estudos, análises de teóricos e de situações vivenciadas no contexto de uma escola dos Anos Finais do Ensino Fundamental do município de Castro Alves, Bahia, além de análise da legislação vigente, a exemplo de Referencial Curricular do Município de Castro Alves, Projeto Político-Pedagógico das escolas, Protocolo de Retomada às aulas presenciais. Tendo como produto educacional um Guia Pedagógico com estratégias a serem utilizadas em todas as sete escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental do referido município. Isso se dará, principalmente, por meio de formação continuada sobre a temática abordada e de constante escuta da comunidade escolar. Durante a realização da pesquisa, os relatos e as escutas foram sistematizados e apresentados nesta dissertação. A fim de atender aos objetivos almejados, utilizei técnicas de pesquisa, a exemplo do questionário diagnóstico, elaboração de relatório de identificação de sintomas junto aos professores, realização de seminários e oficinas, visando potencializar o levantamento de informações que subsidiaram a elaboração do Guia Pedagógico.
Abstract: This work seeks to analyze the impacts caused by the Covid 19 pandemic on the daily lives of schools in the municipal education network of Castro Alves – Bahia, with regard to the fulfillment of the academic years of 2020, 2021 and 2022, which had their face-to-face classes suspended due to the need for social distancing. It was observed that, given the public emergency and the changes that were imposed by the pandemic period, there was a chain increase in sick people who are part of the school community, such as teachers and students. Problems were identified during the pandemic, or existing ones, but exacerbated during the period, such as anxiety, stress, panic syndrome, depression, student self-injury, among others. To this end, the work was developed to address the following problematizing question: How do schools in the Final Years of Elementary Education in the municipal education network of Castro Alves, Bahia, promote socio-emotional support for teachers in the context of returning to face-to-face classes? In this sense, the general objective is to analyze the process of socio-emotional reception of teachers when returning to face-to-face classes after the remote period in the municipal education network of Castro Alves-BA. And also as specific objectives: to develop a Pedagogical Guide that can support welcoming actions in the school environment; debate with the school public about the prospects for improving the school environment, through discussions linked to the theme of socio-emotional reception; promote meetings with teachers for listening moments at school with the aim of developing a diagnosis and identifying symptoms that lead to illness; contribute to the development of practices, projects and programs in schools, which help to minimize the socio-emotional impacts of returning to face-to-face classes. This construction took place through stages carried out, based on workshops with studies, analyzes of theorists and situations experienced in the context of a School for the Final Years of Elementary Education in the municipality of Castro Alves, Bahia, in addition to analysis of current legislation, such as the Curricular Reference of the Municipality of Castro Alves, Pedagogical Political Project for schools, Protocol for resuming face-to-face classes. having as an educational product a Pedagogical Guide with strategies to be used in all seven schools in the Final Years of Elementary Education in that municipality. This will mainly be done through continued training on the topic addressed and constant listening to the school community.During the research, the reports and listening were systematized and presented in this dissertation. In order to meet the desired objectives, I used research techniques, such as the diagnostic questionnaire, preparation of a symptom identification report with teachers, holding seminars and workshops, aiming to enhance the collection of information that supported the preparation of the Pedagogical Guide.
Keywords: Saúde mental
Acolhimento socioemocional
Acompanhamento psicossocial
Mental health
Socio-emotional support
Psychosocial monitoring
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS::CIENCIAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
Citation: BASTOS, Verena Rebouças de Santana. Acolhimento socioemocional de professoras e professores na rede municipal de ensino de Castro Alves-BA: possibilidades e estratégias para minimizar os efeitos causados pelo período pandêmico, 2024, 129 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1786
Issue Date: 19-Mar-2024
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